Zero A6M3 Type 22 - Haegawa 1/48
Seg, 09 de Julho de 2012 14:47

Imagem

 

A6M3 Type 22 - Hasegawa 09199 - Escala 1/48

O Avião:
O A6M Zero foi o principal caça da marinha japonesa durante toda a Segunda Guerra Mundial. Ganhou reputação de invencível no início da participação nipônica. Possuía alta capacidade de manobra, alcance e razão de subida inigualáveis por qualquer caça ocidental, tanto de terra quanto embarcado. Foi também o avião usado tanto por Hiroyoshi Nishizawa o maior piloto japonês desta guerra; quanto por Saburo Sakai, o maior ás japonês que sobreviveu ao conflito.
Mesmo com todas essas qualidade, ele tinha um defeito fundamental: para que pudesse ter a leveza e o poder de manobra que tinha, era privado de blindagem em relação à cabine do piloto e ao tanque de combustível, o que a exemplo de outros aviões de guerra japoneses do início do conflito, o tornava extremamente vulnerável ao fogo inimigo. Vulnerabilidade esta, típica desses vários modelos de aviões de combate japoneses, responsável pela morte de muitos tripulantes que ao longo do conflito fizeram falta pela sua quantidade e experiência em momentos críticos para o Japão.
Com as deficiências do Type 32 um novo modelo 21 foi construído, com maior capacidade de voo devido ao aumento dos tanques de combustível. Iniciou-se a produção em Dezembro de 1942 com 560 naves construídas e era chamado pela marinha de modelo 22. A Mitsubishi o denominou A6M3b (modelo 22b).
Embora insuperável no combate individual, os aliados ainda em 1942 desenvolveram táticas de combate aéreo em grupo que cedo começaram a anular tal vantagem. E logo que modelos aliados equivalentes ou mais aperfeiçoados começaram a entrar em serviço ao final de 1943, foi superado, sendo porém mantido como principal caça nipônico na linha de frente por falta de uma política industrial que produzisse em grande escala algum de seus substitutos que já estavam disponíveis em meados de 1944, como entre outros o Kawanishi N1K ou Shiden (também apelidado pelos pilotos ocidentais de ``George´´). O Zero foi muito famoso também por ter sido o principal avião utilizado pelos Kamikazes, sendo considerado ainda hoje uma obra incrível de engenharia que marcou o início da tecnologia de alta precisão japonesa.

Imagem

 

Conteúdo da caixa:
Esse modelo vem distribuído em três sprues para montagem do kit e um sprue da transparência além da folha de instrução e do decal. Como sempre a Hasegawa apresenta uma bela ilustração na tampa de caixa com uma das versões do modelo. A caixa é padrão da Hasegawa, com boa construção de forma a preservar o modelo em seu interior.

 

O kit:
As peças são todas muito bem injetadas e com uma delicadeza e perfeição que já estamos acostumados aos kits da Hasegawa. Os detalhes podem ser vistos nas fotos abaixo.

Transparência:
A transparência veio bem moldada e não tem manchas ou distorções, apresentando uma boa qualidade e acredito que permite uma boa visualização do interior do kit.

Imagem

 

Folha de decal:
A folha de decal se apresenta bem feita e sem erros de registro e permite a confecção de três aviões distintos. Mas o decal parece ser um pouco rígido e é comum encontrarmos modelistas reclamando desse detalhe.As versões apresentadas são:
1) Type 22 koh, 201st Naval Flying Group (2-163)
2) Type 22 koh, 201st Naval Flying Group (6-171)
3) Type 22 koh, 202nd Naval Flying Group (X2-172)

Imagem

 

Folha de Instrução:
A folha apresenta um pequeno histórico do avião e é apresentada em inglês e japonês. Há também uma pequena tabela com indicações para as cores a serem utilizadas nas etapas de montagem e um mapa dos sprues. As etapas de montagem são bem claras e concisas não deixando dúvidas sobre cada etapa da montagem.

 

Os esquemas de pintura:

Conclusão:
Mesmo tendo sido lançado em 2010, o modelo é peça importante em qualquer coleção de aviões japoneses. É um belo modelo bem injetado, com boas opões de pintura, qualidade no interior e exterior e com certeza vai agradar aos apaixonados pela aviação japonesa no período da segunda guerra. Agradecemos a Hobby Link Japan pela doação do modelo.


Obrigado a HOBBY LINK JAPAN pelo envio do exemplar para review.

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum