Breda 39 - Modelbud 1/72 (A108)
Escrito por Marcelo "Tarkus"   
Sáb, 16 de Junho de 2012 18:11

Modelbud A108

Histórico:

O Breda 39 foi uma versão mais pesada do Breda 33. Tinha dois assentos, asa baixa com cockpit fechado. O primeiro vôo foi feito em setembro de 1932, com uma performance muito boa, e foi logo pedido para o exército. 60 foram produzidos e usados como avião de ligação pelo exército. 20 foram produzidos com matrícula civil, e outros 20 foram para a aviação colonial. Houve também uma versão de três assentos chamada Breda 39S.
O ministério do ar italiano pediu 60 Ba-39S.Um avião foi registrado no Paraguai como ZP-PAA no inicio dos anos 40. Seus donos eram Elías Navarro and Antonio Soljancic. Tinha um motor Colombo S.63. Foi usado para voos expressos em uma companhia chamada NAVARRO EXPRESO AÉREO. Em outubro de 1940, este avião foi destruído em um acidente proximo de São Paulo, Brasil.



O kit:

O modelo vem acondicionado em uma pequena caixa do tamanho de uma folha A4 dobrada. Todas as partes estão embaladas em pequenos sacos com fecho de pressão. O kit é inteiramente moldado em resina clara e possui muitas rebarbas. As peças são muito pequenas e frágeis, com baixo relevo muito fino, devendo o modelista tomar os devidos cuidados para não perder o registro durante lixamento. O interior vem com alguns detalhes do que seria a estrutura do avião nas laterais. O cockpit vem com dois assentos, pedais, colunas de controle e paineis de instrumentos. O canopy é em vacumform . Asas e fuselagem vem com pinos de encaixe, coisa rara nestes modelos.

 

As folhas de instruções são três A4 dobradas com desenhos explicativos para todas as peças (não numeradas), plano em três vistas do avião e esquemas de pintura para três aeronaves italianas. Possui indicação de cor apenas para a pintura geral e nenhuma indicação de referência quanto a fabricantes de tintas. Inclui um pequeno histórico e dados técnicos da aeronave.

 

O Decal é bem feito, e com bom registro. A meu ver é muito fino e deve se tomar cuidado na aplicação.

 

Por ser um kit em resina na escala 1/72, as peças são muito frágeis. Não é um kit para amadores em resina. O trabalho será remover cuidadosamente as peças das bases e limpar as rebarbas. Acredito que após a montagem o kit seja muito frágil.

 

O fabricante se especializou em aviões pouco conhecidos e tem uma boa gama de aeronaves interessantes no site deles.

É uma boa escolha para quem gosta de modelos diferentes.

 

Este kit foi montado pelo autor deste review. Veja aqui.

 

Obrigado a Choroszy Modelbud pelo exemplar deste review


 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum