
F-15 Fighting Eagle
Eduard 1176 - 1/48
O Avião:
O McDonnell Douglas F-15 Eagle é um caça táctico altamente manobrável, que pode operar sob todas as condições atmosféricas. A superioridade do Eagle é conseguida na destreza e aceleração, alcance, armamento e aviónica. O F-15 dispõe de sistemas eletrônicos e armamento para detectar, focar, perseguir e atacar aviões inimigos quer em espaço aéreo aliado ou inimigo. Os sistemas de armamento e controle de voo foram desenhados para que uma única pessoa possa realizar combate ar-ar com segurança e eficácia.
A aceleração e agilidade do F-15 são conseguidas através de dois motores de elevada potência e reduzida carga alar, fatores vitais na capacidade de manobra, permitindo elevada velocidade ascensorial, alto teto operacional, e capacidade superlativa de manutenção de curva sustentada, características favoráveis em combate em altas e médias altitudes.
O sistema aviónico multi-missão inclui um HUD (Head Up Display) que projeta ao nível dos olhos informações de voo, navegação, aproximação além de informes sintetizados do radar e IFF. Conta ainda com sistema de navegação inercial, instrumentos de voo, comunicações em VHF e UHF, sistema de combate tático, e sistema de aterragem por instrumentos. Também comporta um sistema de combate tático eletrónico, montado internamente e um conjunto de contra-medidas eletrónicas e computador central.
O versátil sistema de radar de pulso Doppler permite a detecção de alvos a altitudes superiores e inferiores ao avião, sem a confusão observada pela paisagem. Consegue detectar e perseguir aviões e alvos de pequenas dimensões a grande velocidade a distâncias além do alcance visual e a altitudes superiores ao nível das árvores. O radar alimenta o computador central com informações sobre o alvo para uma entrega eficaz do armamento. Para lutas frente-a-frente de curto alcance, o radar automaticamente foca o avião inimigo, sendo esta informação projetada no HUD. O sistema de guerra eletrónica do F-15 dispõe de aviso contra ameaça e contra-medidas automáticas contra ameaça. Devido à velocidade ascensorial e teto operacional encontrados no F-15, o avião foi batizado de "Nave de guerra das estrelas" por ter sido cogitado como plataforma secundária de armas para o programa Star Wars, conhecido oficialmente como Strategic Defense Iniciative, durante o Governo Ronald Reagan.
A versatilidade do F-15 permite-lhe também carregar uma vasta variedade de armas ar-ar. O sistema bélico automatizado permite ao piloto realizar combates aéreos com segurança e eficácia, usando o HUD, a aviónica e os controles do armamento localizados quer na manete do motor ou do controlador de navegação. Sempre que o piloto alterne entre sistemas de armamento será automaticamente visualizado no HUD o respectivo sistema de armas e solução de tiro.
O Eagle pode ser armado com combinações de quatro armas ar-ar: mísseis AIM-7F/M Sparrow, mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM avançados de alcance médio nos cantos inferiores da fuselagem, mísseis AIM-9L/M Sidewinder ou AIM-120 em dois suportes nas asas, e uma metralhadora interna 20 mm Gatling na asa direita.
Fonte: Wikipédia

O Kit:
O modelo que encontramos dentro da caixa é o antigo F-15 A/C da Academy. É um kit que segundo algumas pessoas, apresenta falhas no desenho de algumas peças e no shape da fuselagem. As linhas de painel são perfeitas, sendo bem finas e sem "desvios". O modelo possui uma boa gama de armas para equipar o avião, o que deve deixar o modelsta bem confortável em relação as opções na escolha das armas. Um detalhe curioso é a quantidade de painéis de instrumentos que aparecem espalhados pelas árvores do modelo. Mas o grande diferencial nesse kit são as inclusões da Eduard. Esse modelo recebe um set com novas tubeiras, rodas e assento ejetável de resina, além de duas folhas de photoetched e uma folha de máscara para pintura também da Eduard.
Detalhes:
Mesmo não sendo recente, o kit apresenta bons detalhes com linhas em baixo relevo bem suaves. O único ponto negativo fica por conta da transparência que apresenta aquela horrível linha bem no meio fazendo com que o modelista tenha que remover através de uma lixa bem fina e depois aplicar um bom polimento para que a marca do trabalho desapareça por completo após a utilização de Future.
Set:
Para dar um plus no modelo, a Eduard além da embalagem caprichada ela incluiu alguns acessórios e ótima qualidade e que deixar qualquer modelista satisfeito com a aquisição. Esse set é composto por duas folhas de photoetcheds sendo um colorido para o interior e outro normal para aplicação em áreas diversas no modelo.
Temos também um assento em resina, jogo de tubeiras e um jogo de rodas para dar uma vida a mais na finalização do modelo.
Finalizando o set dois folhas de decais impressas pela Eduard sendo uma com os datas do avião e a outra com marcações específicas para versões A e C do F-15.
Folha de instrução:
Como sempre a Eduard não deixa a desejar na questão da instrução do modelo, além de uma bela apresentação colorida é bem cuidada, a folha é muito clara, mas demanda um pouco de atenção para modelistas menos experientes.
Enfim, é uma excelente aquisição e que fez uma ótima combinação entre o modelo da Academy e esse conjunto de aftermarket da Eduard. É um modelo muito bem recomendado.
Obrigado a Eduard pelo envio do exemplar para review!
|