Me 262 A-1a Academy - 1/72
Escrito por André Cardoso   
Dom, 11 de Novembro de 2012 00:00

 

 Me 262 A-1a Academy escala 1/72 – item nº 12410

 


O avião:

O Me 262 foi o primeiro caça a jato a ingressar em uso operacional, tendo sido utilizado pela Alemanha já no fim da guerra, não obstante ter sido projetado antes do início do conflito, quando recebeu a designação P.1065. Apesar de ter sido um avião notável, houve muitas baixas na sua utilização, em razão da pouca confiabilidade dos motores a jato Jumo 004, que apresentavam problemas, conforme a literatura especializada. Foram construídas várias versões a partir do A-1a, o primeiro da série: Me 262A-1a/U1 (armado com um canhão de 50 mm no nariz) e Me 262A-1a/U2; o reconhecedor desarmado Me 262A-1a/U3, o caça equipado com foguetes R4M Me 262A-1b, os caças-bombardeiros Me 262A-2a e Me 262A-3a, o reconhecedor armado Me 262A-5a, o treinador biposto Me 262B-1a, o caça noturno biposto Me 262B-1a/U1, o caça noturno monoposto Me 262B-2a, e a versão experimental auxiliada por foguetes Me 262C.

A versão do kit é Me 262 A-1a, cujo armamento consistiu em quatro canhões MK 108 de 30 mm. (fontes: Wilkipedia, Luftwaffe 39-45, Sala de Guerra )

 

O Kit:

A Academy nos apresenta um kit de excelente nível de detalhamento, disposto em 3 grades, com plástico na cor cinza esverdeado claro, e uma pequena grade para as transparências, que vem embaladas em um saco plástico próprio, impedindo que sejam danificadas, o que é bom. É possível se montar o kit com o canopy aberto, certo que as transparências estão divididas em três partes, e o kit apresenta peças para montagem da cabine, tais como a parede traseira, banheira com consoles, painel de controle e manche, sendo possível ainda, a adição de sets de detalhamento. O kit não apresenta rebarbas, mas notei que nas portas dos porões de rodas, nos porões de roda traseiros (razos e pouco detalhados), rodas e na peça nº 32, que recobre a parte atrás do assento do piloto, há marcas de injeção visíveis. Não obstante, com um pouco de cianocrilato isso deve ser resolvido. Gostei dos detalhes das rodas, apresentando os sulcos dos pneus, o que permitirá maior realismo ao modelo. Há poucos detalhes nas turbinas, as Jumo 004, mas se o modelista não for por demais exigente, as peças que a compõem, para a escala, já serão suficientes para uma turbina apresentável. Mas quem quiser poderá adquirir os sets para o kit. A fuselagem está dividida em duas partes, certo que a empenagem veio separadamente, o que poderá ser um problema na hora do encaixe, considerando a necessidade do alinhamento e pelo fato de não haver pino para isso. Mas entendo que, com cuidado, e com a aposição de um pequeno plástico como guia, o modelista não terá dificuldade na junção das partes. As asas também vem em duas partes, superior e inferior, sendo de montagem simples, e apresentam boas linhas de painel, bem feitas e rasas. Os demais detalhes estruturais estão bem feitos, apresentando linhas de painel em baixo relevo fino. No que tange ao armamento, a versão apresentada não permite a montagem do passo nº 10, certo que o Me 262 A-1a apenas possuia os quatro canhões de 30mm fixos no nariz. Os foguetes foram utilizados nos A-1b.

 

2.jpg image by APRJ
7.jpg image by APRJ
9.jpg image by APRJ
18.jpg image by APRJ

 

A folha de instruções é única e dobrada, dividida em 12 passos, com explicação clara do passo a passo da montagem, não obstante o equívoco acima apontado. Os decais estão em uma única folha, em bom filme, e permitem a construção de 12 versões, inclusive a de avião capturado pelos americanos (Me 262 A-1a, W Nr. 500491, May 1945) e o Me 262 A-1a, JV44, 1945, pilotado pelo as Adolf Galland.

- Me 262 A-1a, W Nr. 111918, III./JG7
- Me 262 A-1a (V186), W.Nr. 130186, Obstit. Heinz Bar, III./EJG2, Março de 1945
- Me 262 A-1a, 7./KG(J)54 "Totenkopif", Neuburg-on Danube, Março de 1945
- Me 262 A-1a, W.Nr. 500491, Obfw. Heinz Arnold, 11./JG7, Março de 1945
- Me 262 A-1a, W.Nr.500491, Março 1945
- Me 262 A-1a, W.Nr.500491, Outubro de 1945
- Me 262 A-1a, W.Nr. 111559, Obstit. Heinz Bar, III./EJG2, Março de 1945
- Me 262 A-1a, W.Nr. 111711, Piloto de teste Hans Fay, Março de 1945
- Me 262 A-1a, W.Nr. 110400, Maj. Walter Nowotny, Novembro de 1944
- Me 262 A-1a, Obfw. Heinz Arnold, 11./JG7, Abril 1945
- Me 262 A-1a, W.Nr. 113367(?), Newark, New Jersei, USA, Setembro de 1945 (avião capturado)
- Me 262 A-1a, GenLt. Adolf Galand, JV44, 1945

 

 

 

Conclusão

Por fim, e não obstante algumas pequenas falhas, trata-se de um excelente kit, de baixa dificuldade na montagem, sendo indicado para qualquer categoria de modelista. Certamente apresentará um belo modelo final na sua coleção.

 

Agradecemos a Hobbyterra pelo exemplar deste review.

Imagem

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum