Yak-3 Zvezda 1/48
Escrito por Nelson Rapello   
Qua, 09 de Janeiro de 2013 12:41

 

 Yak-3 Zvezda 1/48 Kit No 4814

Quando vimos esse kit pela primeira vez em Novembro numa vitrine na convenção de Telford, ficamos bastante impressionados pelo conteúdo dos galhos e com uma forte sensação de que talvez esse viesse a ser o Yak-3 definitivo. Agora passados 2 meses e com ele em mãos é possível se ter uma idéia melhor a seu respeito e fazer uma comparação com o seu concorrente mais próximo da Eduard.

Apresentação do Kit:

  O kit é composto por 127 peças, sendo 122 em plástico estireno cinza claro, 5 transparentes, e uma folha de decalques. A injeção é de excelente qualidade, com poucas rebarbas e nível de detalhamento excelente para a escala, pesando contra apenas alguns pontos de injeção em locais inconvenientes conforme veremos mais a frente. Destaque especial para a qualidade das transparências, inteiramente cristalinas e com muito pouco efeito de lente. No entanto infelizmente, como já é de costume da Zvezda, a folha de decalques, apesar de bem impressa e com motivos bastante atraentes, possui um filme fosco de qualidade muito baixa, com cores pálidas e cujo branco já vem totalmente amarelado, mesmo tendo sido o kit lançado a pouco mais de dois meses.

O que realmente é lamentável, pois as três versões que o acompanham são bem interessantes, a começar pela própria da arte da caixa que representa o avião do Herói da União Soviética, Tenente Savely Nosov na primavera de 1945. A segunda versão pertenceu ao Tenente Marcel Albert do Esquadrão Normandie-Niemen, também na primavera de 1945 e a terceira o avião do Capitão Semion Rogovoy na frente do Baltico no outono de 1944.

A folha de instruções contém textos bastante sumários em inglês e russo, que complementam apenas os diagramas que representam as diversas fases da montagem. Aparentemente esta não deve apresentar grandes problemas pois os desenhos são de fácil compreensão e a numeração das peças indicada, encontra-se representada junto as mesmas nos respectivos galhos.

 

 

Yak-004_zps4ff06ec4.jpg image by ipmsrio

 

O primeiro galho do kit trás as duas metades da fuselagem, sendo que essas foram seccionadas na altura do capô do motor, de forma permitir a escolha entre a montagem com o motor exposto ou não. As linhas em baixo relevo são adequadamente finas para a escala e os rebites representados de forma bastante satisfatória por furos em baixo relevo que permitem a uma aplicação de wash bastante sutil. Ao meu ver o destaque aqui é para forma bastante realista como foi representado o entelamento do leme, sem os exageros que alguns fabricantes costumam realizar nessas partes. Cabe observar que a Zvezda deu principal destaque no kit a possibilidade de montá-lo com o motor aberto, para tal boa parte das demais peças desse galho é dedicada as opções de tampa aberta ou fechada do motor e do berço do mesmo. Essas partes estão finamente representadas e formarão um fantástico conjunto com o motor conforme será demonstrado mais a frente. Estão ainda representados nesse galho, os canhões sobre o nariz, pernas de trem de pouso, spinner com as hélices, 2 opções de painéis de controle, sendo uma para os instrumentos representados por decalque e algumas outras peças do interior da cabine. O segundo galho traz como elemento principal as metades inferior e superior das asas. Essas foram injetadas como peças inteiriças, sendo que na metade superior encontra-se também moldado o piso da cabine com um par de consoles laterais e ainda na parte de baixo desta os porões de rodas com um conjunto de longarinas razoavelmente bem pronunciadas.

Yak-005a_zps53633eec.jpg image by ipmsrio
Yak-009_zpsa447b510.jpg image by ipmsrio

 

Dois detalhes que chamam a atenção nesse kit, são a forma como as linhas e rebites representados são convenientemente suaves e a possibilidade de se montar os ailerons em posição variada. Lembrando ainda que esse era um avião praticamente todo em madeira e por essa razão muito poucas linhas de painéis eram externamente visíveis. Estão ainda nesse galho, os estabilizadores horizontais, portas de trem de pouso, rodas e capô do motor, detalhes esses que serão melhor apresentados na comparação com o kit da Eduard. Conforme já foi dito, o foco principal do kit é a possibilidade da montagem com o motor aberto, em função disso, a grande maioria da peças do terceiro galho é dedicada justamente ao motor. Nestes as partes estão finamente representadas e pelo que eu pude perceber pelas poucas fotos de época existentes, são razoavelmente fiéis as originais. Parece-me que pouca coisa irá restar aí que necessitará ser complementada por scratch ou algum aftermaket, sendo que este depois de montado formará um belo conjunto com as partes do berço representadas no primeiro galho. Apenas deixo registrada aqui a omissão pela Zvezda, do conjunto de tampas laterais e superior do motor injetadas em separado para uso com o motor aberto. Isso certamente fará falta durante a execução de um diorama ou vinheta, embora ainda reste a possibilidade de recortá-las e afiná-las do conjunto opcional para a montagem do cowling fechado. As demais peças do galho são dedicadas a figura do piloto, que me parece bem aceitável para a escala, tendo ainda duas opções de cabeça com o óculos na testa ou sobre os olhos. O galho das transparências é composto por 5 peças que representam a parte frontal, intermediária, blindagem traseira e duas opções de canopi da parte de traz. Uma delas com pequenas bolhas laterais, quase impossíveis de se ver na foto, que seria usada na 1ª e 3ª versões de pintura e a outra lisa usada na versão do Normandie-Niemen.

 

Yak-008_zpsabf5fc12.jpg image by ipmsrio
Yak-018_zps8672cd51.jpg image by ipmsrio

 

Conclusão

Na minha opinião, o kit da Zvezda é altamente recomendável e acho que deva ser considerado como a melhor opção para quem deseja adquirir um Yak-3 daqui por diante. Mais ainda se o objetivo for montá-lo com o motor exposto.

Veja o comparativo com o modelo da Eduard

Agradecemos a Hobbyterra pelo exemplar deste review.

Imagem

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum