Tiger I Early Production, Vespid, 1/72

VS720018

O Tanque

O Tigre I (Panzerkampfwagen VI Tiger Ausf. E) foi certamente um dos mais icônicos blindados da segunda guerra e é visto de forma bastante controversa, se por um lado a sua forte blindagem e grande poder de fogo permitiam um domínio no campo de batalha, seu grande custo de produção, peso excessivo e falta de mobilidade são sempre apontados como problemas que prejudicavam seu desempenho. Entrou em serviço em agosto de 1942 e teve a produção suspensa em agosto de 1944 sendo substituído pelo Tigre II, neste período pouco mais de 1500 unidades foram produzidas

O Tigre foi produzido em uma única versão, mas diversas alterações foram introduzidas ao longo de sua produção, na falta de versões oficiais, convencionou-se em classificar o Tigre em três fases, inicial (early) , media (Mid) e final (late), mas ainda que algumas características possam identificar estes períodos, as mudanças muitas vezes eram parciais e não se pode tomar esta nomenclatura como uma definição exata da época de produção.

O kit

O novo kit da Vespid se propõe a representar um veículo de produção inicial, e dentro deste pressuposto, quase tudo se encaixa com a exceção mais visível do mantelete, como veremos a frente

O kit é muito bem injetado sem falhas ou rebarbas, com detalhes nítidos e perfeitamente em escala. O plástico é bastante macio e, portanto, vai exigir um cuidado extra na separação das peças, ainda que os pontos de ligação com as arvores sejam feitos de forma a minimizar a área de contato. O único problema que encontrei foram marcas de ejeção na parte interna das esteiras, que precisarão ser tratadas ainda que não interfiram com os detalhes das peças.

A parte inferior do casco tem a representação interna do sistema das barras de torção da suspensão e outros detalhes nas divisões internas. As pontas dos eixos têm o encaixe fixado para garantir o alinhamento da suspensão, mas uma vez que são peças individuais, será possível cortar o pino guia de modo a representar a variação da geometria da suspensão caso se queira representá-lo sobre um terreno acidentado. Temos ainda, na parte interna, os ventiladores e os tanques de combustível. A parte superior do casco é bem detalhada, as ferramentas, extintor, faróis e outros acessórios são peças separadas e bem representadas. As escotilhas frontais podem ser montadas abertas e para isso tem detalhes na face interna. Temos também os cabos de aço, mas numa representação mais simplificada, o melhor será substituir por outro material. Os para-lamas são bem representados, mas não tem a possibilidade de as extremidades serem rebatidas. Escapamentos, filtros de ar e as mangueiras são bem representados, mas o ponto de contado da mangueira dos filtros com a arvore é na parte sanfonada o que vai deixar uma marca difícil de disfarçar.

A torre tem a representação correta do formato assimétrico, todas as escotilhas podem ser representadas abertas e para isso tem os detalhes nas faces internas, mas as alças externas são em fotogravados o que não dá uma boa representação. O canhão é bastante detalhado com todo o sistema de culatra, recuo e até a mira do artilheiro com boa representação. O cano injetado tem boa representação e já vem com a boca aberta. Neste caso temos ainda um outro cano em metal, representado em duas seções e com o freio de boca em resina 3D. Os detalhes externos contam ainda com a cúpula do comandante, o cesto traseiro e os lançadores de fumaça, com partes em fotogravados. Aqui temos um problema de representação, os dois manteletes fornecidos trazem os furos de visada com o reforço de blindagem, o que não existia nos Tigres iniciais, no entanto não é um detalhe de difícil remoção. Temos ainda os bancos da tripulação e detalhes na parte interna da cobertura da torre.  

O sistema de rodagem tem as rodas bem representadas, sem qualquer problema de centralização, o mesmo vale para a roas tratoras (2 tipos) e tensoras. As esteiras injetadas têm uma boa representação, com detalhes internos e externos. O conjunto é formado com segmentos longos, curtos e elos individuais com o caimento frontal já representado na curvatura do segmento B7. O problema são as marcas de ejeção na face interna.  Vale apontar que o manual só mostra a montagem de um lado e devido a forma das esteiras do Tigre a montagem do lado oposto, ainda que use as peças nas mesmas posições, devem ter o sentido invertido para casar com as rodas, o que pode confundir um modelista com menos experiência.

Neste conjunto temos uma folha de fotogravados que traz as grelhas alças, suportes dos lançadores de fumaça e outros pequenos detalhes.

A pequena folha de decais, é bem impressa e sem falhas de registro, com elas e possível fazer até 3 veículos diferentes, mas do mesmo comandante, do 2º regimento panzer SS da divisão Das Reich.

O oficial que comandava o tigre era SS Hauptscharfuhrer Soretz. O símbolo chinês de boa sorte foi supostamente dado a ele por sua esposa, ou futura esposa, que seria filha do embaixador chinês. Esta informação é baseada no diário de um ex-membro da 8ª companhia que era então do SS Pz Abt 502 até sua captura na Normandia. (fontes diversas da internet)

O manual em papel de ótima qualidade, tem o mapa da arvores  indicação de cores de 4 fabricantes, com o  passo a passa muito bem ilustrado em 18 etapas  e a indicação de pintura em 5 vistas coloridas.

Conclusão

Ainda que o Tigre I tenha uma abundante representação na 1/72, de vários fabricantes, o novo kit da Vespid se destaca pela qualidade da representação, tanto geral, como nos detalhes, além de já incluir um cano em metal e uma folha de fotogravados. Em termos de detalhes internos o kit fica num meio termo, a torre tem muitos detalhes no canhão, mas falta muita coisa na área interna, ainda assim parece ser o suficiente para o que se poderá ver mesmo com todas as escotilhas abertas. Mais um excelente lançamento da Vespid que certamente lançará outras versões.

Veja reviews de outros kits da Vespid aqui

Obrigado à Vespid Models pelo exemplar deste review

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.