Bf 109E-7 Trop Profipack - Eduard, 1/48 (8264)
Escrito por Marcello Pelliccione   
Qua, 11 de Setembro de 2013 12:22

Foto da tampa da caixa.

Bf 109E-7 Trop Profipack - Eduard, 1/48 (8264)

Histórico

O Messerschmitt Bf 109 é um dos caças mais conhecidos da Segunda Guerra Mundial e seu histórico já foi apresentado em outros reviews da APRJ (confira nos links mais abaixo).
O modelo E-7 era idêntico ao E-4, com a capacidade ampliada de aceitar diversos racks de fuselagem (para tanques ejetáveis de 300 litros, um ETC 50 ou  um rack de bomba ETC 500). Basicamente, a tropicalização de qualquer variante do Bf 109 consistia na adição de um filtro de poeira sobre a entrada de ar do supercharger. A partir daí a aeronave recebia o aposto Trop em sua identificação (Bf 109E-4/Trop, por exemplo).
A série E (popularmente apelidada de "Emil") do 109 reinou absoluta e atuou com grande destaque em várias frentes até 1942, quando surgiu a série F, que a substituiu.

 

O Kit

É o típico modelo Eduard, acondicionado em caixa ampla (bem maior que o modelo) e suficientemente resistente. De fato, uma caixa grande assim permite manusear o modelo e guardá-lo novamente sem aquele famoso problema de a caixa não se fechar.

Assim como os outros da série Emil já revisados pela APRJ (veja aqui e aqui), o E-7/Trop Profipack também é uma espécie de "scale-down" de seu semelhante na escala 1/32, com diferenças mínimas em certas peças. O E-7/Trop na 1/32 também já foi alvo de revisão pela APRJ, confira aqui. Essa "miniaturização" do original na 1/32 também traz algumas pequenas diferenças, como por exemplo, os detalhes interiores da carlinga, que no modelo 1/32 vinham em painéis separados e agora já aparecem moldados nas metades da fuselagem. Nesse caso, só facilitou a montagem, pulando uma etapa...

 

Detalhes do interior da fuselagem. Detalhe do interior da fuselagem. Detalhes na asas inferiores.
Peças pequenas e delicadas finamente injetadas. Mais detalhes pequenos. Detalhes do assento.

 

Tirando essas pequenas diferenças, é o Profipack de sempre, com adicionais em PE, máscaras para o canopy e cinco opções de aeronaves (as mesmas oferecidas no irmão maior) nos costumeiros decais de qualidade da Eduard. E as instruções seguem o padrão do fabricante, sempre claras e sem deixar dúvidas.

 

Árvore com as transparências do modelo. Set de PE colorido para o interior do kit. Segundo set de PE.
Folha de decal com stencils. As 2 folhas de decais que acompanham o modelo. Instruções de montagem claras e bem desenhadas.
Outro detalhe das instruções. Detalhe das instruções de pintura. Detalhe do mapa de aplicação dos stencils.

 

Conclusão

Assim como os seus semelhantes, o E-7/Trop da Eduard é um modelo recomendado para todo modelista (de qualquer nível, do iniciante ao veterano) que quer uma réplica de qualidade do avião real em sua estante.
Aquele papo de "pena que não é a minha escala" não cola mais (a não ser quer você monte 1/72, e, mesmo assim, vai esperando, vai...), pois a Eduard vem clonando seus bons modelos nas escalas mais populares.

 

Agradecemos à Eduard pelo exemplar deste review.

alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum