H-75N Hawk, Clear Prop 1/72

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O Avião

Tentado aproveitar a ordem de produção dada pela Força Aérea do Exército dos Estados Unidos para o P-36 a Curtiss preparou versões de exportação do seu modelo para tentar atingir outros mercados. Entre as versões oferecidas estavam os Hawk 75 O, M e N que tinham diferenças apenas na cobertura das rodas, no tipo e distribuição do armamento e em putros pequenos detalhes. Eram versões com trem de pouso fixo e motores menos potentes, com o fim de fazer aviões de custo menor, mais baratos e simples de manter. Para os argentinos foi o modelo O, para os Chineses o M e para os Tailandeses (antigo Sião) o N. O 75 N tinha duas armas montadas no capo do motor, uma metralhadora .50 e outra .30, além disso ainda levava duas gondolas sob as asas onde eram montados canhões Madsen de 20mm de fabricação dinamarquesa.

Doze 75Ns foram entregues a Tailândia a partir de novembro de 1938. Eles foram usados na invasão Tailandesa da Indochina em janeiro de 1941, o primeiro combate registrado ocorreu em 11 de janeiro, quando quatro 75Ns escoltaram nove Martin 139s em um ataque ao aeródromo francês em Nakorn Wat. A formação foi interceptada por quatro Morane-Saulnier M.S.406s. Na batalha aérea resultante, os Thai Hawks reivindicaram dois caças Morane (embora a alegação tenha sido posteriormente refutada pelos franceses). Em 7 de dezembro de 1941, os Thai Hawks entraram em ação novamente, desta vez contra as forças invasoras japonesas. Na breve batalha, um terço dos Hawks úteis foram destruídos. Aqueles que não foram destruídos foram apreendidos pelos japoneses. Um exemplar está agora no Royal Thai Air Museum em Bangkok.

O Kit

O kit do H-75N da Clear Prop basicamente o mesmo do H-75O que já foi visto neste review, e portanto, valem os mesmos comentários feitos lá.

A diferença está na numa nova árvore D, nelas estão as coberturas das rodas, dois tipos diferentes , ambas fechadas e novas rodas. Diferente da versão O, neste caso as rodas tem um dos lados apenas parcialmente representado, a parte que fica visível. Para que fique colocada corretamente a face que tem representação parcial tem um recesso que se encaixa num ressalto na parte interna da cobertura das rodas. Uma solução de engenharia diferente, mas que me parece menos efetiva que a do modelo O que tem a roda com representação completa.

Neste modelo serão usadas as gôndolas para os canhões de 20 mm, que tem os canos com boa representação ainda que devam ser furados para dar um maior realismo.

As transparências são as mesmas, perfeitamente translucidas, finas e sem deformações.

Os decais são de ótima qualidade com cores sólidas, sem falhas de registro e com o filme fino. Com eles é possível fazer até 4 versões conforme ilustrado no manual.

O manual feito e papel de ótima qualidade, colorido, tem o mapa das arvores, ilustrações claras e bem diagramadas e conta com uma folha separada com as indicações de pintura e aplicação dos decais em 4 vistas.

Conclusão

A Clear Prop escolheu um avião bastante interessante, que teve, tanto quanto eu saiba, uma única outra representação nesta escala, o kit da Special Hobby de 2003, fora de catálogo.

 O kit é muito bom. Ótima qualidade da injeção, passando pelos detalhes do interior, qualidade das transparências e decais e com uma representação geral muito boa. Tudo isso faz dele uma excelente opção para quem esperava por um novo H-75 na versão N.

Este kit foi comprado pelo autor.

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