BF-109 E-3 Eduard Weekend 1/48 (84165)
Escrito por Eduardo Mendes   
Qui, 16 de Maio de 2013 23:27

 

Cover

 BF-109 E-3 Eduard Weekend 1/48 (84165)

 

 

Histórico

A mais importante variante do Bf-109E em termos numéricos, o E-3 era o mais moderno caça disponível para a Luftwaffe no início da II Grande Guerra. Teve participação destacada nas campanhas do início do conflito até a Batalha da Inglaterra. Diversos ases alemães iniciaram sua carreira voando o E-3.

Dentre eles o famoso ás Josef Priller, então Staffelkapitän do 6./JG 51 no outono de 1940. "Pips" Priller, anos depois, chegaria a Geschwaderkommodore da JG 26, os temidos "Abbeville Boys".

 

 

Priller 109E3 

 

O kit

Esta é a versão "Weekend" do excelente kit da Eduard revisado pela APRJ aqui em sua versão Profipack.

A caixa de bom tamanho e tampa separada contém as mesmas árvores em estireno cinza claro e verde oliva (asas) do kit Profipack, embaladas separadamente em sacos plásticos fecháveis. Ausentes da versão mais completa estão as folhas com detalhes adicionais em PE e as máscaras para as transparências.

As peças são muito bem moldadas e o nível de detalhe é impressionante. De fato, à exceção dos cintos de segurança o kit permite montar um modelo bastante bem detalhado, incluindo slats separados e um motor DB-601 que pode ser deixado à mostra, itens nem sempre presentes em kits do Bf-109 na escala.

Se em termos de conteúdo as instruções são essencialmente as mesmas, a impressão é mais modesta que a da versão Profipack - embora perfeitamente clara e concisa - melhor do que muitas instruções de kits ditos "top" da concorrência.

 

Box contents Det-1  Control surfaces  Det-3 

 

Versões

Somente uma opção de decoração é oferecida, para o "Amarelo 1" do Oblt. Josef "Pips" Priller.

A folha de decais é bastante simplificada, contendo apenas as marcações básicas e alguns estênceis mais evidentes. Para uma decoração mais completa será necessária a adição de estênceis oferecidos, por exemplo, na folha de decais D48013 da própria Eduard e que acompanha o kit Profipack. A impressão dos decais, feita pela próprie Eduard, é perfeita.

 

Decals  Scheme 

 

 

Conclusão

Uma excelente opção para uma montagem rápida e de qualidade de um bom modelo de um importante caça da Luftwaffe.

Trata-se de uma ótima chance de, com um custo relativamente baixo (pouco menos de US$ 25 na loja da Eduard) dar saída para aquela "coleção" de decais e acessórios em 1/48 que muitos de nós temos em casa. Recomendado para todos os níveis de modelistas pela qualidade do kit e potencial para montar um belo modelo.

 

Agradecemos à Eduard pelo exemplar deste review.

alt

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum