O I-16 tipo 24 teve algumas alterações no desenho e motorização em relação aos modelos anteriores: A bequilha recebeu uma roda, uma segunda porta de acesso ao interior foi aberta no lado esquerdo da aeronave, os flaps foram substituídos por ailerons abaixáveis e o motor foi substituído pelo Shvetsov M63 de 900 HP.
Esta é uma reedição do I-16 type 24 da Eduard na versão profipack. Mesmo sendo um kit mais antigo a qualidade da injeção é boa, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são adequados a escala, mas não tão bons quanto os modelos mais novos deste fabricante. As portas laterais, por exemplo não podem ser montadas abertas. No entanto é certamente ainda o melhor modelo deste avião na 1/48. A transparência é de ótima qualidade sem falhas ou distorções. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos (como alternativa ao injetado), cintos coloridos, mira e outros pequenos detalhes. No conjunto também são oferecidas as portas laterais, para serem montadas na posição aberta, mas para isso será preciso fazer uma pequena cirurgia cortando a lateral do kit. Uma folha de acetado, que deve ser associada a uma moldura de metal, serve para se fazer a janela interna ao porão de rodas, mas aí também será necessária uma pequena cirurgia no kit.
Os decais são de ótima qualidade, com filme fino e sem falhas no registro permitindo-se fazer as seguintes versões:
- Boris F. Safonov, 72. SAP, frota do Norte, verão 1941
- Genadij Tsokolajev , 4.GIAP, frota do Báltico, lago Ladoga, abril 1942
- Lt. Krichevskiy , 254. IAP, front de Leningrado , 1942
- Lev L. Shestakov, 69. IAP, Odessa, verão 1941
Conclusão
Um ótimo relançamento da Eduard de um avião emblemático da segunda guerra, mesmo sendo um molde mais antigo o kit ainda tem bastante qualidade.