O tanque
No fim dos aos 50 o exército de Israel, que contava até então apenas com o M-50 e o AMX-13 Frances, sentiu a necessidade de um MTB ( Main Battle Tank). Eles então compraram tanques Centurion ingleses que foram rebatizados de Sho´t, palavra em ídiche para tanque. Os Centurions foram modernizados em Israel, sendo a principal modificação a instalação de um novo canhão de 105 mm com maior alcance e precisão. Estes tanques tiveram ótimo desempenho na guerra dos seis dias e depois na guerra do Yom-Kippur. Em 1974 os israelenses resolveram substituir os motores Meteor pelos motores americanos Continental AVDS-1790-2 a diesel, mais modernos e com a vantagem da compatibilidade com os tanques M-48/60, que usavam a mesma motorização. Com esta modificação o nome recebeu o sufixo KAL.
O kit
O kit da ACE tem uma grande quantidade de peças, já que as mesmas arvores são usadas para outras versões. Os detalhes do kit são bons e mostram uma melhora da marca na representação das peças ainda que se possa ver algumas rebarbas e falhas de injeção. Os detalhes da torre e casco são bons, mas apenas a escotilha do comandante pode ser representada aberta. A torre é formada por 5 partes e apesar de isto indicar dificuldades na montagem, eu não tive problemas sérios montando a tore do Centurion Mk.5 da marca, que usa as mesmas peças. Se os detalhes do casco e torre são bons não dá para falar o mesmo das rodas, a representação tem pouca definição e tem desalinhamento nos moldes. As rodas tratoras e tensoras precisam ter retiradas algumas rebarbas em pontos difíceis e é preciso cuidado extra para retirá-las das arvores, aqui tem bastante trabalho para se obter um resultado convincente. Já os detalhes da suspensão são bons ainda que a montagem de algum trabalho. O kit traz as peças para se montar as modificações desta versão em arvores com a identificação IDF, e representa corretamente a cobertura do motor elevada característica desta versão.
As esteiras de vinil são bem detalhadas, mas com as limitações deste tipo de material. Ainda que neste caso a esteira não tenha o problema de se fazer o caimento o principal problema aqui e que cada lado é feito por dos seguimentos, uma dificuldade extra para a montagem.
Também em vinil são os cabos de aço, mas nestes os detalhes são pobres e o material não se presta para este tipo de representação. Será preciso fazer alguma substituição para um bom resultado.
A folha de decais é bem impressa com filme fino, cores solidas e sem falhas de registro, permitindo fazer as duas versões indicadas no manual. Completa o conjunto uma folha de fotogravados, com grelhas, suportes, montantes e outros detalhes.
O manual é bem impresso, com mapa das arvores, boas ilustrações e com indicação de pintura e colocações dos decais.
Conclusão
O kit da ACE oferece alguma limitações de qualidade, por isso não é indicado para iniciantes, mas tem bons detalhes e é o único injetado nesta escala, um modelista experiente vai conseguir um belo modelo.
P.S. Como estou montando o Centurion Mk.V da ACE, que é basicamente o mesmo kit, já posso adiantar duas coisas:
1- A torre apesar de feita em múltiplas partes, se montada com cuidado, da um bom resultado final.
2- As esteiras, em dois segmentos por lado, podem ser unidas usando JET, talvez outra cola liquida também funcione, mas com o JET o material da esteira soldou como se fosse estireno, nem usei os pinos de encaixe que preferi cortar. A união ficou muito resistente permitindo inclusive esticar um pouco a esteira, já fechada, para que se encaixasse na suspensão. Os dois pontos de emenda ficaram totalmente invisíveis.
Nossos agradecimentos à Hobbyeasy pelo envio do kit para review