
Grumman C - 2 A Greyhound 1/48 - Kinetic (Item 48025)
Breve histórico
O Grumman C - 2 Greyhound é um avião bimotor, asa de alta, projetado para transportar suprimentos, pessoal e correio de/para porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos. A sua principal missão é transporte (COD - carrier onboard delivery). A aeronave fornece apoio logístico aos esquadrões da US Navy.
Derivado do Grumman E - 2 Hawkeye, as asas e os mmotores são os mesmos mas com uma fuselagem mais "gorda" e com uma rampa de carga atrás. O C - 2 substituiu o C - 1 Trader, que era derivado do Grumman Tracker. Capaz de levar sté 4500 Kg de carga. O protótipo voou em 1964 e sua produção começou um ano depois. Em 1973 tiveram seus motores trocados e em 1980 a marinha americana pediu para produzir novos C - 2, que foram fabricados com várias modernizações.
O kit
O kit do Greyhound é apresentado em uma caixa grande, justa para a quantidade de peças contidas nesta. As peças (190 +), feitas de plástico reciclado, com pouca rebarba, poucas marcas de injeção (porão de rodas principal) e estão divididas em 17 galhas em plástico cinza claro, acondicionadas em 2 sacos plásticos com exceção das peças transparentes (1 gralha) que vieram em um saco separado para maior proteção das mesmas. Uma folha de decal da Cartograf contendo duas versões e um folheto de intruções de 12 páginas em preto e branco. A caixa apresenta fotos a cores de várias partes do avião, são fotos pequenas mas muito nítidas, a maioria do interior da aeronave.
Esse lançamento da Kinetic é muito interessante tendo em vista que não existe modelo injetado desta aeronave, o único existente é da Collectaire Models em resina. O kit apresenta detalhamento tanto em baixo relevo como em alto também. As asas são as mesmas do kit do Hawkeye deste mesmo fabricante, com duas opções de hélices também. O interior, me pareceu simplório para a escala e o nível de exigência dos plastimodelistas de hoje, mas diferentemente do Hawkeye a parte da carga do Greyhound vem para ser montada e mostrada se o modelista assim o quiser. O kit pode ser feito com os flaps abaixados, sempre uma boa opção para esta escala. Na montagem do “cowling” do motor existe a opções de peças em sua lateral (H-14 ou H-16) e (H-15 ou H-17) mas a instrução não apresenta quando deve usada uma ou outra. Para modelistas iniciantes a escolha de se posicionar a asa dobrada pode ser um problema, a gravura no manual de montagem não é claro, figuras pequenas gerando dúvidas para quem monta. Os encaixes são razoáveis, muita massa e lixamento. O trem de pouso me pareceu um tanto quanto simples, pouco detalhamento nas peças, a Kinetic apresentou pneus “abaulados”. Transparências sem nenhuma distorção, muito bem injetadas.
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Decais e instruções
Instruções de montagem em preto e branco, inclusive a instrução de pintura, duas versões inlusas VRC - 30 2010 e VAW - 120 2009. Decais Cartograf com cores firmes, bom registro perfeito e quase nenhum pouco filme.
Conclusão
A Kinetic, no meu ponto de vista, continua lançar modelos de aeronaves que ainda não existiam no mercado nesta escala, saindo da mesmice de Me - 109, Mustangs e Tomcats. O modelo impressiona muito pelo seu tamanho, 360 mm de comprimento e uma envergadura de 513 mm, mas é um modelo mediano. O modelista irá ter algum trabalho com algumas partes, pois os encaixes não são perfeitos. Muito putty e lixa pessoal.
Obrigado à Luckymodel pelo exemplar deste review
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