P-40M Kittyhawk Easy Kit - 1:48 - Hobby Boss
Escrito por Marcello Pelliccione   
Sex, 31 de Agosto de 2012 01:01

 

Histórico

O Curtiss P-40 voou pela primeira vez em 1938, e foi usado em grande número durante a Segunda Guerra Mundial. Construído completamente em metal como avião de ataque ao solo, resultou de um desenvolvimento da célula do caça P-36 Hawk de modo a se poder alcançar uma produção em massa de aviões sem uma perda significativa de tempo gasto em desenvolvimento.

Warhawk foi o nome que o United States Army Air Corps (USAAC) adotou para todos os modelos, fazendo com que todos os P-40 nos EUA tivessem esse nome. As forças aéreas do Império Britânico deram o nome de Tomahawk aos modelos equivalentes aos P-40B e P-40C, e Kittyhawk aos modelos equivalentes ao P-40E e versões posteriores.

O P-40 modelo M (Kittyhawk Mk. III na Inglaterra) foi desenvolvido para ser um avião “lend lease”, ou seja, cedido aos países aliados e simpáticos aos EUA na 2a Guerra. No entanto, muitos acabaram operados pelos próprios norte-americanos, principalmente nos teatros de guerra do Pacífico.

 

O kit

O kit da Hobby Boss é um bom modelo, apesar do erro grosseiro no canopy (pela 2a vez - a primeira pisada de bola foi no kit do Hellcat, e na mesma “área” do avião). O fato é que esse é na realidade um “easy kit”, ou seja, um modelo simplificado em sua montagem, visando os iniciantes no hobby. E, como em sua linha easy na escala 1:72, esse e outros kits na 1:48 apresentam linhas e detalhes muito refinados para modelos de conceito “simples”.

Em suas mais de 30 peças, acomodadas em 5 sprues, encontramos linhas de um baixo relevo fino e texturas delicadas e realistas nas superfícies enteladas. Isso e tudo o mais que caracteriza um P-40 é apresentado em detalhes bem injetados, ainda que pouco numerosos. O interior é básico, de 4 ou 5 peças, mas melhor em qualidade do que muito modelo de fabricante tradicional que se encontra por aí à venda. O painel poderia ser um simples decal, mas a Hobby Boss oferece uma boa peça em alto relevo, com relógios e instrumentos que saltam ao olhos após uma boa pintura.

 

 

Outros detalhes como o trem-de-pouso seguem pelo mesmo caminho. O porão de rodas traz suas estruturas interiores completas, ainda que simplificadas. As rodas trazem a textura correta dos pneus, embora não sejam moldadas simulando o peso do avião – aspecto quase que comum nos kits atuais. Sem dúvida, o kit tem uma montagem básica mas não faz feio perto de um similar tradicional.

Ainda assim, características dos antigos modelos “para a garotada” aparecem aqui e ali: o kit traz 3 “polly caps” em vinil, o que permite a rotação da hélice e das 2 rodas do trem-de-pouso.

 

 

O grande pecado do kit é a “área crítica” para a Hobby Boss: o canopy. Aqui mais uma vez a HB pesa a mão e erra feio no quesito dimensões, resultando em um aspecto irreal. O frame horizontal na porção deslizável do canopy está muito alto – deveria alinhar-se com a barra horizontal no pára-brisas. Além disso, e sendo mais notável ao olho do modelista aficcionado ou simplesmente familiarizado com as linhas do P-40, a forma dos “gomos” traseiros do canopy está equivocada. No fim das contas, esses deslizes dão um aspecto caricatural ao modelo acabado.

 

 

O modelo oferece 2 opções de marcações, uma norte-americana e outra inglesa:

- 188 branco, 75fs, 13th AF, USAAF, 1943

- GA-M, 112º Esquadrão, RAF, Sicília, 1943

Há ainda uma terceira opção, não citada nas intruções, mas presente na 2a folha de decais:

- GA-C, 112º Esquadrão, RAF, Líbia, 1941

 

As instruções são claras e objetivas, descomplicando a sequência de montagem.

 


Conclusão

 Um bom kit, recomendado para iniciantes e para os modelistas que anseiam por um modelo de montagem básica (canopy fechado, flaps recolhidos, etc.).

Os exigentes porém devem fugir desse kit e de seu erro crasso na “caricaturização” do canopy.

 

Agradecemos a Hobbyeasy pelo exemplar deste review.

Imagem


 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum