P-39N, Arma Hobby, 1/72

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O avião

O P-39 Airacobra é um dos caças mais interessantes e inovadores da Segunda Guerra Mundial – os projetistas da Bell o equiparam com uma roda dianteira, um motor no centro de gravidade da fuselagem e um canhão de 37 mm. O motor foi originalmente equipado com um turbo-superalimentador, o que proporcionou ao protótipo voado na primavera de 1939 excelente desempenho em grandes altitudes. No entanto, as autoridades da aviação dos EUA preferiram uma propulsão menos complexa, adequada para operar em níveis mais baixos. A implementação do Airacobra na produção em massa e nas unidades de combate coincidiu com as circunstâncias em rápida mudança relacionadas com a eclosão da guerra na Europa e, depois, nas frentes do Leste e do Pacífico. As primeiras encomendas para a França e a Grã-Bretanha não foram totalmente entregues, algumas delas foram transferidas diretamente para as forças dos EUA que lutavam no Pacífico e no Norte de África. Com o advento de tipos de aeronaves mais eficazes, mais da metade dos 9.558 Cobras produzidos foram enviados sob Lend-Lease para a União Soviética, onde a aeronave teve um desempenho excelente: As batalhas foram travadas em baixa altitude para as quais o Airacobra era mais adequado. Dos 10 maiores ases soviéticos, metade voou Airacobras. Devido às constantes modificações decorrentes de necessidades operacionais e puramente tecnológicas, a primeira versão da aeronave verdadeiramente produzida em massa foi o P-39N. Mais de 2.000 Airacobras N foram construídos e usados ​​pela Força Aérea dos EUA no Pacífico, África e Europa, pelos franceses e italianos, mas mais da metade foi para a URSS, onde os ases mais destacados dos regimentos de elite da Guarda os voaram com ótimos resultados. A Força Aérea dos EUA substituiu os caças operacionais P-39N Airacobra por tipos mais novos no final de 1943 e início de 1944, mas em outros países eles permaneceram em serviço ativo, na linha de frente, até o final da guerra.

Fonte: Manual do kit

Depois de lançar o P-39Q a Arma Hobby lança o modelo N, que tem exatamente as mesmas arvores do modelo anterior, que já incorporam as peças dos dois tipos, bastando algumas alterações simples, em alguns pontos, dependendo de qual se vai montar.

 O kit é muito bem injetado sem falhas ou rebarbas, com linhas de painel finas e rebites adequados a escala, tudo bem representado

O interior é muito detalhado, temos o piso, banco, manche, painel de instrumentos, pedais, colimador, console, detalhes internos nas duas metades da fuselagem e o fechamento traseiro. Duas dificuldades com kits de rodas dianteiras são o cálculo do peso necessário para que ele fique corretamente apoiado sobre as rodas e como decidir o seu posicionamento. Neste caso a Arma Hobby facilitou muito a vida do modelista, logo a frente do painel de instrumentos temos uma peça com três recessos, onde devem ser instaladas três esferas metálicas (fornecidas com o kit), para dar o peso correto na parte da frente do modelo.

Nas asas temos a parte interna do trem de pouso representada parte na face interna da parte superior, com as paredes laterais na face inferior. Os profundores e o leme vertical são peças separadas, e podem ser representados acionados, no entanto a representação das superfícies de controle me pareceu um tanto simplificada.

Os trens de pouso são bem representados, com detalhes internos nas portas e estruturas bem detalhadas. As rodas têm ótimos detalhes e já vem com a deformação para representar o peso do avião.

Temos dois tipos de descargas e três tipos de hélices todos bem representados. As descargas são fechadas e abrir as saídas não será uma tarefa simples, acessórios em resina ou 3D que substituam estas partes serão bem-vindos. Destas peças apenas um conjunto de descargas e uma hélice serão utilizados neste kit.

Pequenos detalhes como armas e antenas são todos bem representados.

Os adicionais são bombas, tanques de combustível esternos e os gun pods, este últimos não usados nesta versão.

As transparecias são de ótima qualidade, finas, perfeitamente translucidas e sem distorções, incluindo as portas, o colimador e o farol. Faltam apenas as luzes de navegação que são representadas na própria asa. Os frames na parte traseira do canopy me pareceram um pouco mais espessos do que seria o ideal. No kit temos ainda as máscaras para pintura do canopy e rodas.

Os decais, feitos pela Techmod, são bem impressos, com filme fino, cores sólidas e sem falhas de registro. Com eles é possível fazer até 4 versões diferentes conforme ilustrado no manual.

O manual todo colorido traz as imagens das arvores, mas sem indicação de número das peças e a história do avião em inglês e polonês. O passo a passo é bem ilustrado, com indicações claras do processo de montagem indicando em vermelho pontos que devem ser fechados, abertos ou removidos, dependendo da versão.

Conclusão:

Mais uma versão do ótimo P-39 da Arma Hobby, sem duvida o mais completo e detalhado nesta escala e que já inclui máscaras de pintura como padrão.

Obrigado à Arma Hobby pelo exemplar deste review

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