Bussing-NAG 500 A - IBG - 1/35
Escrito por Augusto Versiani   
Dom, 12 de Maio de 2013 10:40

 

Büssing-NAG type 500 A 1/3IBG 5 kit 350111

 

 O veículo

A companhia Büssing foi fundada em 1903 e é considerada como sendo a mais antiga fabrica de caminhões da Alemanha . Desde seu inicio dedicou-se a fabricação de caminhões e ônibus. Em 1931 a Büssing comprou a AEG – NAG e passou a se denominar Büssing-NAG fabricando caminhões com capacidade de carga de 1,5 a 11,5 ton, bem como caminhões para o serviço militar. Foram fabricadas cerca de 15.000 unidades, com capacidade de 4,5 ton, dos tipos 500 A/S e 4500 A/S. As letras A e S significavam respectivamente tração nos eixos traseiro e dianteiro ou tração apenas no eixo traseiro.

O modelo 500 A foi fabricado em pequenas quantidades entre 1940 e 1942, sendo mais comum o 500 S. A principal difrença entre os dois era que no 500 A a cobertura do motor era inclinada subindo em direção a cabine e tinha um numero menor, 4 ou 5, aberturas de ventilação tampa lateral do motor.

 

 

O modelo

O kit da IBG vem numa grande caixa bastante resistente. São seis árvores de peças em cinza, uma árvore com as transparências e uma folha de decais. A folha de instruções em preto e branco apresenta as etapas de montagem em vistas 3 d, com mapa de peças e orientação de pintura. A instrução é bem detalhada mas um pouco escura o que prejudica ver com clareza alguns detalhes.

 photo ft19_zps71ff538d.jpg  photo ft20_zps939d209e.jpg  photo ft21_zpse776502d.jpg  photo ft22_zps49f0ebd1.jpg

 

 

A qualidade da injeção é muito boa, os detalhes são nítidos e sem falhas aparentes. O detalhes são muito bons , volante, pneus e a grade frontal com as ranhuras abertas, por exemplo, são muito realistas e em escala. Os pontos de ligação com as arvores são um tanto grossos, e vai ser preciso cuidado ao separar as peças menores. No entanto o plástico usado pela IBG não é tão macio como é comum se encontrar em kits da Europa oriental, o que facilita o corte e a limpeza das peças. O painel de instrumentos traz apenas o contorno dos reógios sem detalhes em plástico ou em decal. O motor é bastante detalhado permitindo que se monte os paineis laterais abertos .As transparências são de ótima qualidade, cristalinas e sem distorções. A pequena folha de decais é bem impressa com filme fino e em registro.

 photo ft1_zps8d2fdc7e.jpg  photo ft2_zps979d989c.jpg  photo ft3_zps45aa7cbe.jpg  photo ft4_zps82ddbacb.jpg  photo ft5_zps2ddec6b8.jpg
 photo ft6_zps28413348.jpg  photo ft7_zps472e6df0.jpg  photo ft8_zps0a404b00.jpg  photo ft9_zps896ca4af.jpg  photo ft10_zpsa59c7c78.jpg 
 photo ft11_zps86dc5ee9.jpg  photo ft12_zps6a91ffe7.jpg  photo ft13_zpsfaa44da3.jpg  photo ft14_zps84e85384.jpg  photo ft18_zps299e09f3.jpg

 

 photo ft15_zpse9ad2bb4.jpg  photo ft17_zpsb471c8fc.jpg  photo ft16_zps2c7f117c.jpg

 

 

As versões apresentadas são:

4ª divisão panzer, França, abril de 1940

5ª divisão de infantaria, Prussia, 1941

 

Conclusão

Mais um belo lançamento da IBG, um kit muito detalhado e bem injetado, que vem aumentar a disponibilidade de caminhões alemães da segunda guerra na 1/35. Altamente recomendado

 

Agradeçemos a IBG Models pelo exemplar deste review

alt

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum