Comparativo Firefly Mk.I Special Hobby X Grand Phoenix/AZ Model
Escrito por Ricardo P-40   
Sex, 16 de Agosto de 2013 23:04

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 COMPARATIVO

Fairey Firefly  Mk.I  ¨Home Fleet¨ da Special Hobby 1/48   X   Firefly Mk.I da Grand Phoenix/AZ Model 1/48

Desde que foi anunciado o novo kit da Special Hobby, alguns devem estar se perguntando se vale a pena o upgrade dos kits da Grand Phoenix ou da AZ Model  para ele.  Nesse comparativo, vamos demonstrar as principais diferenças entre eles, comparando-as na medida do possível  com fotografias do avião real, deixando que cada um tire suas próprias conclusões sobre ambos.

Apenas recapitulando, no início de 2002 a Grand Phoenix colocou no mercado o primeiro kit injetado do Fairey Firefly Mk.I. Apesar de desde o seu lançamento terem sido apontadas algumas falhas menores no kit, dada a carência de um modelo do Firefly nessa escala e ao fantástico interior de resina feito pela Aires para ele, o mesmo teve uma excelente acolhida na época. As falhas que foram apontadas inicialmente, faziam referência principalmente as linhas dos painéis externos um pouco largas e ao formato errado do spinner. Com relação as linhas, isso era um problema mais complicado e a maioria preferiu apenas  disfarçá-lo na pintura. Quanto ao spinner, a solução inicial que alguns modelistas adotaram foi trocá-lo pelo do Mosquito Mk.VI da Airfix 1/48, que se encaixava perfeitamente ao kit.  Porém pouco tempo depois a Barracuda Studios lançou alguns conjuntos de correção em resina para o kit que incluíam um novo spinner e pás de hélices , canhões das asas rodas principais. A Grand Phoenix cessou suas atividades logo após esse lançamento, sem chegar a colocar no mercado a versão Mk.V que ela havia anunciado.

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Para saber mais sobre o kit da Grand Phoenix, recomendo a leitura do seguinte review da época do seu lançamento

Passados alguns anos, com o desaparecimento das prateleiras dos poucos kits que a Grand Phoenix forneceu as lojas durante a sua existência, a AZ Model adquiriu a suas fôrmas e os relançou em pelo menos 5 embalagens distintas. Todas elas contendo o mesmo kit básico da Grand Phoenix, incluindo o interior de resina e photoetch originais,  porém com novos decalques e peças adicionais em resina ou ainda um canopi adicional modificado, em vacum form, caso a versão retratada necessitasse. 

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Para saber mais sobre as reedições do kit pela AZ Model, recomendo a leitura do seguinte review

Finalmente, com o lançamento do novo Firefly Mk.I da Special Hobby, temos um segundo kit de concepção totalmente distinta do da Grand Phoenix, ainda que também um short injection, para comparações.

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O Comparativo

Porém para melhor entendimento do comparativo a seguir, recomendo que se leia antes o review do kit da Special Hobby, de forma conhecer os detalhes do kit que serão mencionados aqui.

Alem do kit da Special Hobby (plástico cinza), foram usados no comparativo fotos de um kit da Grand Phoenix (plástico cinza) e outro da AZ Model (plástico beje). Para efeito do comparativo, iremos comentar apenas aquelas partes onde foram encontradas diferenças dignas de nota, comparando-as na medida do possível com fotos de aviões reais para basear as conclusões tiradas. Segue o comparativo, dividido por item comparado:

Scribbing

Uma das críticas que se seguiram ao lançamento do kit da Grand Phoenix foi a largura e profundidade exagerada das linhas dos painéis externos. Na foto da asa da Special Hobby junto com a da AZ Model, pode-se perceber que o scribbing da Special Hobby é bem mais suave e bem mais de acordo com o que normalmente é feito nos kits atuais.

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Spinner

Esse foi outro item bastante criticado no kit da Grand Phoenix, quando do seu lançamento. Infelizmente a AZ Model não o retificou na sua reedição e nem providenciou uma reposição em resina para o mesmo. Obrigando a quem desejar corrigí-lo a comprar o set da Barracuda Studios ou usar o do Mosquito Mk.VI da Airfix. Na foto abaixo a comparação do spinner da Special Hobby com o da AZ Model. Observa-se que o spinner da Special Hobby é mais curto e mais fino na ponta, porém, ainda assim ele ainda é um pouco mais largo na ponta que o da Barracuda Studios e tem a linha divisória posicionada no lugar errado.

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Nessa foto uma comparação entre o spinner da Grand Phoenix/AZ Model, com o da Barracuda Studios e uma foto de um dos Firefly Mk.I provenientes da Ethiópia que estão sendo restaurados em Duxford. 

Por ela, dá para perceber que o spinner da Barracuda se aproxima bastante da realidade. Tudo me leva a crer que ele também se adapte bem ao kit da Special Hobby, já que o spinner da Grand Phoenix/AZ Model se encaixa bem no nariz da Special Hobby. Porém também não me parece difícil afinar a ponta do spinner da Special Hobby até que ela fique com o formato igual ao da Barracuda e nem tão pouco refazer a linha divisória no local correto.

Hélices

Comparando-se as hélices da Special Hobby com a da AZ Model, percebe-se que há uma divergência na curvatura da superfície entre elas e a da AZ Model é um pouco mais longa.

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Na mesma época em que a Barracuda lançou a correção do spinner, ela também lançou um conjunto de pás de hélices para o kit da Grand Phoenix.

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Comparando-se com a foto do avião, percebe-se que as pás da Barracuda são as que mais se aproximam da realidade. As pás da Special Hobby são curvadas no mesmo sentido delas e me parece bastar apenas acertar a ponta para que elas fiquem iguais.

Trem de Pouso Principal

As pernas do trem de pouso da Grand Phoenix/AZ Model são nítidamente muito mais grossas que as da Special Hobby. Na comparação com a foto do avião real, me parece que as da Special Hobby são mais corretas.

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Com relação as rodas do trem de pouso principal, as rodas da Special Hobby representarem melhor a aparência geral do cubo da roda e a profundidade dos furos, conforme pode-se observar comparando-as com a que aparece na foto acima. Além do mais as rodas da Grand Phoenix/AZ Model saíram desde o início com as falhas de moldagem que são vistas na foto, as quais certamente são devidas a algum problema ocorrido com a fôrma. A única vantagem que as rodas da Grand Phoenix/AZ Model poderia ter, no ponto de vista de alguns, é o fato delas já virem representando o efeito do peso do avião na banda de rodagem.

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Asas

A parte a questão da largura do scribbing as asas de ambos os kits têm basicamente as mesmas dimensões e formato. Nas fotos e desenhos se tem a sensação de que as bolhas sobre os canhões na asa da Grand Phoenix/AZ Model estariam mais corretas por terem tamanhos diferentes. Por outro lado a Grand Phoenix/AZ Model representou uma barra em alto relevo dividindo ao meio a asa inferior que não aparece em nenhuma vista inferior de foto ou desenho do Firefly que eu tenha encontrado. Não sei se isso era um detalhe de alguma versão específica ou um erro de interpretação. Uma vantagem da asa da Special Hobby é o fato das luzes de vôo das extremidades e o farol do bordo de ataque serem fornecidos em plástico transparente. Nos kits da Gran Phoenix/AZ Model essas luzes estão apenas demarcadas na superfície em baixo relevo.

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Os furos de ejeção dos cartuchos já estão perfurados na asa da Special Hobby, embora necessitando de algum ajuste no formato. Os da Grand Phoenix/AZ Model vem representados  mais fundos que a superfície da asa para facilitar a  aplicação do wash preto.

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Um detalhe importante é que em ambos os kits o formato e dimensões das aberturas dos porões de rodas são praticamente idênticos. Isso permite o aproveitamento do porão de rodas feito pela Aires que acompanha os kits da Grand Phoenix e AZ Model na asa da Special Hobby. Nesse caso serão necessários apenas ajustes para que as peças de resina assentem corretamente na face interna da asa.

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Fuselagem

Aqui foi onde eu encontrei as principais divergências entre os dois kits. A primeira vista, ambas as fuselagens são bem parecidas e a parte as diferenças na forma como cada uma é montada, não há muitas divergências de formato entre elas, exceto pela parte posterior das fuselagens e os lemes.

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Porém ao sobrepor as metades das fuselagens, algumas divergências no formato da parte de trás da fuselagem e da cauda acabaram aparecendo.  Nas fotos pode-se notar que na fuselagem da Grand Phoenix/AZ Model a parte que fica logo a frente do leme é mais baixa do que no kit da Special Hobby, fazendo com que o ângulo de inclinação da seção da fuselagem após o canopi traseiro se torne mais acentuado.  Observa-se ainda que a parte de baixo da cauda da Grand Phoenix/AZ Model é mais elevada que a da Special Hobby, além da divergência na largura da parte de cima do leme.

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Comparando lado a lado as duas metades de cada fuselagem, percebe-se ainda que além das diferenças apontadas acima, o estabilizador horizontal do kit da Grand Phoenix/AZ Model encontra-se posicionado um pouco mais a frente do que o da Special Hobby.

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Para tentar saber qual dos kits estava mais correto, comparei as fuselagens com uma foto do Firefly de perfil, a conclusão que eu cheguei, é que talvez nenhum dos dois reproduza 100% fielmente o formato da parte de trás da fuselagem e do leme. Porém numa visão geral, me parece que o kit da Special Hobby talvez se aproxime um pouco mais da realidade.

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Outras divergências encontradas entre ambos os kits se referem a largura da fuselagem. Juntando as duas metades das fuselagens de ambos os kits e observando-os de cima, percebe-se que a da Special Hobby é ligeiramente mais larga, principalmente na parte de cima.

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Esse é um detalhe complicado de se comparar com fotografias, pois raramente se encontra uma num ângulo adequado a comparação. Porém observando-se as que mostram um pouco melhor a posição, se tem a sensação de que talvez os dois kits tenham exagerado um pouco em direções opostas. Aparentemente o da Grand Phoenix/AZ Model está um pouco estreito em cima e o da Special Hobby um pouco largo. Eu imagino que com os kits montados, isso não chegue a afetar o resultado final em nenhum dos dois. No entanto isso infelizmente afetará o aproveitamento do canopi da Grand Phoenix/AZ Model no kit da Special Hobby, que é um pouco melhor que o segundo, conforme será demonstrado a seguir. Pode-se perceber também nas fotos que as paredes do kit da Special Hobby são um pouco mais grossas que as da Grand Phoenix/AZ Model. Isso não deverá causar má impressão no kit da Special Hobby, uma vez que os canopis do kit não abrem, e de uma certa forma compensará um pouco a divergência de largura entre as duas fuselagens na hora de se tentar adaptar o interior da Aires no kit da Special Hobby.

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Canopi

O canopi da Special Hobby já foi apresentado no review do kit, apenas relembrando que as superfícies me pareceram ligeiramente irregulares necessitando de algum polimento para atenuar o efeito lente causado por elas. Assim como também considerei lamentável o fato de nenhum dos dois canopis abrirem.

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Nesse aspecto o kit da Grand Phoenix/AZ Model me parece levar alguma vantagem, pois o seu canopi é mais cristalino, aparentando não haver irregularidades, conseqüentemente dispensando o polimento. Como também tem a vantagem adicional de permitir a abertura do canopi da frente. A única desvantagem que ele tem é de trazer apenas um tipo de canopi frontal, o que limita o número de versões que podem ser feitas com o kit. Em algumas embalagens da AZ Model tentou-se compensar essa limitação incluindo-se na caixa um canopi frontal do segundo tipo em vacum form. Porém não me parece ser uma solução ideal e que vá dar um resultado final muito bom, misturar transparências injetadas com outras de vacum form na montagem de um kit.

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Infelizmente as divergências apontadas acima na largura entre as fuselagens dos dois kits, tornam a adaptação do canopi da Grand Phoenix/AZ Model no kit da Special Hobby bastante complicada. Restando como opção o polimento e mantê-lo fechado, já que cortar as transparências para abri-lo seria bastante arriscado.

 

Outros Detalhes

Os demais detalhes serão comparados entre as peças da Special Hobby e o set em resina da Aires e o photoetch que são fornecidos junto com os kits da Grand Phoenix e AZ Model.

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Porão de Rodas

Apesar de bem executado, o porão de rodas em resina do kit da Special Hobby não é tão detalhado quanto o da Aires. Devido a semelhança no formato da abertura dos porões de rodas de ambos os kits, bastará apenas adaptar a acomodação do set da Aires do kit da Grand Phoenix/AZ Model na face interna da asa inferior da Special Hobby, para se ter um porão de rodas melhorado.

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Interior da cabine

O interior da cabine do kit da Special Hobby, é muito bem executado e não fará má figura se apenas se adicionar os cintos aos assentos e melhorar os instrumentos do painel. Porém o interior da Aires é bem mais detalhado e vale a pena tentar adaptá-lo ao kit da Special Hobby, isso no caso de se ter os dois kits e se optar por montar apenas o da Special Hobby. A adaptação não deverá ser de todo difícil, bastando se eliminar os detalhes internos das paredes da cabine da Special Hobby e ajustar as peças em resina aos contornos internos da fuselagem. O comprimento do interior das cabines de ambos os kits são aproximadamente os mesmos não devendo causar problemas na adaptação das peças.

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O conjunto de photoetch fornecido nos kits da AZ Model é exatamente o mesmo que vinha no kit da Grand Phoenix, apenas com a adição do logo da AZ Models. No detalhe pode-se ver o painel do kit da Special Hobby, o qual infelizmente não vem com nenhum photoetch. A adaptação do painel em photoetch no kit da Special Hobby poderá exigir algum ajuste no contorno interno da fuselagem ou no próprio photoetch. Porém acho que é uma boa alternativa ao painel injetado do kit, uma vez nesse os instrumentos já vem impressos no filme, evitando ter que se procurar decalques para representá-los adequadamente.

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Os assentos da Aires são nitidamente melhores que os da Special Hobby e serão complementados com os cintos de segurança que acompanham o photoetch.

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Radiador

Comparando a frente dos radiadores da Aires com o da Special Hobby, eu diria que o segundo captou melhor o aspecto de colméia da perfuração do lado esquerdo do radiador. Porém falta a ele as barras horizontais que foram representadas no radiador da Aires. O radiador da Aires é formado por um conjunto mais complexo do que o da Special Hobby, porém não estou certo de até que ponto a adaptação deste ao kit da Special Hobby é viável, tendo em vista algumas pequenas diferenças de formato e na maneira como as duas fuselagens são montadas.

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Escapamentos

Na comparação dos escapamentos de resina que acompanham os dois kits, me parece que o da Special Hobby capta melhor o formato achatado e alongado das saídas dos escapamentos visto nas fotos dos Firefly Mk.I. Porém os escapamentos da Aires são muito bem executados e algumas imagens me deixam a impressão de que este modelo também foi usado em alguns Fireflies.

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Outras Peças

Essas são algumas peças adicionais em resina e o canopi vacum formed fornecido na caixa do kit do Fairey Firefly Mk.I early/NF.2  da AZ Model. Essas peças não vinham no kit original da Grand Phoenix e talvez possam ser usadas para eventualmente se converter o kit da Special Hobby em um NF.2.

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Uma omissão importante, bastante criticada nos kits da Grand Phoenix/AZ Model, é a ausência dos racks e dos lançadores de foguetes que estão presentes no kit da Special Hobby.

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Conclusão

Podemos dizer que em linhas gerais o kit da Special Hobby leva algumas vantagens sobre o da Grand Phoenix/AZ Model, no que se refere a qualidade do detalhamento, aparência das linhas e a fidelidade das formas. Porém isso não significa que ele seja necessariamente perfeito e que o outro seja obrigatoriamente ruim, já que ele também tem aspectos a serem melhorados e/ou corrigidos. Podemos ainda tomar como exemplo a grande quantidade de modelos magnificamente bem executados que encontramos hoje na internet feitos a partir dos kits da Grand Phoenix ou da AZ Model. No entanto a questão final é que o kit da Grand Phoenix/AZ Model irá provavelmente demandar maior quantidade de trabalho e eventualmente também de acessórios para atingir um resultado compatível com o que se pode obter com o da Special Hobby com um menor custo e esforço.

Embora ainda o kit da Special Hobby leve alguma desvantagem no quesito interior, quando esse é comparado com o set da Aires. Mas isso também não significa que o interior do kit seja fraco, muito pelo contrário, este provavelmente se encontra entre os mais bem detalhados em plástico injetado dentre os de aviões 1/48 desse porte. Apenas ele não é páreo para um set de resina feito pela Aires, tal como acontece da mesma forma com a maioria dos interiores injetados dos melhores kits do mercado. Consideremos ainda que devido os canopis do kit não abrirem, o interior que é fornecido no mesmo pode ser visto como sendo bastante satisfatório, bastando apenas a adição de cintos aos bancos e melhorar os instrumentos do painel. Resta ainda como opção aos mais exigentes tentar adaptar o interior de resina da Aires nele, ou aguardar que algum fabricante de aftermarket disponibilize algum set de acessórios para o mesmo.

Portanto a decisão de escolha entre um ou outro kit, ficará mais a critério do que cada um valoriza mais num modelo. Lembrando ainda que algumas das versões atualmente comercializadas pela AZ Model ainda não se encontram disponíveis pela Special Hobby, sendo isso também um fator a ser considerado na hora da escolha.

 
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