Universal Carrier MK II IBG 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Sex, 18 de Janeiro de 2013 14:46

Universal Carrier MK II - IBG -1/72 kit 72024

 

 

O Veículo

O Universal Carrier foi um desenvolvimento dos tanketes doas anos 20. Fabricado a partir de 1934 pela Vickers Armstrong este pequeno veículo de múltiplas funções teve longa vida ativa só tendo encerrada sua produção em 1960. Inicialmente o projeto previa diversas pequenas variantes, entre elas o Bren Gun Carrier, daí a confusão que por vezes se faz com este nome. No fim decidiu-se por um único modelo que atendesse as diversas funções e foi adotado o nome Universal.

 

 

 

O Kit

 Até hoje o único modelo disponível em pequena escala era o antigo Airfix. A IBG veio mudar este panorama lançando um novo kit do Universal Carrier. O pequeno kit vem em duas árvores, com peças muito bem injetadas, com detalhes definidos e sem falhas ou rebarbas. As rodas e peças da suspensão são individuais o que Dara ua bela aparência ao conjunto montado,. As esteiras são do tipo “link by lenght”(elos e trechos) com um detalhamento impressionante para a escala. Para ajudar na montagem das esteiras a IBG forneceu um gabarito e detalha nas instruções, de forma clara, os passos que devem ser seguidos para montar o segmentos que formarão a esteira completa. A carroceria mostra os rebites bem representados e em escala, mas as paredes são um tanto espessas para a escala, provavelente uma limitação do processo de injeção. As armas portáteis capturam bem as formas das armas reais. Ainda que nas fotos em macro os detalhes possam parecer simplificados, a olho nu são bastante convincentes e adequados a escala.

 

u15_zpsdfc48c19.jpg image by ipmsrio

 

 

Processo de montagem das esteiras
u11_zps61cd491d.jpg image by ipmsrio

 

 

A instrução vem numa grane brochura em preto e branco, com os passos indicados em desenhos 3D. Achei o tamanho desta instrução desnecessariamente grande, mas isso é apenas a minha impressão, não prejudicando em nada sua função. No manual estão representadas em 4 vistas a indicação de pintura e colocação dos decais para as 6 versões possíveis. A folha de decais é de excelente qualidade, bem impressa, sem falhas de registro e com o filme fino.

 

u3_zpsaa73438b.jpg image by ipmsrio

 

uni_zps05835597.jpg image by ipmsrio
uni0003_zpsd9183216.jpg image by ipmsrio
uni0002_zpscce7aefc.jpg image by ipmsrio

 

As versões oferecidas são

  • 10º regimento de Dragões da 10º brigada de cavalaria da 1ª divisão blindadad Polonesa
  • 7º batalhão do regimento 147 Duque de Wellington da 49ª brigada de infantaria, Holanda, setembro de 1944
  • Regimento Queen’s Own Rifles da 8ª brigada de infantaria da 3ª divisão Canadense de infantaria, Normandia, França, junho de 194
  • 56º regimento de reconhecimento da 78ª divisão de infantaria, Itália, 1943
  • Batalhão de infantaria motorizada, 26ª brigada blindada, 6ª divisão blindada, Itália, 194
  • 69ª brigada de infantaria da 50ª (Northumbriam) divisão de infantaria, Sicília, 1943

 

Conclusão

O modelo da IBG é muito superior ao antigo Airfix e certamente Dara um resultado muito satisfatório, mesmo se tratando de um modelo tão pequeno com este. Altamente recomendado.

Agradeçemos a IBG Models pelo kit deste review

alt

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum