O Ki-61 foi um avião único entre os caças japoneses da segunda guerra, seguindo o que mostrava a experiencia no teatro europeu o projeto previa um motor em linha refrigerado a água, blindagem para o piloto e tanques auto vedantes. Como os japoneses não tinha desenvolvido a tecnologia dos motores em linha optaram por fabricar sob licença o motor Daimler-Benz DB 601. O projeto resultou em um bom avião, era apreciado para robustez e velocidade de mergulho, mas o motor nunca chegou a ter a confiabilidade do projeto original alemão.
O Ki-61 já tem varias representações na escala 1/72, no entanto os melhors ou são moldes antigos como o da Hasegawa ou caros e difíceis de conseguir como os Finemolds. A Tamiya vem preencher esta lacuna, com sua conhecida qualidade, facilidade de obtenção e preço justo.
A versão escolhida pela Tamiya traz alguma confusão, o Ki-61 Id era uma versão pouco produzida que tinha canhões de 30 mm nas asas (Japanese Aircraft of the pacific war, René J Francillion pág. 116) , na verdade a versão que a Tamiya quis representar é a Ic com canhões de 20 mm no nariz e metralhadoras de 12,7 mm nas asas.. Seria mais interessante que tivessem lançado o Ki-61 Ia ou Ib, que se distinguem dos outros modelos pela bequilha escamoteável e que não tem kit nesta escala.
O kit tem a tradicional qualidade do fabricante, linhas de painel finas e sem falhas. Detalhes nítidos e perfeitamente representados, incluído um interior bastante detalhado para a escala. As descargas e as armas não são vazadas, fazer isso nos primeiros não é uma tarefa simples, pelo seu formato retangular, mas certamente os fornecedores de resina já estão pensando nisso, já que são peças separadas. Um ponto que desagrada na moldagem é a ligação da hélice com a árvore, os pontos de conexão estão num local bastante visível, vai requerer bastante cuidado ao separar a peça. As transparências são de ótima qualidade, perfeitamente translúcidas e sem distorções e incluem a lente do farol na asa. No entanto não tem possibilidade de se montar a carlinga aberta sem cortar a transparência nem representação transparente para as luzes de navegação. Uma falta que certamente será sentida é a dos tanques extras externos sob as asas característicos desta versão.
A folha de decais é bem impressa, com cores sólidas e sem falhas de registro, mas como é do padrão da marca, o filme, apesar de ter melhorado, ainda é grosso. Os decais ainda fornecem os instrumentos do painel e o cinto de segurança, apenas a parte abdominal.
São três versões possíveis, duas mencionadas na instrução e uma mencionada apenas na lateral da caixa.
- Capitão Teruhiko Kobaiashi, 244º Grupo Aéreo, base aérea de Chofu, fevereiro de 1945
- 19º Grupo Aéreo, Luzon, Filipinas, 1945
- 2º Tenente Shunzo Takashima, base aérea de Chofu, maio de 1945
O manual em preto e banco, no padrão da marca é muito detalhado com todos os passos bem representados. Duas das versões são mostradas em 3 vistas, a 3ª esta apenas na lateral da caixa. Também acompanha o kit uma brochura com fotos e texto contando a história do avião em 4 línguas.
Conclusão
Um excelente kit de um belo avião, fazendo falta apenas a possibilidade de montar a carlinga aberta e os taques externos, altamente recomendado.
* Este kit foi adquirido pelo autor.