A APRJ-IPMS/Rio já teve a oportunidade de analisar o Spad XIII da Eduard em suas escalas 1/72 e 1/48, com um breve histórico da aeronave, o que pode ser visto clicando aqui. Retornamos agora com essa nova edição limitada “Legie”, que nos remete aos aviões Spad pilotados por pilotos tchecos da Legião Estrangeira Francesa. O kit é de excelente qualidade, muito bem feito e sem rebarbas, com peças para se montar as versões early e late (cowling e hélices). Nesse ponto o modelista deverá se atentar para as peças de cowling A8 (versões A e B) e A9 (versões C e D) e hélices B12 (versões C e D) e B25 (versões A e B). As demais peças do modelo são comuns.
O manual é muito bem diagramado com excelentes imagens e apresentando o passo a passo da montagem com clareza.
Acompanha a caixa do kit uma folha de fotogravados com os detalhes do interior, como relógios, cintos e etc, e do exterior, como grades do motor e miolo da hélice.
A folha de decais é de excelente qualidade, com registros corretos e pouco filme, apresentando 4 versões possíveis.
Conclusão
É uma excelente reedição do Spad XIII da Eduard na escala 1/72, com novos decais. Além do modele ser muito bem feito, o avião é belíssimo e com certeza brilhará na coleção de aviões da WWI. Altamente recomendado.