Jugs over Germany (P-47D) - EDUARD 1/48
Escrito por Henrique Castro   
Qui, 05 de Dezembro de 2013 03:02

alt

Jugs over Germany (P-47D) - 1/48

Eduard - 1179

O Kit

Trata-se de uma edição limitada, somente 1500 exemplares, do P-47D "Bubbletop" na escala 1/48. A Eduard usou como base o kit da Academy, que é bastante conhecido, por isso as árvores de peças são familiares a muitos modelistas. Mas esse lançamento da Eduard apresenta uma quantidade de detalhes muito maior do que aquele que pode ser atingido pelo da Academy devido a quantidade de acessórios lançados para compor o kit.

Grades de peças 

As peças são dispostas em seis árvores, sendo uma com as peças transparentes. As grades estão separadas em pares e lacradas em sacos. Diferente de outros kits da Eduard, nesse caso os sacos não usam cola e é preciso deslacrar um dos lados da vedação. Particularmente achei melhor, já que costumo manter as grades nos sacos e a linha de cola sempre atrapalha grudando nas peças. Todas as peças plásticas são exatamente iguais aquelas encontradas no kit da Academy. São de excelente qualidade, sem defeitos e com um bom nível de detalhes. As linhas em baixo relevo são coerentes com a escala e muito bem marcadas. A caixa conta ainda com uma quantidade considerável de peças em resina, além de máscara para pintura e PEs. Essas peças vêm separadas em saquinhos tipo zipper lock. O manual (acesse aqui) segue o padrão dos lançamentos profipack da Eduard. São 15 páginas em tamanho A4 coloridas, com as etapas de montagem e desenho das peças apresentados de forma fácil de compreender. O manual atende a toda montagem, incluindo os PEs, mascaramento, marcações e stencils.

alt alt alt alt
alt alt alt alt

 

Cockpit

O interior do kit da Academy se apresenta de forma honesta, mas muito simplificado se comparado ao kit da Tamiya. No entanto, para o kit da Eduard o cockpit foi refeito com acessórios em resina e photo-etched colorido, todos de alta qualidade. Certamente ele vai agradar aos modelistas que gostam particularmente dessa parte de seus kits.

Apesar de já possuir um bom PE para o interior do P-47 da Academy, a Eduard não se contentou com isso e encontramos um conjunto próprio de peças em photo-etched. Todo o conjunto de peças do cockpit é muito convincente e quando os painéis são comparados com fotos é difícil encontrar alguma parte significativa que não esteja representada. O cuidado foi tamanho que há detalhes como o mecanismo atrás do assento, que ficará praticamente oculto. A estrutura com a blindagem atrás do assento também apresenta melhorias, já que o problema das barras de sustentação ficarem um pouco altas no kit da Academy aparentemente foi corrigido. O sistema de mira surpreende pela qualidade, formado por um conjunto de 3 peças muito bem detalhadas. O manche é outra peça muito bem representada. Quando comparamos as peças originais das árvores com as em resina, é possível perceber nitidamente o salto de qualidade apresentado para o interior do kit.

alt alt alt alt
alt alt alt alt
alt alt alt alt

 

Canopy

O canopy é de ótima qualidade, não há o que criticar. Nenhuma marca ou defeito foi encontrado e a peça é fina, permitindo uma boa visão através da transparência. As linhas e detalhes, como os rebites da base, são muito precisos. Ele pode ser montado aberto ou fechado. Com esse interior, ricamente representado, não deixa dúvidas sobre qual será a escolha. As peças transparentes permitem ainda fazer todas as luzes de navegação que já estão com seus espaços abertos nas peças, não necessitando furar ou cortar.

alt alt alt alt

 

Exterior

O kit apresenta boas linhas e as marcações possíveis são muito interessantes, permitindo um belo trabalho. Tomando como destaque algumas características, podemos citar as saídas do ar de refrigeração, que podem ser montadas abertas ou fechadas. Os municiadores também podem ser montados abertos, mas o  manual não considerar essa possibilidade e simplesmente indica seu fechamento. Já os flapes, ailerons e o leme não apresentam variação de posição. Quanto à hélice, há três possibilidades, uma disponível na grade de peças e outras duas em resina. As em resina aparentam ser da Curtis e da Curtis Electric, e a de plástico assemelha-se com a Hamilton. Seria um desperdício usar essa última, já que é muito inferior em detalhes se comparado com as outras. O kit conta com um suporte para fixar as pás no spinner, peça muito bem vinda que possibilita um alinhamento fácil e preciso. Outra peça que merece ser mencionada são as rodas. Elas chamam a atenção pela beleza e quantidade de detalhes. Não há como compará-las com as peças plásticas e elas se destacam mesmo quando medidas com outras rodas de resina fabricadas para atender ao P-47.

alt alt alt alt
alt alt alt alt
alt alt alt alt
alt alt alt alt
alt alt alt alt

 

Decais

O kit possui duas folhas de decais, ambas com a ótima qualidade que sempre é apresentada pela Eduard e Cartograf. Em uma das folhas estão os stencils, que não foram economizados, e na outra, as marcações. Os stencils estão disponíveis também para as hélices e, no manual, para um único tipo de tanques de combustível. É pressuposto que pode ser empregado nos outros tipos também. Não há nenhum stencil para as bombas. Cinco marcações estão disponíveis, todas da USAAF:

A: P-47D-28-RA, flown by Lt. Talmadge Ambrose, 410th FS, 373rd FG, Venlo airfield, the Netherlands, March 1945;

B: P-47D-25-RE, flown by Capt. Fred J. Christensen, 62th FS, 56th FG, Boxted AB, summer, 1944;

C: P-47D-26-RA, flown by Maj. Donavon Smith, the CO of 61st FS, 56th FG, Boxted AB, early 1945;

D: P-47D-28-RA, flown by Capt. Robert Blackburn, 509th FS, 405th FG, Saint-Dizier airfield, France, 1944;

E: P-47D-28-RA, flown by Lt. Harold Cox, 512rd FS, 406th FG, Y-29 – Asch airfield, Belgium, February – April, 1945.

 

alt alt alt alt

 

Photo-etched

Duas pequenas folhas de PEs acompanham o kit, trazendo várias melhorias e detalhamentos. Na colorida estão os cintos, painéis de instrumentos e várias outras partes para o cockpit, como alavancas, painéis, mira e suporte para pedais. No outra encontram-se as peças para o exterior e contam com melhorias bastante relevantes, como um novo conjunto de trilhos para o canopy, parte que nas peças plásticas aparece muito bruto e pouco convincente, além do interior do escape do turbocompressor, que além da melhoria com detalhes evita o difícil trabalho de esconder a marca de junção que se forma ali. Encontram-se também peças para o trem de pouso, rodas, motor, radiador de óleo, mira externa, suporte de armamento, bombas, enfim, realmente muito completo.

alt alt alt

 

Configuração operacional

No geral, o P-47D operou com cinco tipos de tanques externos de combustível e quatro desses estão disponíveis no kit, somente um tanque provisório que foi usado em agosto de 1943 não está presente. Há também duas bombas de 500lb com partes a serem removidas para entrada de PEs e quatro bombas de 1000lb. Como de costume, no manual encontra-se um gráfico mostrando em quais suportes as cargas podem ser transportadas. Os lançadores de foguetes, apesar de estarem disponíveis entre as peças, foram descartados. O mesmo vale para os "Rockets HVAR".

alt alt alt alt

 

Acessórios extras

A Eduard dispõe também de outros acessórios para seu P-47D que podem ser adquiridos separadamente.

O kit permite a montagem do armamento aberto, revelando as metralhadoras  e há um excelente acessório que monta as calhas com as munições e os municiadores:

48785 P-47D-25 gun bay (veja o review aqui)

No caso é aconselhado adquirir as metralhadoras Brouning M-2 para um trabalho mais preciso.

648075 Browning M-2 guns (6pcs)

648077 Browning M-2 guns (2pcs)

Também encontram-se disponíveis bombas de 500lb, que possuem stencils e contam com melhorias sutis em relação as bombas encontradas no kit e tratadas com o uso de PEs.

648081 US 500lb bombs (2 pcs) (veja o review aqui)

Destacamos aqui um acessório para quem deseja o P-47D da Eduard o mais completo possível: 

48784 P-47D-25 upgrade set

É um conjunto de peças em photo-etched dispostas em uma folha que visa melhorar alguns aspectos do kit que não foram atendidos pelos itens da caixa. As melhorias concentram-se na parte inferior do caça, apesar do kit já chegar com bons detalhes nas peças plásticas que compõem essa parte e trazer PEs para o trem de pouso. Visando atender aos mais exigentes, o set reconstrói partes do trem de pouso e do compartimento de rodas, as portas da bequilha, além de outras pequenas partes. Ele também possibilita refazer uma das partes mais criticadas do kit da Academy, que são as saídas de ar do radiador. Além disso o PE oferece também peças para o motor, saídas de ar de refrigeração, entrada de ar condicionado da cabine, para alguns tanques de combustível externo, lançadores de foguetes, e para as bombas de 1000lb. Trata-se de um excelente acréscimo.

alt alt alt alt
alt alt alt alt
alt alt alt alt

 

Conclusão

É sem dúvida um ótimo kit, recomendado para modelistas com alguma experiência devido a grande quantidade de peças em resina e PEs. Aparenta uma boa experiência na montagem e atende aos modelistas que buscam por kits com ricas possibilidades de detalhamento. Não se trata de um kit barato, sendo o dobro do da Tamiya e até três vezes o preço do kit da Academy, isso sem contar os acessórios extras que enchem os olhos, mas é preciso considerar que se trata de um kit de edição limitada e que visa atender modelistas que costumam montar usando vários acessórios. Considerando tudo que vem na caixa, o preço não está fora do que é esperado. O P-47D ficou ainda melhor representado com esse lançamento da Eduard.

Agradecemos à Eduard pelo exemplar deste review

alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum