Ki-84 Hayate, Arma Hobby, 1/72

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O caça japonês Nakajima Ki-84 Hayate (Gale, codinome aliado: Frank) fez sua estreia em combate apenas um ano antes do fim da guerra (em Yochow, na China, em 28 de agosto de 1944), mas conquistou rapidamente sua reputação. O pai do Hayate foi o famoso projetista da   Nakajima, Yasushi Koyama – o criador de ícones da Aviação do Exército Imperial como Ki-27 Nate, Ki-43 Hayabusa e Ki-44 Shoki. A ideia do Hayate era misturar a agilidade dos leves Ki-27 e Ki-43 com a velocidade e o forte armamento do Ki-44. O avião também foi adaptado para missões de caça-bombardeiro. Uma novidade foi a blindagem mais robusta, protegendo o piloto, e os tanques de combustível auto vedantes. O  Hayate estava armado com dois canhões de 20 mm e duas metralhadoras de 12,7 mm (versão Ko), e posteriormente com quatro canhões de 20 mm (versão Otsu), e ainda com dois canhões de 20 mm e dois de 30 mm (versão Hei), era poderoso, não apenas para os padrões japoneses.

Embora o Hayate fosse um excelente avião (o que foi confirmado pelos testes do pós-guerra nos EUA), teve que lutar em condições extremamente difíceis. Tanto a situação estratégica do Japão quanto a situação tática das unidades de combate individuais já eram extremamente desfavoráveis. A indústria lutava com séria falta de materiais para produção, falta de pessoal, bombardeios constantes e uma série de terremotos. O arcaico sistema de treinamento não era capaz de fornecer pilotos e pessoal técnico devidamente preparados. No entanto quase 3.500 Hayates produzidos e entraram na história da aviação militar japonesa. Eles sobrevoaram a China e a Manchúria, travaram duelos ferozes nas Filipinas. defenderam suas ilhas de origem contra a ofensiva de bombardeios B-29 e os ataques das forças-tarefa de porta-aviões dos EUA, protegeram grupos kamikaze durante a Batalha de Okinawa e, às vezes, participaram de missões suicidas.

Fonte: Manual do kit, Agradecimentos: Jaroslaw Jaworski, Lance Braman, Koike Shigeo, Jumpei Temma.

O Ki-84 da Arma Hobby tem uma excelente qualidade de injeção, os detalhes são nítidos, em escala sem falhas ou rebarbas. O plástico nas peças maiores tem uma leve rugosidade, o que dá um aspecto aveludado e favorece a adesão tinta. A linhas de painel são finas e com profundidade perfeitamente adequadas a escala. A representação da textura das superfícies de controle é muito bem-feita e sem qualquer exagero, mas todas são fixas, incluindo o leme vertical, sendo necessário cortar o kit para reposicioná-las.

O interior do kit é muito detalhado, temos o piso, banco, estrutura de suporte do banco, painel de instrumentos, consoles, alavancas e colimador, mas neste último não é fornecido o vidro refletor. Os instrumentos e os cintos são fornecidos como decal, mas nesta versão, Expert, temos tanto os cintos como algumas manetes em fotogravados.  Os montantes da estrutura interna e mais alguns detalhes são representados nas duas faces internas da fuselagem. O Canopy pode ser montado aberto ou fechado, mas para isso será preciso escolher qual parte do fechamento superior da fuselagem se vai usar, peças 21 ou 22, conforme mostrado na etapa 19 do manual.

O motor é bem detalhado, com os dois blocos de cilindros em peças separadas, tubos das válvulas, os tubos de óleo (em fotogravado) e os escapamentos, mas estes últimos são peças sólidas em que será preciso fazer a abertura para um detalhe mais convincente. A parte superior e inferior da cobertura do motor são peças separadas. As aletas de ventilação do motor são fornecidas apenas na posição fechada. Na parte superior, as saídas das armas são fechadas, vai ser preciso abrir os furos ali para um maior realismo, os canhões nas asas também são peças solidas. São problemas simples de resolver e comuns em aviões nesta escala.

O trem de pouso é bem detalhado, as portas têm detalhes internos, as pernas são bem representadas e com as pinças na posição correta. As rodas e pneus são bem representados, com a deformação para representar o peso do avião. Na face interna da roda temos um furo que se encaixa em um pino na perna do trem de pouso, isso que garante que a roda seja montada na posição correta com a parte deformada do pneu tocando o solo, um boa ajuda que evita enganos. Faltaram, no entanto, as ranhuras na banda de rodagem dos pneus, mas é um detalhe difícil de se encontrar em aviões nesta escala. A bequilha tem boa representação.

A hélice é bem representada, mas será preciso cuidado ao separá-la da arvore devido a posição dos engates. O Spinner também tem uma boa representação. Como acessórios temos duas bombas de 100 e uma de 250 kg, além de dois tanques subalares. Vale notar que nas bombas de 100 Kg uma sobra na peça ajuda a colocar as aletas na posição correta e deve ser removida após a montagem, conforme mostra o passo 24 do manual.

As transparências são de ótima qualidade, perfeitamente translúcidas e sem distorções, sendo essa uma versão expert temos um conjunto de máscara para auxiliar na pintura das transparências e das rodas.

A pequena folha de fotogravados, além do já citado, contém as grelhas para as tomadas de ar inferiores

Os decais são de excelente qualidade, feitos pela Techmod, com filme fino, cores sólidas e sem falhas de registro. Com eles é possível se fazer até 6 versões diferentes, conforme ilustrado no manual.

O manual em papel de ótima qualidade é muito bem impresso, contém a história do avião, indicação das arvores, mas sem o mapa com o número das peças e indicação de pintura com referência de 7 fabricantes de tintas. O passo a passo é bem ilustrado com detalhes coloridos para chamar a atenção de pontos importantes, com texto em polonês e inglês. Temos ainda os perfis coloridos em 4 vistas para auxiliar a pintura e colocação dos decais.

Conclusão

O Ki-84, além de ser um belo avião, foi um dos mais bem sucedidos produzidos pelos japoneses na segunda guerra. Até agora só tínhamos os antigos, e um tanto simplificados, Revell e Hasegawa ou o, um pouco mais detalhado, da Sword. O kit da Arma Hooby deixa todos estes para traz, com uma representação bem mais detalhada e ótima qualidade de injeção, certamente o melhor na escala.

Este kit pode ser encontrado na versão sem máscaras e fotogravados 70052

Obrigado à Arma Hobby exemplar deste review

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