Brabham BT52 – 1/20 – Beemax # 98233

Beemax # 98233

O BT52/BT52B é o modelo utilizado da Brabham na temporada de 1983 de F1. O BT52 foi utilizado até o GP da Canadá e a versão B a partir do GP Grã-Bretanha até o final. Condutores: Nelson Piquet e Riccardo Patrese. Com o chassi BT52B, Nelson Piquet tornou-se campeão em 1983.

O carro foi projetado por Gordon Murray e utilizava pneus Michelin e era movido pelo poderoso motor BMW M12/13 com turbocompressor, à época produzindo cerca 850 cavalos de potência em classificação, e por volta de 640 cavalos em condições de corrida.

Depois do banimento de carros com efeito solo na temporada anterior, a FIA obrigou que todos os carros fossem desenhados com assoalhos planos por razões de segurança. O BT52 contava com um distinto formato de dardo e uma grande asa traseira num esforço de obter o máximo de downforce possível, enquanto o monocoque foi construído com alumínio e fibra de carbono, para manter o peso mais baixo possível.

A temporada de 1983 teve o retorno das paradas para reabastecimento, então o sistema de combustível do BT52 foi criado com um pequeno tanque de combustível posicionado no alto atrás do piloto, facilitando a velocidade no reabastecimento.

O carro tinha fácil dirigibilidade e Piquet não teve dificuldades com a pilotagem naquela temporada. Lutando com Alain Prost da Renault e René Arnoux da Ferrari, parecia que o piloto brasileiro da Brabhan perderia o título após maus resultados no meio da temporada. Mas após a introdução de um lote especial de combustível, desenvolvido pela empresa alemã Wintershall, aliado ao desenvolvimento do carro ao longo da temporada, Nelson Piquet se tornou o primeiro piloto a vencer o campeonato com motor turbo. Com três vitórias: Brasil, Itália e Europa, e pontos marcados com consistentes três 2º lugares, dois 3º e 4º lugares. Em situação distinta, Patrese parecia ter tido má sorte, embora tenha conseguido ser tão rápido ou mais rápido que Piquet em diferentes GPs (incluindo a liderança em San Marino até bater a 6 voltas do final, e pole position em Monza), ele não marcou pontos até conquistar um 3º lugar na Alemanha. Seus outros pontos foram obtidos na última corrida, com a vitória na África do Sul.

Com o abandono de Prost e o 3º lugar de Piquet na África do Sul, o brasileiro é Campeão com 59 pontos (e conseguindo seu segundo campeonato), Patrese terminando em 9º com 13 pontos e a equipe Brabham em 3º no campeonato de construtores com 72 pontos, 7 atrás da Renault (segunda colocada) e 17 atrás da Ferrari (campeã).

 

 

O kit é composto de 08 árvores, 04 árvores em plástico branco, contendo a carroceria em diversas partes, 04 árvores pretas, contendo peças chassi, rodas, motor e do interior do carro, 01 árvore de transparências, contendo duas lanternas do modelo. Todas muito bem injetadas, sem rebarbas ou qualquer defeito de injeção, seguindo o padrão de qualidade dos modelos da Aoshima. Todos os itens com excelente acabamento e embalados em plástico individualmente. 

Acompanham um jogo de pneus em borracha e 02 folhas de decalques, de fabricação da própria Beemax, com as marcações do carro.

O manual é impresso em preto e branco, em papel sulfite, no formato A4, com instruções em japonês, chinês, inglês, alemão e francês. Contendo 16 folhas, o manual apresenta todo o esquema de montagem e tabela de cores contendo os códigos das tintas da marca de japonesa GSI Creo, tanto da linha Aqueous (Acrílica), quanto da Mr. Color (Laca) e Tamiya. Acompanha uma folha em papel couché colorido com o esquema de aplicação dos decalques da carroceria.

 

Conclusão

A Brabham BT52 da Beemax, lançado em agosto desse ano, apresenta o alto padrão de qualidade dos produtos dessa nova marca de Macau, o modelo permite que o modelista alcance um resultado final muito próximo da realidade. 

 

Nossos agradecimentos à Hobbyeasy pelo envio do kit para review

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.