Em abril de 1944 começou o desenvolvimento de um novo desenho de torre para o tanque Maus, ainda em estagio inicial produção. A nova torre seria um melhoramento do modelo anterior. As modificações seriam introduzidas de acordo com as sugestões de Ferdinand Porsche, que não tinha ficado satisfeito como o desenho da torre em produção. A principal crítica era o desenho curvo na parte frontal, que como se provou no caso dos Panther, poderia defletir um tiro frontal penetrando na parte superior do casco onde a blindagem era menor. Outra modificação foi o posicionamento dos dois canhões, que passaram a ser montados um sobre o outro ao invés de lado a lado, mantendo o 12.8cm Kw.K. 44 L/55, mas trocando o 7,5 cm L/36 pelo 7,5 cm L/24.
Com o projeto pronto verificou-se que o anel da torre teria de ser maior que anterior, e por isso os cascos já em produção não poderiam ser usados, ou teriam que ter sua parte superior modificada. Na prática a torre talvez fosse montada a partir do 9º exemplar, com o casco modificado, o que nunca aconteceu.
O Kit do Maus II é basicamente o mesmo Kit do Maus que pode ser visto aqui. A diferença está nas duas novas árvores que trazem as peças para se fazer a torre e na adição de uma árvore que traz o FG1250, equipamento de mira infravermelha, o mesmo fornecido com o kit do Panther FG1250.
A qualidade da injeção é muito boa, com detalhes nítidos e muito bem representados para a escala. A torre tem ótima representação com os detalhes das soldas, portinholas separadas e uma ótima representação na textura do mantelete. O conjunto, neste caso, pode ser montado com o cano de 128 mm injetado, que já vem com a abertura da boca, ou com o cano em alumínio também fornecido com o kit. O casco é igualmente bem detalhado, a portinhola do motorista podendo ser montada aberta, tubo das fiações dos faróis, visor e tampas de manutenção, tudo muito bem detalhado. Todas as grades de ventilação são vazadas e os detalhes são complementados pelas telas de proteção fornecidas pela ótima folha de fotogravados. Completa o conjunto o tanque externo na traseira do veículo, com o corpo moldado em duas metades cilíndricas o que evita as juntas de montagem longitudinais que sempre são difíceis de tratar em peças cilíndricas. O conjunto da suspensão é bastante detalhado, com os grupos de rodas montados individualmente. As rodas tratoras e tensora tem boa representação e não haverá dificuldade para remover as rodas tratoras da arvore, já que os pinos de ligação estão nas pontas dos dentes. A esteiras tem um detalhamento poucas vezes visto nesta escala, e darão enorme realismo ao conjunto. A montagem é formada por seções contínuas, e links individuais, todos no mesmo padrão de acabamento.
Os decais são de boa qualidade, sem problemas de registro e com cores sólidas, com eles é possível fazer 3 versões diferentes, todas ficcionais, conforme ilustradas no manual.
O manual com papel de excelente qualidade, contém o mapa da arvores e é muito bem ilustrado, com o passo a passo bem explicativo incluindo as imagens coloridas em 5 vistas das versões possíveis.
Conclusão
O kit é muito bem feito, com ótima qualidade de injeção detalhes muito bem representados, e com adicionais já incluídos como cano de metal e fotogravados, sem dúvida uma excelente opção para que gosta deste tipo de tanque.
Obrigado à Vespid Models pelo exemplar deste review
Ps. Eu já montei o Maus da Vespid, os encaixes são excelentes e a montagem toda muito fácil. Sendo este basicamente o mesmo kit, não será diferente. Pelo tamanho e a simplicidade de montagem é ideal para alguém que esteja interessado em começar a montar nesta escala ou como presente para um iniciante.