Einheitsdiesel Recovey Crane - IBG 1/35
Ter, 01 de Janeiro de 2013 10:25

einheitsdiesel_01_zpsf2de7872.jpg

Einheitsdiesel with Bilstein Recovery Crane

IBG Model 35006

Sobre o Veículo:

Em 1934 o governo alemão lançou o programa Einheits (padrão) que visava padronizar todos os veículos utilizados pelo exército.Os veículos de cada categoria deviam ter padrões mínimos e diversas partes em comum, mesmo que feitos por diferentes fabricantes. O desenvolvimento do Einheits-Lastkraftwagen, o que significa caminhão padrão, começou neste ano. O plano era desenvolver veículos com 2, 3 e 4 eixos com capacidade de carga de 1,5 , 2,5 e 4 ton. No fim apenas o modelo com 3 eixos e 2,5 ton. foi produzido em série. O principal desenvolvedor do chassis foi a Henschel. O motor foi desenvolvido pela MAN em cooperação com a Henschel e a Humboldt-Deutzmotoren AG. O sistema de tração, com suspensão independente, acionava as seis rodas com possibilidade de bloqueio manual. Tudo isso levou a um excepcional desempenho em qualquer tipo de terreno. Nove fabricantes produziram o veículo: Büssing-NAG, Daimler-Benz, Faun, Vomag, Henschel, Krupp, Magirus, MAN e Borgward. Ao contrario de outros projetos Einheits, o Einheits-Diesel foi feito de forma identica por todos os 9 fabricantes, tendo sido produzidos 17.500 unidades entre os anos de 1937 e 1940.

 

Veículos no período da guerra:

alt alt

Fotos : Kfzderwehrmacht

Sobre o Modelo:

Apresentado em uma caixa boa no quesito da segurança do modelo, mas grande para o conteúdo, o modelo vem embalado em várias embalagens individuais que proporcionam uma boa visão do conteúdo para o caso de uma checagem rápida do conteúdo sem haver necessidade de abrir qualquer uma delas.

O conteúdo da caixa é apresentado em 06 sprues com as peças do modelo, 01 sprue transparente da janelas, 01 folha de decal e a folha de instrução As peças possuem detalhes razoáveis e alguns um tanto exagerados em relação a escala. Com certeza alguns set's de photoetched irão melhorar consideravelmente a apresentação do modelo e a própria IBG fornece dois sets de detalhamento, não específicos para este modelo,  IBG IN06 e IBG IN07 .

O Kit:

alt alt alt alt alt

 

A Transparência:

Bem clara e sem distorções, a transparência é cristalina e que vai possibilitar uma boa visibilidade do interior do veículo.

 alt

 

Detalhes:

As peças são bem injetadas sem falhas ou rebarbas. Os pneus e rodas tem um ótima representação. A suspensão independente para as rodas é bem representada com os respectivos braços individuais bem detalhados.  A representação da madeira na carroceria é boa, mas com peças lisas. A porta traseira é bem representada, mas não oferece  a possibilidade de montagem aberta, o mesmo vale para as laterais do capo. O guincho é bem detalhado e o manual mostra de forma clara como montar o sistema de polias. O kit trás um motor simplificado mas suficiente para uma boa representação com o capo fechado. O piso da cabine é bem detalhado bem como o volante e demais comandos. O painel de instrumentos trás apenas a representação dos circulos dos instrumentos sem detalhes internos ou decais para representar os diais.

 

alt alt alt alt
alt
alt alt alt
alt alt alt alt

Decal:

A folha de decal aparenta possuir um filme bem fino o que pode requerer do modelista um pouco mais de cuidado na sua aplicação bem como no uso de produtos para fixação do decal, mas isso é também um ponto positivo, pois isso vai diminuir sensilvemente o efeito de silvering no decal. Como opção de pintura, a folha apresenta duas opções de pintura, sendo:

1) Maintenance Company of 4th Armoured Division, France, 1940

2) Maintenance Company of 6th Armoured Division, Eastern Front, Russia, Winter 1941

 alt

 
Folha de Instrução:
 
A folha de instrução é bem servida na quantidade de imagens dos sprues, temos uma página para cada sprue, acho isso um exagero, mas não atrapalha. A IBG apresenta a instrução de montagem baseada em desenhos de cad, o que ficou interessante, fica difícil se perder nesse sistema.
 
alt alt alt alt alt alt
alt alt alt alt alt alt
alt alt
alt
alt alt alt
alt alt alt alt alt
alt

 

Conclusão:

É um bom modelo, mesmo que venha a se beneficiar da adição de algum tipo de aftermarket, o que na verdade, com as novas exigencias do mercado, se tornou um item desejável em todos os modelos que são lançados no mercado pelos mais diversos fabricantes. A IBG vem colocando no mercado uma linha de caminhões e utilitários antes explorados apenas pelos fabricantes artesanais de resina. Consultem o site da IBG Models e encontrem outras excelentes opções para esse tipo de veículo. Altamente recomendado.

 Agradeçemos a IBG Models pela oferta do modelo para review

alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum