Marmon-Herrington (e) Panzerspahwagen - IBG 1/35
Sex, 10 de Janeiro de 2014 00:00

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Marmon-Herrington (e) Panzerspahwagen

IBG Models - 35024

O Veículo: Em 1938, o governo Sul-Africano iniciou o desenvolvimento de um carro blindado . A eclosão da guerra levou a um veículo baseado em um Ford 3 toneladas chassis de caminhão. Como o país não tinha uma indústria automobilística muitos componentes do veículo eram importados. Componentes de chassis foram comprados da Ford Canadá e equipado com tração nas quatro rodas produzido pela empresa americana Marmon-Herrington (daí a designação), do Reino Unido veio o armamento (com exceção da metralhadora Browning de procedência americana) e placas de blindagem produzidas na África do Sul pela Iron & Steel Industrial Corporation, ISCOR . A montagem final foi feita pela empresa Long Dorman, entre outras.

A primeira versão, o "South African Reconnaissance Vehicle" Mk I, entrou em serviço em 1940. Ele estava armado com dois canhões Vickers em uma torre cilíndrica e outro no lado esquerdo do casco Havia duas grandes portas de acesso na parte traseira. Ele viu um breve ação contra os forças italianas no deserto ocidental e, posteriormente relegado para uso de treinamento. Algumas unidades foram dadas para a Grécia e lutou durante a invasão alemã da Grécia , mas revelaram-se insuficientes contra os alemães.

O Mk II tinha uma distância entre eixos mais curta do que o Mark I e tração nas quatro rodas por meio de um kit da Marmon-Herrington. Ele era conhecido no serviço britânico como Carro Blindado, Marmon-Herrington Mk II. O Mark I continuou em produção (até ao final de 1940).  Para o serviço britânico no deserto (conhecido como o modelo do Oriente Médio), o Mark II foi equipado com um metralhadora leve Bren e um rifle anti-tanque.

Ele e o Mk III foram amplamente utilizados durante a Campanha do Norte Africano , principalmente para o reconhecimento por ser o único carro blindado disponível em número suficiente, e tinha a reputação de um veículo confiável. Seu armamento normal  consistia de um Rifel Anti Tanque Boys de 0,55 polegadas em uma torre , um metralhadora coaxial Bren e uma ou duas metralhadoras adicionais para defesa anti-aérea, também foi considerada insuficiente.

Como uma grande quantidade de armamento foi capturado durante a campanha do deserto, as unidades foram capazes de modificar os seus veículos para a reutilização destes.  Armas equipadas incluído os canhões italianos Breda de 20mm e 47mm, os alemães 3,7 centímetros Pak 36 e os 2,8 centímetros sPzB 41, o canhão francês de 25, o canhão de 20 milímetros Oerlikon e o anti tanque britânico de 2 libras QF. Como não havia lugar para uma arma na pequena torre, este último teve que ser removido e a tripulação teve que contar com o escudo de armas para a proteção. Alguns outros veículos foram adaptados para servir como veículos de artilharia posto de observação, ambulâncias , carros de comando, veículos de recuperação, e carros de ligação da RAF.

O Mark III foi uma resposta a uma necessidade de uma melhor blindagem. Para alcançar este propósito sobre o mesmo chassi o casco foi feito mais compacto, que também levou a uma distância entre eixos mais curta. Foi produzido com a designação ME ou modelos QFP o armamento era inteiramente na torre. Mais de dois mil Mark III foram construídos antes que a produção encerrasse em meados de 1942. 

Em março de 1943 um veículo foi completamente redesenhado sendo designado Mk IV / Mk IVF. Foi um monocoque com motor montado na traseira e um canhão de 2 libras montado na torre com um metralhadora coaxial Browing 0.30 como o armamento padrão. Devido à incapacidade de Marmon-Herrington para fornecer transmissões suficientes, o F foi utilizado em uma unidade de chassis Ford canadense. Outras versões foram projetadas, mas nunca foi além da fase de protótipo. Por esse tempo, a Campanha do Norte Africano tinha terminado e a geografia montanhosa da campanha italiana não favorecia os carros blindados e no final de 1943 os exércitos britânicos e da Commonwealth recebiam carros blindados suficientes de outras fontes.

O Modelo: A IBG apresenta esse modelo de Marmon Herrington com uma única versão capturada pelos alemães e sem torre, pelos desenhos encontrados trata-se de uma versão Mk II. O modelo possui uma injeção razoável sem rebarbas excessivas e peças bem moldadas.

São poucas árvores na caixa e isso me preocupa, pois o modelo pode sacudir bastante dentro da caixa e com isso causar alguma avaria em peças menores que possam furar e enganchar em outros. Além das árvores do modelo em si, temos uma folha de decal, uma folha de photoetched e um sprue com as parte transparentes.

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Detalhes: O modelo é simples e não prima pela excesso de detalhes, mas mesmo assim apresenta um bom resultado visual. Os poucos detalhes visuais do modelo são vistos nas fotos abaixo e que mostram também a qualidade da injeção de cada parte.

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Rodas: Acompanham cinco rodas onde há uma característica interessante. O molde da roda é feito em com a banda de rodagem toda moldada em uma das partes, com isso não há o comprometimento do desenho dos sulcos. É um molde bem feito e parece estar de acordo com os pneus usados na época para o tipo de terreno onde o veículo era empregado.

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Transparência: Não gostei muito da transparência, ela tem alguma opacidade nas lentes e embassada na parte referente aos vidros. O modelista que optar por manter a blindagem frontal arriada não vai precisar se preocupar com isso, caso contrário deve fazer um polimento nessa peça ou substituir por um pedaço de acetato.

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Photoetched: Como de hábito a IBG inclui uma pequena folha de photoetched em seus modelos de forma a melhorar partes do modelo que se injetadas em plástico, não trariam um realismo fiel.

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Decal: Uma única opção de pintura e marcação é apresentada nesse modelo da IBG, talvez a falta de informação tenha sido o fator relevante para isso, pois pesquisando na internet são raras as fotos da versão Mk II em uso pelo alemães. A folha é feita pela Techmod e não me parece uma boa escolha. Em modelos anteriores com folhas feitas pela Techmod, o filme do decal se apresentou com certa rigidez e sujeito ao efeito de silvering.

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Folha de Instrução: Simples e objetiva, a folha de instrução da IBG é bastante clara no passo a passo da montagem, pois ao contrário de desenhos mais grosseiros na apresentação de cada etapa da montagem, a IBG usou desenhos em CAD para criar a sua folha e isso mostra exatamente a peça que está sendo utilizada bem como a sua devida localização. É uma folha que permite que mesmo o modelista com pouca experiência, possa ter facilidade na compreensão de cada etapa.

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 Conclusão: Existem outras variantes do Marmon Herrington produzidas pela IBG e nesse review tratamos da versão Panzerspahwagen que foi usada como veículo de reconhecimento pelos alemães. Existem outras três versões do Marmon injetadas pela IBG.

 

 Agradeçemos a IBG Models pela oferta do modelo para review

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