British tank destroyer Achilles IIC - UM - 1/72
Escrito por João Bosco   
Sáb, 07 de Julho de 2012 11:25

 

Modelo: Caça-Tanques "Achilles" IIC
Escala: 1/72
Fabricante: UM
Nº do catálogo: 205

 

Histórico:


O caça-tanques inglês “Achilles” nada mais é do que o caça-tanques Americano M10 entregue aos ingleses, no Programa de “Lend-Lease”, durante a II Guerra Mundial.
O M10 foi o primeiro caça-tanques norte-americano, desenvolvido propositadamente para corresponder à doutrina que tinha sido desenvolvida a partir de 1940 pelos especialistas de blindados.
Ele baseia-se no chassis do carro de combate M4 - Sherman, ainda que inicialmente tivessem sido feitos testes com o anterior modelo M3, que foi rejeitado por causa do seu alto perfil, que foi julgado desadequado para a função pretendida. O modelo esteve em produção desde Setembro de 1942 até Dezembro de 1943, tendo saído das fábricas 4.993 exemplares.

O M10 foi inicialmente utilizado conforme as tácticas que haviam sido concebidas pelos generais americanos, mas no norte de França rapidamente o conceito mostrou ser impossível de aplicar. Em grande numero de casos a utilização do caça tanques contra um tanque resultaria desvantajosa e a velocidade do M10, que era baseado no Sherman, não era muito superior à velocidade de um carro de combate alemão. Com o abandono da doutrina das formações de caça-tanques, o M10 não tinha uma função claramente definida, pelo que na maioria dos casos eles foram utilizados para apoio da infantaria. Ainda assim os M10 foram utilizados durante a tomada de Paris pelas forças francesas que estavam integradas no dispositivo norte-americano, tendo destruido um carro de combate Panther. O M10 foi utilizado por outros países. Os britânicos receberam 1.648 unidades e armaram-nos com o canhão anti-carro de 76mm (17 libras) de fabrico britânico, que era muito mais eficiente que o seu equivalente americano. Havia duas versões do Tanque: Achilles I (inicial) e Achilles II (última), que é a reproduzida neste kit.

 

 

 

O Modelo:

O kit vem numa caixa de tamanho pequeno, bem acabada e resistente, sempre de acordo com o padrão UM, com o desenho, no verso, de um modelo acabado e pintado, numa das opções de marcação, com um breve histórico. O Manual de Instrução é divido em 04 folhas, com um breve histórico do modelo, bem explicado, em papel de boa qualidade, inclusive com a referência de cores de determinadas peças, utilizando-se, como referência, as cores da Humbrol. Utiliza-se o padrão de visão explodida, com setas sempre indicando a posição correta do encaixe das peças. A montagem está dividida em 17 etapas, bem detalhadas. É um modelo bem detalhado, possui 229 peças, com photo-etched e lagartas semi link-by-lenght. Está dividido em 07 árvores (A, B, C, E, e F), protegidas em uma única embalagem de saco plástico. As peças são injetadas em plástico verde médio, de boa qualidade, com pouquíssimas rebarbas, sem marcas de extrusão que venham atrapalhar a montagem, corretamente indicadas, e com encaixe satisfatório. A parte da suspensão e das rodas também é de boa qualidade. Todavia, o grande destaque deste modelo é, sem dúvida, todo o detalhamento interno da torre, com bancos, culatra, recuo do canhão e armamentos. Um bom acréscimo é o detalhamento do photo-etched do gradil dos faróis e de parte da suspensão. Decais de boa qualidade, com as indicações de marcação corretas.

 Nota do editor:  No entanto existem falhas.  O kit apresenta varias "marcas de afundamento" na injeção, são bastante visíveis as dos manteletes (existem outras) e a falha na injeção atras do freio de boca do canhão. Os PE são de um material bastante grosso e, portanto, mais difícil de trabalhar. As esteiras tem problemas domensionais. É visível, comparando-se com a foto do veículo real, que as peças de ligação entre as sapatas  estão muito grandes e as sapatas parecem mais estreitas do que deveriam ser.

 

a3.jpg image by APRJ

 

 

O kit oferece 03 opções de pintura (tintas Humbrol) e marcações, a saber:

1) 2ª Brigada Blindada, 7º Reg. Anti-Tanque - Itália 1944.
2) 11ª Div. Blindada, 75º Reg.Anti-Tanque RA – Noroeste da Europa - inverno de 1944.
3) 5ª Div. Blindada Canadense, 4º Reg.Anti-Tanque – Holanda - maio de 1945.

 

Imagem814.jpg image by APRJ

 

 

 

 


Conclusão:

Como já esclarecido, trata-se de um kit de boa qualidade, dentro dos padrões dos modelos UM em geral, do qual poderá surgir um excelente modelo. Indicado para iniciantes e/ou modelistas intermediários.

 


Agradecemos a Hobbyterra pelo modelo deste review

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum