Troop Carrier Ekranoplan A-90 "Orlyonok" - Zvezda 1/144
Escrito por Edson Alves   
Seg, 21 de Outubro de 2013 20:11

Item ZVE7016

Na década de 60, os soviéticos começaram a realizar experimentos com aeronaves usando o 'efeito solo', que graças ao seu formato, permitia a esses veículos se locomover sobre um colchão de ar (como os hovercrafts) em alta velocidade, em média a 4m da superfície marinha. Eles construíram vários desses veículos, de diferentes portes e finalizadas - e ficaram conhecidos como 'os monstros do Mar Cáspio'.

A principal era realizar rápidos tranportes de tropas, mas um foi criado para carregar mísseis anti-navio (o LUN). O A-90 "Orlyonok" (Jovem Águia) se encontra na categoria de transporte de tropas - e podia carregar 150 soldados, ou 2 transportes de tropas BTR, que eram descarregados por uma rampa que se extendia abrindo-se parte da fuselagem ao meio.

5 destes permaneceram em operação entre 1979 a 1993, e existem planos de reativar sua produção com novas tecnologias.

O kit:

Em primeiro lugar, este kit é um rebox de um kit da Revell lançado em 2000!

O kit vem embalado em uma caixa de papelão grosso - o que ofecere boa proteção ao kit, mas as galhas vem soltas dentro desta caixa, e não condicionadas em saco plástico, como é o usual com quase todas as companhias.

São 04 galhas, em plástico cinza claro, e uma pequena com a peça do pára-brisas dianteiro. Acompanha uma folha de decais e o manual de instruções. Como brinde, um vidro de cola da Zvezda, sobre o qual não tenho nenhuma informação sobre sua qualidade.

O detalhamento é bom, para um kit desta escala - se bem que ele fica em tamanho razoável, já que a aeronave original é muito grande, como pode ser visto pelas fotos acima.

A transparência é grossa, mas neste caso acho que isso não terá importância.

A folha de decais tem bolinhas pretas suficientes para simular as janelas laterais, e permite fazer duas opções de deste veículo:

  • Soviet navy, Kasplisk Naval Base, Caspian Sea, Dagestan, Rússia, 1992
  • Russian Navy, Kasplisk Naval Base, Caspian Sea, Dagestan, Rússia, 1992

As instruções são simples, mas aparentemente permitirão montar o modelo sem problemas. Também apresenta o esquema de pintura e decais para as versões citadas acima.

Conclusão:

Um modelo muito interessante, que parece algo saído de um seriado de sci-fi como Thunderbirds! Poderia vir com as janelas vazadas, mas isso pode ser fácilmente feito. Quem sabe a Zvezda não se anima para lançar os outros 'monstros do Mar Cáspio'?

 

Agradecemos a Hobbyterra pelo exemplar deste review.Imagem

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum