Bedford QLR - IBG - 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Qua, 16 de Janeiro de 2013 18:01

 

Bedford QLR - IBG - 1/72 kit 72002

 

O Veículo

No inicio da segunda guerra a Inglaterra não possuía nenhum caminhão militar com tração nas quatro rodas, o único projeto ainda em estudos era o da Vauxhall, mas caminhava a passos lentos. O início do conflito acelerou o processo e a Vauxhall recebeu prioridade de materiais estratégicos para desenvolver o seu protótipo. O novo modelo recebeu o nome de QL. A origem do nome não é clara, mas o mais provável é que venha de Quad Long, o que significava veículo 4x4 longo, para diferencia-lo dos tratores de artilharia. A tração nas 4 rodas não era permenente, podia ser engajada através de uma alavanca que ao mesmo tempo engatava uma redução na caixa de marchas. Poder rodar como 4x2 em terrenos favoráveis, ajudava tanto na economia de combustível quanto na de pneus. Entre 1941 e 1945 foram produzidos mais de 52.000 QL o que o tornou, de longe, o caminhão mais produzido pelos ingleses. A sua versatilidade permitiu que fosse empregado nas mais diversas funções.

 

Foto: © Copyright 2001-2011 Joe Costello

 

O Kit

O kt da IBG representa o QLR, veículo de radio comunicação. O kit é apresentado em 2 árvores com ótima qualidade de injeção e detalhes bem definidos. Encontrei apenas uma falha de injeção no tanque de combustível que não é difícil de corrigir. Mesmo nas peças menores os detalhes são bastante claros e definidos, no entanto o engate nas arvores em alguns casos vai oferecer alguma dificuldade para se destacar as peças. Vai ser preciso atenção nesta operação, principalmente com as peças mais delicadas.

Toda a parte inferior do veículo é muito bem representada, eixos, rodas, cardans, são peças muito detalhadas e sem falhas. A cabine também é bem representada, com volante, alavancas, e painel de instrumentos bem detalhados, tanto na forma como na escala. Na verdade todas as peças menores têm detalhes muito bem definidos o problema vai ficar por conta da dificuldade de destaca-las das árvores sem danificar nada.

b15_zps71a10bfd.jpg image by ipmsrio
b7_zpsc558d463.jpg image by ipmsrio
b3_zpsff2c8f5e.jpg image by ipmsrio
b2_zps7665b613.jpg image by ipmsrio
b1_zps3aac6138.jpg image by ipmsrio

 

 Acompanha o kit uma folha de decais bem impressa, sem falhas de registro e com o filme bem fino. Também é fornecida uma folha de acetato de boa qualidade com as linhas guia para o corte das transparências. A folha de instruções em preto e branco é bem completa , com mapa das peças, instruções de montagem em representação 3D e com indicação em 5 vistas para pintura e aplicação de decais em cada uma das duas versões oferecidas, que são:

  1. HQ da 1a divisão blindada Polonesa, primavera de 1944
  2. 10º regimento de infantaria montada, 1ª divisão blindada Polonesa, França 1944

 

b17_zps25f900c5.jpg image by ipmsrio

 

Conclusão

O kit da IBG é uma bela representação deste importante veículo inglês, os detalhes são muito bons e a representação geral muito bem feita. O único senão é a dificuldade que se deve encontrar para destacar as peças menores sem danifica-las. Altamente recomendado.

 

Agradeçemos a IBG Models pelo kit deste review

alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum