F4F-3 "Wildcat" (Early) - 1/48- Hobbyboss
Escrito por Amilcar "Mobi" Mesquita Junior   
Sex, 30 de Agosto de 2013 00:00

alt

F4F-3 Item # HB-80326

Breve Histórico:

 O Grumman F4F Wildcat entrou em serviço tanto na Marinha Americana quanto na Royal Navy, onde era conhecido como "Martlet", em 1940. Foi usado em combate primeiramente pelos ingleses na Europa, tendo registrado a primeira vitória em combate no Natal de 1940, quando um Martlet baseado em terra abateu um bombadeiro alemão Junkers JU 88. Essa foi a primeira vitória de um avião americano a serviço da Inglaterra na WWII. O Wildcat era o único caça disponível para  Marinha americana e o Corpo de Fuzileiros Navais americanos no início da guerra do Pacífico, em 1941 e 1942. O Wildcat substituiu Brewster Buffalo como caça monoplano embarcado da Marinha Americana. Apesar de ser mais lento e menos manobrável que o caça japonês Mitsubishi A6M Zero, o desenvolvimento de táticas de combate específicamente desenvolvidas para o combate com os caças japoneses, permitiram que o Wildcat fizesse frente ao temível Zero, mantendo boas taxas de kill-to-loss até o final da guerra. Os Wildcat continuaram em produção até o final da guerra para cumprir missões de escolta de porta aviões, tarefa que cumpria melhor que os caças de maior porte da Marinha Americana. 

 

alt

  

O kit:

Lançado em fevereiro de 2013, o kit vem mbalado em uma caixa de papelão branco, surpreendentemente grande para a sua escala, com uma bela arte reproduzindo um elemento de F4F-3 voando em formação sobre o mar.

O kit é composto de três árvores em plástico cinza e uma árvore transparente, todas de excelente qualidade, em baixo relevo, sem rebarbas aparentes e com excepcional nível de detalhamento. 

A primeira árvore é composta das asas e do pitot do avião. Extremamente bem detalhadas, repleta de rebites em baixo relevo, as asas apresentam diversas portas de acesso para manutenção e armamento do avião. Os lemes e os flaps são delicadamente representados, porém integrados a asas, não permitindo sua montagem em posições de acionamento.

A segunda árvore é composta da fuselagem, da hélice, diversas entradas e ar e antenas, do leme, que pode ser montado em posição de acionamento, e do colling do motor. Todas mantendo um ótimo nivel de detalhamento e excelente representação dos rebites da aeronave.

A terceira árvore é compostas diversas peças do cockpit, permitindo que o modelista produza um detalhado interior sem acrescentar muitos acessórios ao modelo. Na mesma árvore encontramos diversas peças da estrutura do motor e seu berço, bem mais detalhado que o mesmo conjunto do F4F-4 da Tamiya. A estrutura do trem de pouso, que vem na mesma árvore, é tão delicada que vem protegida por uma folha de espuma, para evitar dandos no transporte. Além destas partes, a terceira árvore ainda vem com os profundores, os tanques externos e as metralhadoras do avião.

 

alt  alt   alt alt 
 alt  alt  alt  alt
 alt  alt  alt  alt

 

A árvore transparente é composta do canopy, das janelas de vigia inferior, da lente do farol da asas, da mira e de uma luz de sinalização. Com ótima transparências e excelente detalhamento, a parte móvel do canopy impressiona pela sua espessura e transparência, além de poder ser montada na posição aberta sem problemas, diferentemente da peça do kit da Tamiya, que não é feita para ser montada na posição aberta. 

 

alt  alt 

 

O manual de instruções, impresso em preto e branco, é composto de seis páginas em papel sulfite, acompanhado de uma página extra em papel de alta qualidade, contendo as vistas coloridas das duas versões de pintura que o kit oferece. Escrito em inglês e mandarin, possui instruções de montagem de fácil compreensão, iniciando pela montagem do cockpit, da fuselagem, das asas e dos detalhes externos, com indicações da numeração das peças e referências das cores, com a numeração das tintas da Gunze Sangyo Hobby Color / Mr.Color.do kit. 

 

 alt alt  alt 

 

alt  alt 

 

Os decais são de boa qualidade, semi-brilhantes e finos, sem muito filme e com registro perfeito. A folha de decalques vem em embalagem própria, com uma folha de proteção. Montando duas versões do avião: 

  • VF-72 - USS WASP (CV-7);
  • VMF-111, 1941.
 alt

Conclusão:

Este modelo da Hobbyboss oferece aos modelistas a oportunidade de montar esse importante caça da avião embarcada americana em uma variante inédita na escala 1/48. Sem contar com a possibilidade que os fãs da avião embarcada americana terão de montar um Wildcat com pintura "Early" da Navy! Com excelente preço e qualidade, o modelo da Hobbyboss é recomendado para modelistas de todos os níveis.

 

Agradecemos a Hobbyterra pelo exemplar deste review.

Imagem

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum