Técnica: Zimmerit - Uma nova técnica
Escrito por Andre Assef   
Qui, 02 de Maio de 2013 13:10

Histórico desta técnica:

Este zimmerit já me causou grandes confusões.Num primeiro concurso que eu levei um tigre com ele aplicado, tanto os juízes quanto os concorrentes não acreditaram que eu mesmo o tinha aplicado, afirmavam que eu usava um Cavalieri e mentia sobre o zimmerit!Aliás, este mesmo concorrente, perdeu vários kits tentando aplicar zimmerit, achando que eu utilizava resina odontológica e de prótese!Gastou tempo e dinheiro, era só ter tido a humildade de perguntar!
Aqui mesmo na WK, fui malhado nas primeiras postagens, salvo graças a Deus pelo Rubens e pelo Melzi!
Eu na verdade não podia contar antes, pois havia prometido para um grande amigo meu e na verdade o idealizador deste zimmerit que não contaria!( Graças a Deus ele mudou de opinião e agora vou mostrá-lo para vcs!) quem primeiro me mostrou este material e a possibilidade de se fazer zimmerit com ele,tenho que reconhecer, foi meu amigo Max! Me fez prometer também que não contaria a ninguém, e como cumpro com minha palavra, não contei a ninguém! sofri com isto durante anos, embora alguns colegas, como o Rubens, por exemplo, descobriu por si só, olhando um aplicado,mas é um modelista experiente! Recentemente, meu amigo m e passou os direitos autorais, digamos assim,sobre esta técnica e me permitiu que divulgasse!

Vantagens:
-é barato-
-rápido de aplicar( Num Tigre cerca de 20 minutos)
-Fácil- qualquer mané como eu consegue aplicar
-Tempo de trabalho- vc tem bastante tempo de trabalho para fazê-lo, não precisa correr!Vc tem até 3 dias para fazer correções!
-Erro-É uma técnica que permite o erro! Se errar, vc pode passar um pano úmido com água e retirar, ou passar de novo a massa e o pente!
-Opções- te dá muitas opções de fazer, de forma que um tanque nunca fica igual ao outro!
- Escala- te permite usar em várias escalas!

Desvantagem

-tempo de cura- quando vc aplica o zimmerit, ele vai demorar para curar! Em princípio, são cerca de 3 horas, para poder manipulá-lo, 3 a 4 dias que ele ainda pode ser mexido, com um aspecto de borracha. Depois disso, endurece como pedra!

Material para confecção do zimmerit:

Aplicador de zimmerit da tamya(também pode ser uma serrinha, quanto menor, menor a escala). Eu em Tigres e panteras, gosto de usar a 0,7mm, e em PZ IV a 0,5mm!

Imagem

Imagem

Um pincél e uma espátula( como não achei minha caixa de espátulas, utilizei a metade de um grampo de roupas, mostrando que qualquer coisa lisa serve)!!! Ambos vão servir para a aplicação da pasta!


Imagem

Uma escova de dentes e um pano- para a limpeza dos dentes do aplicador!


Imagem

Imagem

E o segrado de tudo a pasta: Pasta para modelagem da Acrilex!

Imagem

Em dinheiro de hoje, esta pasta custa R$¨6,00 (U$3,00) , dá para no mínimo 10 modelos(menos de 60 centavos por modelo), o aplicador da tamya custa R$ 26,00(U$ 13,00), e é eterno, desde que bem limpo. Portanto dá para se fazer muitos modelos a um preço muito baixo!

A Técnica:

Peguei um Tigre, e montei só as partes que levarão zimmerit! Note que marquei com uma caneta para retroprojetor as áreas onde não vai zimmerit, onde vão as saias e onde vão os furos(pois a pasta vai cobrir)

Imagem
Imagem
Imagem

Pega-se com o pincél uma porção de pasta!

Imagem

E aplica-se sobre o modelo:

Imagem

Com uma espátula, homogeniza no modelo:

Imagem

De forma que fique numa espessura bem fina:

Imagem
Imagem

Com o aplicador(pente), vc arranha o modelo:

Imagem

corre por ele por cerca de 0,5 cm e levanta o pente:

Imagem

A cada cinco ou seis passadas, limpe o pente com o pano e esfregue a escova entre seus dentes, para tira excessos de pasta:

Imagem
Imagem

E assim vc vai passando por todo o modelo, arranha, levanta, arranha, levanta, arranha levanta:

Imagem
Imagem
Imagem

Não se preocupe com os excessos, algumas horas depois vc vai tirá-los! Aplicação em um Tigre leva exatamente 20 minutos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Se vc não gostou do efeito em algum lugar, passe um pano umedecido com água e remova a pasta, ou se quiser(e como eu faço), aplique só mais um pouco de pasta e passe novamente o pente!
Importante: após a aplicação, lave e esfregue com a escova os aplicadores da Tamya,pois depois de endurecido é impossível e vc perde o material. assim desta forma, vc tem aplicadores para sempre!

Imagem

Espere algumas horas( duas no mínimo), para mexer no tanque! Daí com um estilete, vc passa e vai retirando os excessos:

Imagem
Imagem


Neste momento, se vc quiser, pegue o estilete e raspe umas porções de zimmerit, para imitar os descascados do mesmo e deixá-lo mais realista:

Imagem
Imagem

Aqui elke pronto!

Imagem
Imagem

 

Pra quem quiser ver em tempo real, aqui está um vídeo que coloquei hoje no youtube, desta aplicação. Assim se tem a noção exata de tempo da coisa!

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum