O Jagdpanther (em alemão: “Panther caçador”), Sd.Kfz. 173, foi um destruidor de tanques (Jagdpanzer, uma arma antitanque autopropulsada) construído pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. O Jagdpanther combinou o canhão antitanque Pak 43 de 8,8 cm, semelhante ao canhão principal do Tiger II, e a blindagem e suspensão do chassi do Panther.
Entrou em serviço em 1944 durante os estágios posteriores da guerra e serviu nas Frentes Oriental e Ocidental. Durante os últimos estágios da guerra, a produção alemã limitada resultou em pequenos números de produção, escassez de peças sobressalentes e o uso de tripulações com pouco treinamento.
O kit do Jagdpanther da Vespid representa o modelo final de produção, com o mantelete aparafusado, o canhão Pak 43/2 com o cano em duas seções, a cobertura do motor igual a do Panther G e outras pequenas modificações.
A qualidade de da injeção do kit é excelente, detalhes nítidos, bem representados e em escala. As árvores A, B e c, sò as mesmas do Panther G que já vimos em outros reviews, estando as novidades nas árvores D,E e F e na parte superio do casco.
Os braços da suspensão são todos peças separadas e ainda que tenham uma posição fixada por um pino de encaixe, para garantir o alinhamento, podem, caso o modelista queira, serem facilmente modificados para uma posição alternativa, como por exemplo representar o terreno irregular em um diorama. As rodas tratoras, tensoras e de suporte são todas muito bem representadas com ótimos detalhes. O mesmo se pode falar das esteiras, muito detalhadas e com apenas algumas marcas de ejeção em local pouco visível, mas fáceis de resolver. O casco tem ótimos detalhes com as ferramentas e demais componentes separados o que facilita a pintura. O trilho que segura as saias laterais é preso ao casco por peças em fotogravados, são muito pequenas e requerem algumas dobras, isto deve ser um problema para um modelista com menos experiência, o ideal seria ter uma alternativa mais simples. O cano do canhão é fornecido em duas alternativas, uma peça injetada que já vem com a abertura da boca feita, ou uma peça em metal com o freio de boca em impressão 3D, ambas com ótima representação. Todas as portinholas podem ser representadas abertas ou fechadas, mas na porta traseira e na tampa do motor será preciso abrir os furos para inserir as alças, conforme mostrado no manual. Pelo que pude ver os rebaixos foram feitos, erroneamente, do lado interno ao invés do externo, mas se poderá usá-los como guia. O teto do veículo e oferecido em duas versões com uma pequena modificação, precisa acompanhar o manual para ver qual usar dependendo da versão que se vai montar.
Acompanha o kit uma folha de fotogravados com ganchos. suportes, grelhas e chapas de proteção, além do cano em metal com a boca em resina 3D. Ao contrário dos outros modelos da linha, neste caso a Vespid substituiu o cabo de aço injetado, por um de metal, com uma ótima representação, sendo completado com os laços injetados.
A folha de decais é bem impressa, sem falhas de registro, com cores sólidas e filem fino, com ela é possível fazer duas versões conforme ilustrado no manual.
O manual, todo colorido, vem em papel de ótima qualidade, com o mapa das árvores o passo a passo bem ilustrado e com indicações claras dos procedimentos além de cinco vistas coloridas de cada uma das duas versões.
Conclusão
O Jagdpanther late da Vespid é um kit excelente, cheio de detalhes, muito bem injetado, sem contar a gama de acessórios que já vem incluída na caixa. As outras opções nesta escala, para um “Late” são bem mais simples, deixado o kit da Vespid como, sem dívida, o melhor na escala.
Obrigado à Vespid Models pelo exemplar deste review