Koolhoven FK-58 - Azur - 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Qui, 26 de Julho de 2012 14:59

 Koolhoven FK-58 - Azur - 1/72 - Kit AZ0052

 

O avião:

No final dos anos 30, com a crescente ameaça do rearmamento alemão, a França se viu em urgente necessidade de aviões de caça modernos. O programa de estatização da industria  aeronáutica havia criado um grande atraso nos projetos, o que somado as constantes greves do período, deixou os franceses sem aviões modernos. Para suprir esta deficiência a solução foi partir para compras no exterior. A Inglaterra, primeira opção, estava também tentando  diminuir seu atraso e não tinha disponibilidade. Os franceses então procuram por outros fornecedores entre eles os holandeses. A Koolhoven propôs desenvolver um novo caça em curtíssimo prazo,  para isso contava com a colaboração de Erich Schatzi, engenheiro que acabara de deixar a Fokker e fora responsável pelo desenvolvimento do Fokker D XXI. Em apenas 3 meses o protótipo do FK 58 ficou pronto.

 

Os primeiros exemplares de serie foram entregues em maio de 1939 e voavam para a França com matricula civil para poderem passar sobre o território Belga. No entanto esta operação era delicada e decidiu-se por passar a enviar os aviões seguintes desmontados, para serem depois montados e território Frances. Os primeiros aviões entregues estavam com motores Hipano-Suiza, mas a partir do quinto exemplar todos vieram com o motor Gnôme & Rhône como previsto no projeto. Quando a guerra começou boa parte dos FK-58 ainda estava aguardando montagem em os poucos operacionais tiveram participação discreta no conflito, pilotados por pilotos Poloneses.

 

O Kit:

O kit da Azur representa o modelo com motor G&N (existe outro com o motor H-S) e é o primeiro kit injetado do FK-58 na 1/72, anteriormente só disponível nesta escala em resina. Estes kits da Azur com a embalagem azul são modelos novos que além de um acabamento mais cuidado incluem agora também canopys injetados. Na embalagem, além das peças injetadas, vêm complementos em resina e em photoetch.

A injeção é de boa qualidade sem falhas ou marcas. As linhas de painel são em baixo relevo e adequadas a escala. No entanto os pontos de ligação entre as árvores e as peças são bastante grossos e por vezes fica difícil determinar o ponto exato de corte. Vai ser preciso atenção e cuidado. A espessura de algumas peças menores parece um tanto exagerada, mas nada que comprometa o modelo. O canopy injetado é de ótima qualidade, fino e perfeitamente translúcido, um avanço e tanto para a marca. No set de resina vem um motor bastante detalhado, duas rodas que chegam ao detalhe de mostrar as letras na banda de rodagem além de outras peças menores. O set de photoetch, também de ótima qualidade, vem com painel de instrumentos com fundo em acetato, cinto de segurança, mira e outros pequenos detalhes. O manual de instruções é bem completo com mapa das peças, imagens claras e vistas em planta para indicação da pintura. A folha de decais é de ótima qualidade com o filme fino e as cores em perfeito registro.

São duas as versões oferecidas:

FK-58C.1 - Número 11 patrouille D.A.T., França, Junho de 1940

FK-58C.1 - Número 6 serial 5813, Holanda, segunda metade de 1939

 

 

ko10.jpg image by APRJ
ko16.jpg image by APRJ
ko17.jpg image by APRJ
ko18.jpg image by APRJ
ko25.jpg image by APRJ

 

 

Conclusão

Apesar dos avanços na qualidade e do canopy injetado, este ainda não é um kit para iniciantes. No entanto modelistas com alguma experiência vão encontrar um kit bastante completo de um belo avião, muito pouco conhecido.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum