Spitfire Mk.IXc Super44 Eduard 1/144
Escrito por Eduardo Mendes   
Qua, 26 de Junho de 2013 00:51

 

 

 

 

Box

Spitfire Mk.IXc Super44 Eduard 1/144

O Spitfire Mk.IXc

O Mk.IXc "late" caracterizava-se pelo armamento nas asas com um previsão para dois pares de canhões de 20mm, dos quais somente os internos eram montados e "bolhas" alongadas no dorso das asas, cobrindo justamente as culatras dos únicos canhões montados. Versões mais antigas do MK.IXc tinham essas bolhas mais largas, permitindo a montagem dos dois pares de canhões se necessário. Ambas as sub-variantes dispunham de 4 metralhadoras de .303 polegadas nas porções mais externmas das asas. Os Mk.IXe distinguiam-se pela eliminação das metralhadoras .303 e pela opção de montagem de duas metralhadoras .50 montadas nas posições internas ao lado dos canhões de 20mm, que eram montados nas posições externas. Para mais detalhes, veja este link.

 

O Kit

Esta é a segunda versão de Spitfires IX lançados pela Eduard na escala 1:144, agora trazendo os Mk.IXc "late".

A caixa, infelizmente um tanto que frágil, com aberturas laterais, traz dois kits completos, incluindo decais para 5 versões e muito bem vindas máscaras para os minúsculos canopies. Diferentemente do kit dos Mk.IXe, desta vez só temos opção para montar modelos com asas "elípticas" (a Mk.IXe oferecia uma asa "elítica" e outra "clipped", com as pontas cortadas).

Exceto as asas e os decais, o kit é essencialmente o mesmo oferecido para o Mk.IXe e avaliado pela APRJ aqui.

 

Opções

O kit permite montar 5 versões diferentes, todas bastante atraentes:

Options

  • A - MJ586, Pierre Clostermann, No. 602 RAuxAF Squadron, Longues sur Mer, 7 de julho de  1944
  • B - ML296, F/Lt Otto Smik, No. 312 Squadron (Czech) RAF, North Weald AB, final de agosto de 1944 (Merlin 70)
  • C - MJ250, No. 601 Squadron RAuxAF, Italy, verão de 1944 (em metal natural)
  • D - ML135, Jerry Billing, No. 401 Squadron RCAF, Tangmere AB, 7 de junho de 1944
  • E – ML135, Jerry Billing, No. 401 Squadron RCAF, Tangmere AB, julho de 1944

 Detalhe interessante é que todas essas versões são oferecidas no kit Eduard Profipack do Spitfire na escala 1/48. É uma chance de fazer uma "brincadeira" com as escalas...

 

Conclusão

Uma ótima opção para montar duas belas réplicas de um dos mais belos aeroplanos de todos os tempos, por um preço bastante acessível (US$ 20 na loja da Eduard, sem fretes ou impostos).

Posso garantir que a montagem é bastante fácil e o resultado excelente: recentemente montei um dos Mk.IXe, que é essencialmente o mesmo kit, em menos de 24 horas entre abrir a caixa e colocar na estante, totalmente acabado. E esse modelo conseguiu uma medalha de prata na nossa convenção da APRJ entre os aviões militares a hélice na escala 1/144.

Recomendado para modelistas de todos os níveis que desejem divertir-se na escala 1/144 (desde que sintam-se capazes de trabalhar com peças, digamos, minúsculas).

  

Agradecemos a Eduard pelo exemplar deste review

alt

 

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum