Ferrari 599 GTO
Qua, 27 de Novembro de 2013 00:00

 

alt

 

FERRARI 599 GTO:

Lançada em abril de 2010 no Salão do Automóvel de Pequim, na China, com o propósito de ser "o carro de rua mais rápido já produzido pala marca italiana", com previsão de atingir os 100 Km/h em míseros 3,35seg., cuja produção foi estimada em apenas 599 unidades.


Apresenta, segundo a montadora, velocidade máxima de 335 Km/h, tendo inclusive em seu teste inaugural, no circuito particular de Fiorano, que pertence à própria Ferrari, completado os 3.020 m da pista em 1min24seg., um novo recorde da marca.


Ao contrário do que se possa pensar, esta versão deriva do já desenvolvido e testado modelo experimental de competição 599XX e não de sua predecessora, a 599 GTB. Apresentando algumas alterações mecânicas e aerodinâmicas, que a justificam sustentar a conhecida sigla GTO (Gran Turismo Omologato), juntando-se a outros consagrados ícones da marca que saíram das pistas para as ruas, como a 250 GTO e a 288 GTO. Emprega tecnologia trazida de outros exemplares esportivos, principalmente da Fórmula-1, com chassi feito em fibra de carbono e princípios aerodinâmicos que garantem a este super esportivo, um efeito solo (downforce de 144 Kg a 200 Km/h) capaz de mantê-lo "grudado ao asfalto", mesmo em velocidades muito altas. (fonte: Revista Auto Esporte – maio/2010).

     

alt alt

 

 


     

MOTOR:

A 599 GTO vem equipada com um motor V12 a 65º, de 679cv de potência e torque de 63,22 kgfm, conjugado a um câmbio automático F1 de 6 (seis) velocidades. Seu desempenho se diferencia a partir de estudos aerodinâmicos juntos às pistas, principalmente da F-1. (fonte: Revista Auto Esporte).

 

Nome:         Ferrari 599 GTO                                                 Ficha Técnica:                                                              Dimensões:

 

Construtor:  Ferrari Spa., Torino, Itália.                                Motor:    6.0 litros V12                                                      Comprimento: 4,71m

Produção:    2010 – 599 unidades                                       Câmbio:  6 velocidades                                                     Entre Eixos:      2,75m

Classe:        Super Esportivo                                                Potência: 679 HP a 8.250 RPM                                        Largura:            1,96m

                                                                                                                                                                                        Altura:               1,33m

                                                                                                                                                                                        Peso:                1.605Kg

                                                                                                                                                                    

 

 

O MODELO EM 1/24 (KIT)

Produzido pela Alemã Revell GmbH & Co. KG., em poliestireno injetado o modelo em escala apresenta 129 partes e 55 (cinquenta e cinco) etapas de montagem em seu manual de 16 páginas! A julgar pela boa qualidade dos moldes e acabamento temos um modelo de boa resolução, proporcionando bom detalhamento de peças e bons encaixes. 

 

 alt     alt     alt

 

Aqui, um deslize do fabricante, o sistema de montagem de rodas e freios, além de fugir à fidelidade quanto ao veículo em escala 1/1, finda por atribuir ao modelo, um ar “menos realista”, onde um sistema de montagem “tipo sanduíche” confina disco de freio e pinça em uma “roda de duas partes”. Paralamas separados apresentam montagem juntamente com os suportes de suspensão e amortecedores, necessitando atenção quanto ao seu alinhamento e altura.

alt      alt       alt  

alt      alt      alt

alt      alt     alt

 

A presença de uma tela (incluída no kit) ajuda no acabamento, apresentando boa estrutura e qualidade, tal qual os pneus, bem acabados, embora sem qualquer marca de um fabricante (ombros completamente lisos).

alt    alt    alt    

 

Interior do habitáculo de fácil montagem, o único senão refere-se às duas cintas com fivelas injetadas sobre o tapa bagagens, dificultando um melhor acabamento. Bancos bem desenhados e produzidos em duas partes, também com painel de instrumentos em duas peças, proporcionando uma melhor aplicação dos decais que simulam contagiros e velocímetro.

  alt    alt    alt 

  alt    alt    alt

 

A aplicação das transparências dos pára-brisas e coberturas dos faróis são de fácil manuseio e proporcionam maior realismo e segurança aos mesmos, as exceções se dão por conta dos “vidros laterais” que, inteiriços (porta e janela traseira) necessitam de um maior cuidado na colagem, pois passam por sobre a coluna lateral das portas. O mesmo cuidado deve ser dispensado aos pedais de acelerador e freio, cuja fixação frágil deixa a desejar. Contudo, nesta fase da montagem, um dos pontos de destaque é o acabamento do teto, item raro para a maioria dos modelos de alguns fabricantes. 

alt    alt    alt

alt    alt    alt   

 

Um ponto a ser observado, principalmente quanto à fase de pintura, refere-se à carenagem parcial (cobertura) do cofre do motor que no carro real, se apresenta em preto acetinado, cor normalmente diferente da carroceria. Assim, para facilitar a montagem pensamos que, no modelo em escala, esta peça poderia ser injetada separadamente.    

 alt     alt     alt

 

A montagem das colunas laterais externas na traseira requer atenção na hora de seu assentamento, vez que, um pouco mais de cola e a maneira de se proceder seu encaixe poderá comprometer um bom acabamento. Por isso, diante dessa e outras observações, entendemos não ser, em princípio, um kit para iniciantes.

alt    alt     alt

 

Por último, uma observação quanto aos cromados que, outrora se apresentavam excessivamente brilhantes, retirando o realismo de algumas peças, mas que hoje se mostram “mais naturais”, proporcionando uma melhor apresentação do modelo, quando de sua finalização.

alt    alt    alt

 

PRÓS:  

1) Injeção de boa qualidade proporcionando não só uma melhor exibição dos detalhes, como também melhor encaixes e ajustes das peças a serem montadas;

2)Transparências de boa qualidade e bem elaboradas quanto a montagem e acabamento;

3) Cromados de boa qualidade e acabamento, o modelo analisado não trazia qualquer “rebarba”;

4) Proporções compatíveis com a escala do produto em 1/24;  

5) Manual de instruções detalhado e objetivo, com excelente grafia e desenhos que propiciam bom entendimento das orientações apresentadas;

 

CONTRAS:  

1) Compartimento do cofre do motor apresentando cobertura parcial (carenagem) injetada juntamente com a carroceria, dificultando o detalhamento do mesmo, além de exigir um maior cuidado quando do momento da pintura de ambos;  

2) Sistema de montagem das rodas e freios completamente diferentes do veículo real, impedindo um melhor acabamento e, consequentemente, realismo ao modelo a ser montado;

3) As colunas laterais traseiras da carroceria exigem atenção em seu assentamento, proporcionando um risco ao acabamento do modelo, já em sua fase final.

 

CONCLUSÃO:

Modelo de bom acabamento e proporções satisfatórias em relação à escala 1/24, apresentando manual detalhado e grafismo com muito boa resolução, exigindo, contudo, atenção na montagem de algumas partes como, rodas e freios, paralamas e suportes de suspensão (cujas partes exigem alinhamento perfeito) e colunas traseiras externas.  Injeção de boa qualidade, com bom detalhamento e encaixes das peças.  Partes transparentes e translúcidas bem injetadas, cromados “menos brilhantes”, contribuindo para um maior realismo ao final dos trabalhos. 

Ainda que necessitando de certa atenção em suas diversas fases de montagem, o kit dispõe de um passo a passo fácil de ser seguido, proporcionando um trabalho seguro, embora  determinada dose de destreza e paciência sejam necessárias nas fases mais complexas de montagem, alinhamento e ajustes, por isso pensamos não ser um modelo voltado para quem está iniciando no hobby, mas sim aos mais aficcionados, aqueles com alguns trabalhos já realizados e que apreciam os super esportivos, uma vez que a boa qualidade de injeção e acabamento contribuem para a realização de uma montagem com mais atenção e requinte.

 

Conheça mais sobre a Europa Minis aqui

 

Agradecemos a Europa Minis pelo exemplar deste review

alt

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum