Caproni CA-164 - Modelbud 1/72 (A95)
Escrito por Marcelo "Tarkus"   
Seg, 11 de Junho de 2012 22:11

Modelbud A95

Histórico:

O Ca-164 foi projetado pelo Engenheiro Raffaele Conflenti em 1937 como treinador de dois lugares. Seu vôo principal foi feito no aeroporto de Forli em 17 de novembro de 1938 nas mãos do piloto de testes Rosseti. A produção em série começou no verão de 1939, quando 9 aviões foram entregues a Regia Aeronautica em Agosto de 1939. A construção de todos os Ca-164 foram em Predappio – próximo de Forli, nas instalações da Caproni.
100 Ca-164 foram usados pela Força Aérea Francesa em 1940. Em fevereiro de 1940 metralhadoras 7,7mm foram usadas na cobertura do motor do Ca-164 no. MM50796. 380 foram construídos.


O kit:

O modelo vem acondicionado em uma pequena caixa do tamanho de uma folha A4 dobrada. Todas as partes estão embaladas em pequenos sacos com fecho de pressão. O kit é inteiramente moldado em resina clara e possui muitas rebarbas. As peças são muito pequenas e frágeis, com baixo relevo muito fino, devendo o modelista tomar os devidos cuidados para não perder o registro durante lixamento. O interior vem com alguns detalhes do que seria a estrutura do avião nas laterais, e também alguns comandos. O cockpit vem com dois assentos, pedais, colunas de controle e paineis de instrumentos. Um pequeno vacumform vem com dois pares de canopys (um é sobressalente). Asas e fuselagem vem com pinos de encaixe, coisa rara nestes modelos.

As folhas de instruções são duas A4 dobradas com desenhos explicativos para todas as peças (não numeradas), plano em três vistas do avião e esquemas de pintura para cinco aeronaves italianas. Possui indicação de cor apenas para a pintura geral e nenhuma indicação de referência quanto a fabricantes de tintas. Inclui um pequeno histórico e dados técnicos da aeronave.

O Decal é bem feito, e com bom registro. A meu ver é muito fino e deve se tomar cuidado na aplicação.

Por ser um kit em resina na escala 1/72, as peças são muito frágeis. Não é um kit para amadores em resina. O trabalho será remover cuidadosamente as peças das bases e limpar as rebarbas.

Detalhes:

 

Conclusão:

O fabricante parece ter se especializado em aviões pouco conhecidos e tem uma boa gama de aeronaves interessantes. É uma boa escolha para quem gosta de modelos diferentes.

 

 

Obrigado a Choroszy Modelbud pelo exemplar deste review

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum