Sherman M4A1 (76)W VVSS - 1/72 - Dragon
Escrito por João Bosco   
Qui, 07 de Junho de 2012 20:05

Modelo: Tanque Médio Sherman M4A1 (76)W VVSS
Escala: 1/72
Fabricante: Dragon
Nº do catálogo: 7304

 

Histórico:

O Tanque médio M4 foi o principal tanque desenhado e construído pelos Estados Unidos para as forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido utilizado neste conflito tanto pelos Estados Unidos quanto exportado pelo programa de arrendamento de guerra estadiuniense para ampla utilização em várias frentes de guerra por seus aliados, soviéticos, britânicos, chineses, franceses e brasileiros.
Foram construídos mais de 50.000 tanques acrescidos de centenas de veiculos derivados, denominadas com número de modelo diferente e capacidades concretas, sendo fabricados 2.000 tanques por mês, construidos em onze fábricas diferentes nos Estados Unidos. Os veículos derivados eram veículos de transporte, artilharia autopropulsada, destruidores de tanques e veículos de socorro.

O Sherman teve sete denominações principais de variantes durante a sua produção:M4, M4A1, M4A2, M4A3, M4A4, M4A5 e M4A6. Estas denominações não indicam necessáriamente um desenvolvimento linear: por exemplo A4 não indica precisamente uma evolução de A3. Estas denominações indicaram variações de padrões de produção- de facto os Sherman foram muitas vezes fabricados simultâneamente em locais diferentes. Os subtipos diferiam sobretudo pelas motorizações, embora o M4A1 diferia do M4 pelo seu casco em peça única fundida, não pelo motor. O M4A4 tinha uma motorização maior, o que exigiu uma suspensão mais elaborada, um casco mais longo e lagartas mais compridas com mais blocos. O M4A5 era a denominação dos Sherman produzidos no Canadá. O M4A6 dispunha de um "chassis" mais alongado- foram produzidos menos de uma centena. Emdora a maioria dos Sherman tivesse propulsão a gasolina, o M4A2 e o M4A6 tinham motores a diesel: o M4A2 um par de GMC 6-71 com seis motores rectos, o M4A6 um Caterpillar radial RD 1820(estes, juntamente com o M4A4, que dispunha de um motor A57 Multibank(construído a partir de cinco motores Crysler de 4.2 litros), foram fornecidos aos países aliados). "M4" pode até referir-se aos subtipos iniciais com o motor radial Continental ou, em geral, para toda a família dos sete subtipos do tanque, dependendo do contexto.Muitos detalhes na produção, na potência do motor e do armamento, configuração balística e fiabilidade foram efectuados em contínuo sem alterar a designação do modelo base. Unidades com suspensão aperfeiçoada, com armazenamento mais seguro das munições- "wet ou molhado"- com blindagens mais espessas, como o M4 "Composite"- que tinha a parte frontal da blindagem fundida acoplada a uma secção traseira mais resistente- foram produzidas. De fato, os modelos posteriores M4A1, M4A2 e M4A3 receberam a torreta T23, com uma peça de 76 mm de alta-velocidade M1, o que reduziu o número de munição HE e de fumo e aumentou o número de projécteis antitanque.Mais tarde o M42 o M4A3 foram produzidos com uma Howitzer de 105 mm numa torreta modificada. A produção standard de Shermans 76 mm(um M4A1)iniciou-se em Janeiro de 1944, tendo os Shermans armados com peças de 105 mm sido produzidos a partir de Fevereiro de 1944.

A sigla VVSS diz respeito ao sistema de suspensão (Vertical Volute Spring Suspension) utilizado neste veículo específico.

 

 

 

O Modelo:

O kit vem numa caixa de tamanho pequeno, bem acabada e resistente, sempre de acordo com o padrão Dragon, com detalhes do kit nas laterais. O Manual de Instrução é em folha única, muito bem explicado, em papel de excelente qualidade, inclusive com a referência de cores de determinadas peças. Utiliza-se o padrão de visão explodida, com setas sempre indicando a posição correta do encaixe das peças. A montagem está dividida em 07 etapas, minuciosamente detalhadas.

Por ser um modelo muito bem detalhado, possui quase 130 peças, com photo-etched, lagartas em estireno e cabo em metal. Está dividido em 06 árvores (A, B, C, E, a e MA), protegidos em 07 embalagens de saco plástico, uma só para o casco e outra só para o hull. As peças são injetadas em plástico cinza claro, de excelente qualidade, sem rebarbas, sem marcas de extrusão, corretamente indicadas, com ótimo encaixe. Vale destacar o nível de detalhe do hull superior, da torre e da metralhadora 0.50 e o cabo em metal flexível, algo raro em kits nesta escala. As lagartas são em estireno flexível, adotadas pela Dragon nos seus recentes kits 1/72.

O kit oferece 05 opções de pintura (tintas Gunze) e marcações, com desenhos coloridos, a saber:

1) 2ª Div.Blindada - França 1944
2) 1ª Div. Blindada Polonesa, 2º Reg.Blind – Holanda 1944
3) 3ª Div. Blindada, 33º Reg.Blind, Companhia “F” – Bélgica 1944
4) 3ª Div. Blindada, 32º Reg.Blind, Companhia “I” – França 1944
5) 2ª Div. Blindada, 66º Reg.Blind, Companhia “D” – França 1944

 

ShermanJB013-1.jpg image by APRJ

 

 

 

Conclusão:


Como já esclarecido, trata-se de um kit de excelente qualidade, aliás como é padrão dos modelos Dragon em geral, bem indicado para modelistas intermediários e/ou iniciantes.

 

 

Obrigado a HobbyEasy pelo envio deste kit para review

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum