Os P-51 na 1/72, sempre tiveram problemas de representação, pincipalmente na profundidade do porão de rodas, como na forma das asas (asas do D usadas no B ). O P-51B da KP é uma tentativa recente de melhorar essa representação do modelo B, com as asas corretas e o trem de pouso com profundidade adequada.
O kit, neste caso o modelo B com canopy bolha, é bem injetado sem falhas ou rebarbas, As fotos mostram uma certa rugosidade nas superfícies, mas isso é praticamente invisível a olho nu e certamente será encoberto pela aplicação da tinta.
O interior é bem detalhado com painel de instrumentos, assento, pedais, detalhes nas duas laterais internas, piso com simulação do assoalho de madeira, encosto de cabeça e manche. Não há nada para representar os cintos de segurança nem mesmo em decal.
Asas e fuselagem têm bons detalhes com linhas de painel finas e rebites bem representados. As superfícies de controle são peças separadas permitindo a montagem em posição acionada. Nas asas temos uma representação simplificada da ponta dos canos das armas e o vão do farol, sem detalhe interno com a cobertura transparente fornecida em arvore própria.
A porão de rodas é uma peça separada com profundidade correta e detalhes internos. As portas do trem de pouso também têm boa representação com detalhes na face interna. As pernas do trem de pouso são bem representadas, com bons detalhes e espessura em escala. As rodas principais têm bons detalhes ainda que o desenho da banda de rodagem tenha algumas limitações na representação. A bequilha e bem detalhada.
Os escapamentos são bem representados, mas os canos não vêm abertos. O Spinner tem boa representação. Apenas a hélice Hamilton Standart Cuffed é fornecida, o ponto de ligação com a arvore é apenas na parte central o que facilita a retirada da peça. Nas pontas das pás temos uma marcação do limite da pintura em amarelo, ainda que isso facilite a pintura correta, deixa uma marca que não existe no objeto real.
As transparências são de boa qualidade ainda que sejam ligeiramente opacas, mas nada que pareça afetar a representação. O canopy é fornecido apenas na posição fechada e as janelas traseiras são moldadas junto com o complemento da fuselagem.
Os decais infelizmente são a parte mais fraca do kit, o branco tem pouca opacidade, dá para se ver as manchas do papel de suporte através dele, o que será certamente um problema na aplicação. Além disso o filme parece pouco resistente, neste exemplar ele foi danificado pela contato com as arvores, já que vem solto na embalagem interna sem nenhuma proteção.
O manual é pequeno, mas bem detalhado, todo colorido com mapa das arvores e o passo a passo bem lustrado. No entanto tanto o histórico do avião como as recomendações de montagem do fabricante estão escritos apenas em Tcheco. A Indicação das cores tem referência apenas as tintas Humbrol e Agama.
Conclusão
O kit da KP é uma boa representação do P-51 B , com bons detalhes, perfeitamente em escala e sem os problemas de outros kits. O grande problema neste kit são os decais, que certamente vão precisar ser trocados por outros melhores, o que é ainda mais inconveniente em se tratando de um kit como este, que representa um avião específico. Outra dificuldade é a concorrência do novo kit da Arma Hobby, que também acertou na correção dos problemas, mas tem algumas vantagens que podem ser vistas neste review.