A parte principal do parque de caminhões da Wehrmacht durante a Segunda Guerra Mundial era formada de caminhões de carga de 3t. Um dos mais numerosos foi o modelo G917T, produzido desde 1939 nas fábricas alemãs da Ford em Colônia. Este caminhão estava equipado com um motor V8 e tinha apenas tração traseira. Os caminhões G917T foram amplamente utilizados em todas as armas alemãs até o final da guerra em todos os lugares – nas campanhas polonesas e francesas, na frente soviético-alemã, no norte da África e na Itália. Cerca de 25.000 foram produzidos em fábricas alemãs de 1939 a 1941. (fonte: site da ACE)
O G917T da ACE é um kit padrão da marca, a qualidade da injeção é regular, ainda que tenha melhorado nos últimos anos, ainda apresenta algumas rebarbas e pouca definição em alguns detalhes. A parte da suspensão é bem representada com todos os eixos, feixes de mola e descarga. O interior da cabine tem volante bancos, alavancas e pedais. O painel de instrumentos é fornecido em decal e as portas podem ser montadas abertas já que são separadas e tem detalhes na parte interna. Os vidros são representados em acetato e devem ser recortados segundo as linhas mostradas na folha. Na pequena folha de fotogravados temos os ganchos de reboque e os limpadores de para-brisa. Os faróis são moldados com a parte interna aberta, mas o kit não fornece as lentes, que devem ser feitas pelo modelista. As rodas e pneus tem a face externa e a banda de rodagem numa única peça, a parte interna está separada. No entanto os detalhes dos pneus são pouco nítidos e os vários pontos de contato com as arvores, na própria banda, anulam esta vantagem. A carroceria de madeira é bem representada com detalhes nítidos, boa reprodução do madeiramento em todas as faces inclusive na inferior. A pequena folha de decais é bem impressa sem falhas de registro e com cores sólidas, permitindo fazer 4 versões diferentes incluindo uma capturada pelos soviéticos.
O manual, monocromático, tem o mapa das árvores, um passo a passo bem representado, ainda que em alguns itens com na colocação dos faróis, seja mostrada a peça apenas no lugar e com uma vista parcial. Traz também as versões possíveis em 3 vistas.
Conclusão
O kit da ACE, apesar das limitações da marca, é bem detalhado, sendo uma representação bastante convincente deste que foi um dos principais caminhões alemães da segunda guerra.