Messerchmitt Bf-109 F-4 Zvezda 1:48 (4806)
Escrito por Eduardo Mendes   
Seg, 14 de Janeiro de 2013 12:32

 

Caixa

 

Messerschmitt Bf 109 F-4 Zvezda 1:48 (4806)

 

Histórico

A F-4 foi a última e mais numerosa variante de caça/caça bombardeiro dos Messerschmitt BF-109F e era equipada com o motor DB 601E introduzido no modelo F-3. Essa versão começou a ser entregue aos Geschwaderen em junho de 1941.

Dentre os pontos característicos da versão estavam o motorkanone MG 151/20, uma nova placa de blindagem para proteção da cabeça do piloto, além da hélice VDM de pás largas, a tomada de ar do compressor mais larga e o novo formato do radiador de óleo usados no F-2Z. Em boa parte dos exemplares, uma placa de vidro blindado também foi acrescentada à frente do parabrisas. Os reforços estruturais na cauda, adotados emergencialmente no F-1, já tinham sido substituídos por reforços internos desde as últimas unidades produzidas da variante F-2, e portanto nenhum F-4 apresentava esses reforços aparentes. As caixas de rodas "quadradas", da mesma forma, já tinham desaparecido desde os primeiros exemplares de F-1.

 

Um Bf-109 F-4

Fonte: Asisbiz

 

O Kit

Este kit da Zvezda, lançado em outubro de 2012, é essencialmente uma reedição do conhecido kit do mesmo fabricante da versão F-2 (#4802) com a adição e correção de alguns detalhes e uma nova folha de decais, permitindo a construção de um modelo muito bem detalhado da versão F4. São 210 peças em plástico cinza e transparências. O kit contém também uma folha de instruções (8 páginas em P&B) e decais para um avião (em dois momentos diferentes). Não acompanham o kit detalhes adicionais em PE ou resina nem máscaras para as transparências ou camuflagem.

Como um review bastante completo do kit do F-2 da Zvezda pode ser acessado aqui, vamos procurar nesta resenha destacar apenas as diferenças entre os dois kits.

Em uma nova árvore (marcada como F), é fornecida uma série de peças não disponíveis no kit da versão F-2. Entre elas:
• Uma hélice VDM 9-12010 (de "pás largas");
• Uma nova tomada de ar para o carburador;
• Um conjunto de peças para o novo radiador de óleo (sob o nariz);
• Uma placa de blindagem e o assento para poder montar-se o modelo sem o piloto;
• Um par de novos capôs do motor para o lado direito (com e sem detalhes estruturais internos).
• O filtro de ar 'tropical';
• Uma nova cauda, sem os reforços externos na fuselagem traseira;
• Um par de canhões MG 151/20 e seus pods subalares (para a variante R-1);
• Painéis subalares para adaptar adequadamente os pods do R-1;
• Três modelos de suportes ventrais para bombas e tanques suplementares;
• Uma bomba SC 250;
• 4 bombas SC 50;
• Um tanque suplementar de 300 litros;

 

 

Sprue F Armamento novo Helice nova
Cauda sem reforço externo Capô etc banco e blindagem

 

A árvore D também foi modificada, agora apresentando peças para montar a caixa de rodas "redonda", correta para a versão F-4 (e praticamente todos os F-2 em diante). Na folha de decais são fornecidas faces dos instrumentos do painel, o que não acompanhava o kit da versão F-2.

 

Sprue D Caixa de rodas 1 caixa rodas 2

 

Quer dizer, com o kit dá para estender substancialmente o número de variantes que se podem construir. E ainda se ganha uma boa quantidade de peças para a caixa de sobressalentes...

A qualidade e o detalhamento das peças em geral é impressionante, mas há algumas marcas de encolhimento (sink marks) em alguns lugares, como por exemplo em uma das pás da nova hélice e nas peças da cauda (mas nada que um pouquinho de massa e lixa não corrijam perfeitamente).

 

Versões Oferecidas

O kit oferece decais para modelar apenas um avião. É o WNr. 13088, do 8/JG-54 Grünherz, pilotado pelo Experte Max Ostermann (102 vitórias). Ostermann, segundo as instruções, usou este avião na primavera-verão de 1942. O avião pode ser pintado num esquema RLM 74/75/76 e 'pintas' RLM 02 ou num esquema de inverno, sobrepintado de branco em várias áreas.

Os decais são impressos pela própria Zvezda. Aparentemente são muito foscos e há pequenos mas irritantes problemas de registro. O meu exemplar também aparenta ter problemas de escorrimento da tinta verde justamente no "grünherz" (seria proposital?). Felizmente o que não falta são decais de boa qualidade para o F-4 no mercado.

Para completar, reparem que na foto do avião de Ostermann (que ostenta as marcações propostas no kit) as portas do trem de pouso foram removidas. Quem for montar o kit pode lembrar deste detalhe...

 

paintscheme sceheme2 paint Ostermann

 

 

Conclusões


É realmente impressionante a quantidade de pesquisa que este kit contém, e o grau de atenção aos detalhes dado pela Zvezda na sua confecção. A correção de algumas das principais falhas do kit do F-2 também revela que o fabricante está antenado com as críticas dos consumidores, o que é muito positivo.

A ponto de só faltarem, na minha opinião, um jogo de cintos de segurança para os que preferirem seu modelo sem o piloto e, talvez, um painel em PE+filme para um melhor visual no caso de se desejar montar o cockpit aberto (existe um zoom da Eduard para o F-2 que aparentemente servirá muito bem neste caso). Decais melhores também ajudarão bastante. Por outro lado, itens assim acrescentariam mais alguns dólares aos excelentes 22,70 dólares (preço de lista, sem frete e impostos) cobrado pelo kit na Hobbyterra.

Em suma, trata-se de um belíssimo kit de uma importante versão do BF-109. A sua maior virtude sobre os concorrentes, a exaustiva abrangência, pode ser encarada por muitos justamente como a sua principal fraqueza. A complexidade do kit - com peças para praticamente todas as variantes possíveis do F-4 - e a quantidade de peças - várias delas muito pequenas - exigirão constante atenção e alguma habilidade do modelista. Por esse motivo, em uma primeira análise posso recomendá-lo apenas para modelistas mais experientes.

 

 

Agradecemos a Hobbyterra pelo exemplar deste review.

Imagem

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum