No fim dos anos 60 a Força aérea japonesa viu a necessidade d ter um treinador supersônico para preparar melhor os seus pilotos para aviões de grande desempenho. Cogitou-se na compra de um avião estrangeiro, mas acabou-se por optar pelo desenvolvimento de um projeto próprio. Três companhias apresentaram propostas e a vencedora foi a Mitisubishi com o projeto do T-2. O T-2 era um bimotor supersônico de asas altas, com uma configuração similar ao SEPCAT Jaguar, entrou em operação em 1975 e permaneceu em serviço até 2006 quando foi substituído pela Kawasaki T-4. Mais informações aqui https://en.wikipedia.org/wiki/Mitsubishi_T-2
O kit da Platz tem boa qualidade de injeção sem falhas ou rebarbas aparentes, as linhas de painel e os rebites são bem representados, com um detalhamento bastante superior ao kit da Hasegawa. O plástico é ligeiramente áspero (molde por eletro erosão), mas isso deve desaparecer sob a camada de tinta. O cockpit é bem detalhado com assentos, manches, painéis frontal e lateral, em relevo, que podem ser mais detalhados usando os decais fornecidos para representar os instrumentos. Para melhorar a representação nesta área a Platz oferece uma folha de fotogravados, M-72 021, fabricada pela Eduard. Como opcionais o kit traz misseis Sidewinder e tanques externos de combustível, para a montagem destes últimos é preciso abrir os furos na parte interna das asas antes de colar as duas metades.
As transparências são finas, perfeitamente translucidas e sem distorções. Os canopys podem ser montados abertos ou fechados e precisa atenção já que existem peças diferentes para cada uma destas possibilidades.
Uma grande folha de decais impressa pela Cartograph traz 10 opções de representação que variam apenas na numeração da aeronave. Além de decais para representar os painéis de instrumentos e faixas de aviso a folha de decais conta com uma enorme quantidade de estênceis. Os decais são bem impressos, com cores solidas e sem falhas de registro.
O Manual, em preto e branco, e escrito apenas em japonês, traz o mapa das arvores, o passo a passo bem definido com desenhos nítidos e os esquemas de pintura e colocação de decais.
Conclusão
O kit da Platz é um grande avanço em relação ao modelo da Hasegawa, tendo uma representação bem mais detalhada. A montagem parece simples e o único problema que um modelista inexperiente pode encontrar é na colocação da grande quantidade de faixas e estênceis fornecidas na folha de decais. Uma excelente opção para quem quer montar um modelo deste belo treinador japonês.
Agradecemos a PLATZ pelo exemplar deste review.