Valentine Mk I - Miniart 1/35
Sex, 13 de Julho de 2012 12:04

Valentine Mk I - 1/35

Miniart - 35116

O Tanque:
O Valentine, é uma versão feita com base no tanque de apoio de infantaria A10 da Vickers, e embora tenha inicialmente sido uma iniciativa da própria Vickers, ele acabou sendo encomendado pelo exército britânico em Fevereiro de 1938. O carro de combate começou a ser incorporado na segunda metade de 1940 para substituir as perdas sofridas em Dunquerque.
Embora fosse classificado como um «tanque de infantaria» o Valentine acabou - por falta de melhor - por servir como tanque «cruzador», ou seja, um veículo leve e rápido, destinado a perfurar as linhas inimigas e defrontar veículos inimigos. No entanto o Valentine com o seu canhão de 40mm não estava à altura da função que lhe deram, e os resultados não foram bons quando ele entrou em combate no deserto contra os tanques alemães como o Panzer III equipados com um canhão de 50mm.
Como tanque principal ele foi sendo gradualmente substituído até 1943, por tanques mais capazes como os Matilda-II e posteriormente pelos tanques americanos, quando os alemães desenvolveram as suas armas anti-tanque. Em funções secundárias o Valentine continuou em operação até ao final da guerra e nas linhas de produção até 1944, altura em que 8,275 deles tinham sido produzidos.
O longo período de vida do Valentine, fez com que fosse o tanque mais modificado ao serviço dos britânicos. Enquanto as primeiras versões estavam equipadas com um canhão de 40mm, as últimas versões saiam das fábricas no Reino Unido e no Canadá (o Canadá fabricou 1420 destes tanques) com canhões de 76mm. O canhão de 40mm do Valentine era visto como o seu ponto mais negativo, pois a sua blindagem era considerada bastante poderosa para um veículo do tipo, e a sua suspensão e mecânica eram vistas como resistentes e duráveis. Essa resistência e durabilidade foi a razão que levou as fábricas na Grã Bretanha e no Canadá, a prosseguir com o fabrico deste tanque até 1944, exclusivamente para responder aos pedidos da União Soviética.

Informação genérica:
Os veículos do tipo Valentine e derivados apareceram em 1938 inicialmente como um empreendimento privado, sem qualquer apoio do Estado, mas respondendo ao conceito britânico de «tanque de infantaria».
Armado com um canhão de 40mm nas suas versões iniciais, o Valentine tinha inicialmente capacidde para enfrentar os tanques alemães Panzer-II e Panzer-III, mas com o evoluir do conflito a deficiência tornou-se evidente.
O Valentine foi produzido em 11 versões distintas de carros de combate, que foram sucessivamente armados com diferentes armamentos principais:

Até à versão Mk.VII :
Canhão de 40mm (2 libras).

A partir da versão Mk. VIII
Canhão de 57mm (6 libras)

Versão Mk.XI :
Canhão de 75mm

A motorização inicial também foi evoluindo, embora sempre limitada pelo espaço disponível para a colocação do motor. O AEC-A190 de 131cv, foi substituido por um motor da General Motors de 192cv nas últimas versões.
Texto extraído do site http://www.areamilitar.net

 

Conteúdo da caixa:
Na caixa encontramos um total de 15 Sprues, sendo 04 referentes a montagem do casco, 02 com o sistema de rodagem, 02 com as rodas, 02 com as figuras e 05 com as esteiras que são link by link. Além disso temos a folha de instrução, decal e uma folha de photoetched.

O Kit:
As peças são em sua maioria bem injetadas, mas alguns sprues vem levemente empenados, provavelmente pela forma como o modelo foi acondicionado, pois ficam todos os sprues dentro um único bag de acetato e sem folga.

valentine_24.jpg image by APRJ

 

Detalhes do modelo:
Aqui podemos ver que o modelo apresenta bons detalhes mesmo em peças menores e mais delicadas. Mas mesmo com esse cuidado, podemos observar que as figuras apresentam algumas rebarbas, mas que podem ser facilmente removidas com o devido cuidado:

 

Folha de Photoetched:
É uma folha simples, mas bem prática e vai melhorar bastante alguns detalhes no modelo:

 

Folha de Decal:
Apesar de pequena, a folha vem com sete opções de marcações para o Valentine, sendo elas:
1) 4th RTR 22nd Armoured Birgade , 10th Armoured Division, Rouweisat, Egypt, September 1942
2) "Manchester" T16065 C Company, 40th RTR, 23rd Armourd Brigade, July 1942
3) Unknow Tank Training Unit, UK 1941 T16079
4) Unknow Tank Training Unit, UK 1941 T16043
5) 8th RTR, 23rd Armoured Brigade, 30th Corps, Cyrenaique(Bardia), Libya, December 1943
6) 8th RTR, 1st Armoured Brigade, Libya, June 1941
7) 1st(65th) RTR, 16th Armoured Brigade, Perthshire, Scotland, August 1941

Opções de Pintura:

 

Folha de Instrução:
Muito bem feita e com um tamanho excelente, assim não fica aquele conjunto de desenhos totalmente embolados e que acaba dificultando a montagem para modelistas menos experientes. Possui um página com um mapa das peças, mas pecou pela ausência de um breve histórico do carro.

 

Conclusão:
Para quem aprecia militaria inglesa esse é um item que não pode faltar na coleção e principalmente por que a Miniart possui outros Valentines que formariam um belo conjunto com esse do review. Bem injetado, com bons detalhes e uma boa gama de possibilidades de pintura.



Agradecemos a Miniart pelo envio do modelo para review

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum