Plastimodelismo Cult
Escrito por Nelson Ricardo Rapello   
Ter, 15 de Maio de 2012 09:58



Imagem

Plastimodelismo Cult - Toda a arte, paixão e história de uma coleção única

Autores: Arthur L. B. Jorge Abduch
Nelson Sapojkin

Editora: CasaDois Editora



Com 96 páginas, impressas a cores em papel de boa qualidade, é a primeira obra do gênero feita no Brasil, seguindo uma tendência que já ocorre lá fora de rememorar os kits que marcaram épocas através de publicações específicas. Essa primeira edição faz um apanhado de cerca de 160 imagens de modelos lançados entre os anos 40 e 50 por alguns dos principais fabricantes do período. Embora não chegue a esgotar o tema, a amostragem é bastante significativa, e os mais antigos no hobby irão encontrar entre elas diversos kits que marcaram a sua infância.

Imagem

Cabe lembrar que o período abordado é de suma importância para o plastimodelismo, pois foi justamente nele em que tudo no hobby tal como conhecemos hoje começou. Foi nesse período que o plástico se popularizou como produto industrial e muitos fabricantes tradicionais de brinquedos em madeira e outros materiais passaram a adotá-lo como matéria prima única. O próprio processo de injeção em plástico dos elementos dos modelos em partes separadas induziu a idéia da sua comercialização na forma de kits a serem montados pelo consumidor final. Foi também nessas duas décadas que em virtude das tecnologias surgidas durante a Segunda Guerra Mundial, que a indústria aeroespacial passou por uma grande evolução. Essa foi a era das quebras dos recordes de velocidade e altitude e dos primeiros passos dados na conquista do espaço. Tanto esses avanços como as lembranças das imagens dos equipamentos usados durante a Segunda Guerra e a da Coréia estavam na cabeça da geração de garotos e adolescentes desse período e que eram ávidos por tudo aquilo que pudesse representá-los. Foi justamente pensando nesse mercado potencial que os fabricantes da época desenvolveram seus produtos conseguindo com que esses tivessem rapidamente uma grande aceitação. Se por um lado os kits de então não tinham um padrão de escala definida, eram pobres e pouco fiéis em termos de detalhes. Por outro as ilustrações de suas caixas eram capazes de captar a imaginação de qualquer um que as vissem de tão bem elaboradas que eram. O sucesso da idéia foi tão grande que os fabricantes passaram a investir cada vez mais nela, tornando-a o carro chefe de sua produção industrial. Os reflexos dessa primeira fase ainda duraram até os anos 60 e 70 quando o mercado passou a se tornar mais especializado e exigente quanto a qualidade e fidelidade dos modelos. Porém esses modelos se tornaram tão marcantes na memória dos modelistas que até hoje não perderam o seu apelo entre eles. Os kits que sobreviveram intocados até os nossos dias, tornaram-se objeto coleção, muitas vezes atingindo elevados valores no mercado de colecionadores. O que vem de uma certa forma explicar o título do livro, "Plastimodelismo Cult".

Imagem

Voltando ao livro propriamente dito, após uma introdução que faz algumas considerações interessantes sobre o hobby, há um prefácio onde é feito um resumo de como a obra foi elaborada assim como a apresentação dos autores e de sua ligação com o mundo do plastimodelismo. A seguir é contada a história da coleção de Nelson Sapojkin de São Paulo, que é um dos co-autores e da qual a maioria das imagens foram usadas para a elaboração do livro. O trabalho continua com um resumo da história de alguns dos principais fabricantes de kits das décadas iniciais seguido de um histórico demonstrando a evolução dos primeiros kits de aviões. Abordando desde os feitos com balsa e acetato nos anos 30 pela Frog Penguin até os totalmente feitos em plástico injetado nos anos 50, com imagens das embalagens de época e com informações sobre o ano de lançamento de cada um deles.

Não restam dúvidas de que se trata de um excelente trabalho de pesquisa, que reuniu de uma forma sucinta uma amostra bastante significativa dos kits produzidos no período. Mesmo eu que coleciono e catalogo a vários anos imagens de kits antigos capturadas em diversos sites na internet, encontrei no livro muita coisa que eu não conhecia. As imagens são excelentes e tanto irão agradar aos mais antigos que de uma forma ou de outra tiveram contato com alguns daqueles kits, quanto aos mais novos que terão através delas uma idéia mais aproximada da diferença entre o que motivava um modelista daqueles tempos a desejar um determinado kit para o que hoje nos leva a escolher um dentre as diversas opções de kits atuais.

Em uma troca de mensagens com um dos autores, ele me confirmou que já há uma continuação do trabalho pronta contendo as imagens dos kits das décadas de 60 e 70. O que provavelmente será de grande interesse para todos nós, uma vez que foram os modelos desse período os que mais influenciaram os modelistas brasileiros, principalmente pela presença da Revell no Brasil através da A.Kikoler. No entanto a publicação dessa continuação está condicionada ao sucesso das vendas dessa primeira edição, nesse caso só nos resta então torcer e colaborar na medida do possível para que a idéia vá adiante.

Resumindo, altamente recomendável a todos que tenham interesse pelo assunto e que queiram saber um pouco mais sobre a sua história.

O livro pode ser encomendado diretamente do autor através do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Ou na página dos Lançamentos da Loja Virtual da editora:

Também tem sido encontrado em bancas de jornais do Rio de Janeiro e São Paulo.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum