Spitfire Mk. VIII / IX cockpit door 1/48 – Eduard #648380
Introdução
Como em vários aviões de seu tempo, não era muito fácil adentrar o cockpit do Spitfire, mesmo para os jovens pilotos de caça. Para facilitar essa manobra, entre as cavernas 9 e 11 pelo lado de bombordo existia uma pequena porta dotada de dobradiça. O seu acionamento era simples, ficando a porta trancada por um sistema de pinos e molas que a ancorava solidamente à fuselagem. O fechamento correto era essencial pois parte da corrediça do canopi era parte integrante da porta, caso a porta se movesse poderia não ser possível deslizar a capota.
Era possível dotar um pequeno pé de cabra para ajudar o escape do cockpit ou em outras situações de emergência. Esse pé de cabra era fixado à face interna da porta por um par de presilhas em U. Há alguma polêmica sobre a real utilidade desse pé de cabra (crowbar, em inglês), visto que ele consistia em um tubo de aço de parede fina com as extremidades sólidas e pouco mais poderia fazer pelo piloto do que ajudar a quebrar o acrílico da capota, caso essa não pudesse ser ejetada. No Pilots Notes’ dos Spits IX-XI, XVI menciona-se o uso do pé de cabra para romper a tubulação de emergência e permitir num último recurso que o trem de pouso abaixe no caso de uma falha do sistema pneumático. De qualquer maneira, a sua presença devia ajudar a elevar um pouco o moral dos pilotos. Não era incomum encontrar aviões sem esse pé de cabra, por decisão do piloto ou do pessoal do esquadrão.
Via de regra as portas recebiam a mesma cor interna do resto do cockpit (a maioria das vezes o Interior Green padrão). Era normal vermos estênceis com advertências sobre o uso da porta pintados também pelo lado de dentro, normalmente em letras vermelhas ou pretas. O texto variava um pouco.
Nos aviões operacionais os pés de cabra normalmente também eram pintados na cor do cockpit, alguns deixados em metal natural. A prática de pintá-los de vermelho é recente e por motivos de segurança. Há atualmente um consenso de que não é autêntico representá-las em vermelho a não ser em modelos dos aviões preservados modernamente.
O mesmo se aplica ao mecanismo de acionamento da porta, que hoje recebe um acabamento contrastante, muitas vezes em preto e amarelo. Esses mecanismos no tempo da Guerra na maioria dos Spitfires eram simplesmente pintados da cor do resto da porta e do cockpit.
O lado de fora da porta acompanhava em praticamente todos os casos o restante da pintura externa do avião.
O conjunto
Mais simples impossível. Um bloco de resina traz dias portas, uma com e outra sem o pé de cabra. O mecanismo de acionamento da porta é incorporado à peça, assim como os detalhes da dobradiça.
Nada a fazer a não ser pintar a peça a gosto e aplicar um dos decais oferecidos (são quatro possibilidades, com o decal em duas seções para o caso de haver o pé de cabra, e com o decal inteiriço para a opção de não haver pé de cabra, ambos com letras em vermelho ou preto).
Conclusões
Simples, correto, direto.
Um acessório recomendado para complementar qualquer Spitfire 1/48, reduzindo o trabalho e aumentando a acurácia do modelo.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!