Junkers Ju-52 - Eduard - 1/144
Escrito por Augusto Versiani   
Dom, 16 de Dezembro de 2012 23:21

 

 

Junkers Ju 52  SUPER44 Eduard - 1/144 - Item 4424

 

O avião

 

 

O junkers 52 é provavelmente um dos mais conhecidos aviões alemães da segunda guerra. Projetado nos anos 1920, como avião de passageiros, o Junkers 52 desempenhou as mais diversas tarefas na força aérea alemã: Transporte de passageiros, transporte de tropas, transporte de carga, avião ambulância, bombardeiro, avião caça-minas foram algumas das funções que esse versátil avião desempenhou. Apesar de sua baixa velocidade, o junker 52 era um avião muito fácil de pilotar e essa característica fez com que tivesse desempenho acima do esperado. Em pelo menos duas ocasiões o Junkers 52 desempenhou papel dramático na Segunda Guerra. A operação de desembarque dos paraquedistas no aeroporto de Maleme na ilha de Creta, sob o fogo direito da artilharia antiaérea inglesa e a operação de transporte de suprimento e pessoal para as tropas cercadas em Stalingrado sob as mais duras condições meteorológicas foram prova da versatilidade do avião.

 

O kit

 O kit da Eduard vem na nova apresentação SUPER44 que engloba em uma mesma embalagem o modelo, máscaras para pintura e decais para quatro diferentes versões. São um total de 55 peças, com uma injeção de ótima qualidade sem falhas ou rebarbas. Chamou-me especialmente a atenção a excelente reprodução da superfície corrugada característica do Junkers 52. Um detalhe bastante difícil de reproduzir com realismo principalmente em uma escala pequena como esta. Os motores são simplificados, mas adequados à escala. No kit, são fornecidos skis que não são utilizados nas versões oferecidas e, portanto, algum novo lançamento deve estar a caminho. As transparências são de ótima qualidade, perfeitamente translúcidas e sem distorções. A folha de decais é também de ótima qualidade, muito bem impressa com filme fino e sem falhas de registro.

 

j2_zps0cb22fc2.jpg image by ipmsrio
j6_zpsc78d424d.jpg image by ipmsrio
j13_zps2685ade4.jpg image by ipmsrio
j14_zps92b5c983.jpg image by ipmsrio
j15_zpsabe68c52.jpg image by ipmsrio

 

O manual de instruções segue o mesmo padrão dos kits profipack, em papel de excelente qualidade com instruções claras e bem reproduzidas e apresentando desenhos coloridos em quatro vistas para orientação da pintura de cada versão.

As versões oferecidas são:

A-     4V+EU, I./KG zbV 172, Trípoli, África do Norte, 1942

B-      4u + nh, operação mercúrio, Creta, maio, 1941

C-      1Z+BF, IV./KGr zbV 1, sul da Itália-Norte da África, fevereiro de 41-maio de 43

D-     3U+MT,9./ZG 26, França, 1940

 

ju0003_zps8c60e87b.jpg image by ipmsrio
ju0005_zpsb9dfd4f5.jpg image by ipmsrio

 

j16_zpsb13e13bf.jpg image by ipmsrio

 

 

 

Conclusão

Trata-se de uma excelente reprodução do junker 52 e atende perfeitamente a quem queira um belo modelo desse avião sem ocupar muito espaço. Altamente recomendado.

Veja o set de PE para este modelo

 

Agradecemos a Eduard pelo exemplar deste review

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum