Bf 109 E1 - Eduard 1/48 Profipack
Ter, 01 de Maio de 2012 22:24

me109_00.jpg

 8261

O Avião:


O Messerschmitt Bf 109 também conhecido como Me 109 - foi um avião de caça alemão monoposto dos anos 30 e 40 que teve uma produção de mais de 33.000 unidades, uma das aeronaves mais produzidas na história. Havia demanda por um moderno avião de caça para a Força Aérea (Luftwaffe) que se desenvolvia em segredo e sua construção teve início em 1934 sob a direção de Willy Messerschmitt na então Fábrica Bávara de Aviões (Bayerischen Flugzeugwerken - daí a sigla Bf) em Augsburg-Haunstetten, Alemanha.
O primeiro vôo aconteceu em maio de 1935, e o Bf 109 foi posto a prova pela primeira vez na Guerra Civil Espanhola. De 1937 até a Segunda Guerra Mundial, todas as unidades de caça foram equipadas com esta aeronave e muitas as mantiveram recebendo permanentes melhorias até o fim da guerra.
Seu criador Willy Messerschmitt durante a guerra se separou da empresa original e fundou a própria (com a sigla da empresa sendo Me), por isso existem aqueles que defendem que a partir das versões "F" em diante tenham que ser chamadas de Me 109, embora este apelido nunca tenha sido oficial.
Também outras numerosas forças aéreas adquiriram aviões deste modelo, por exemplo, Finlândia, Croácia, Romênia, Hungria e Suíça e ironicamente, o principal caça da Alemanha Nazista também serviu depois da guerra, outras forças aéreas como a Força Áerea Israelense nas primeiras guerras contra os árabes. O Bf 109 serviu também, além de sua função principal de caça, como caça-bombardeiro, caça noturno e aeronave de reconhecimento.
Foi um avião muito bem sucedido, alvo de críticas e também de admiração e respeito, pilotado por alguns dos maiores ases da Alemanha como Erich Hartmann com 352 vitórias, Hans-Joachim Marseille com 158 vitórias e Werner Mölders com 115 vitórias.
A versão E1 era equipada com um motor DB 601A de 990 cv de potência e armada com quatro metralhadoras e quatro bombas de 50 kg ou uma única de 250 kg.

me109_28.jpg

Conteúdo da caixa:


O modelo é apresentado em uma caixa bem resistente e com uma bela arte ilustrando a tampa da caixa. No interior da caixa encontramos o seguinte conteúdo:
04 Sprues na cor oliva com as partes do modelo;
01 Sprue da transparência;
02 Folhas de decal;
02 Folhas de photoetched, sendo uma delas já pintadas com itens do cockpit;
01 Folha com máscaras para pintura
01 Folha instrução de montagem além de uma para correção de um detalhe na montagem do motor.

O kit:


A Eduard apresenta nessa edição, mais uma exemplar do clássico caça alemão Bf-109 em uma opção Profipack Edition. São quatro sprues das peças do avião e mais um da transparência, todos muito bem injetados e com detalhes bem feitos. Alguns pontos dos sprues possuem uma proteção para evitar danos em algumas peças que acabam ficando expostas demais e que poderia partir durante o transporte. O modelo não possui rebarbas em nenhum local nem empenos nas peças maiores. Me parece um modelo que não deve apresentar problemas na hora da montagem.

 

Acessórios:


A Eduard incluiu duas excelentes folhas de photoetched, sendo uma delas já pintada e voltada unicamente para o interior do cockpit. A segunda apresenta detalhes excelentes e que com toda a certeza farão a diferença na apresentação final do modelo. Além disso, o modelo vem com uma pequena folha com mascaras para pintura da transparência e as calotas

 

Folha de decal:


A folha de decal é impressa pela própria Eduard e isso já nos deixa cientes da qualidade do material. A folha apresenta a possibilidade cinco versões de pintura e uma outra folha com stencils nas cores preta e vermelha, dependendo da versão escolhida. As versões disponibilizadas são:
Ofw. Kurt Ubben, 6 (J) Tragergruppe 186, Wangerooge, Germany, March 1940
Hptm. Hannes Trautloft, 2/JG 77, Juliusburg, Germany September 1939
6./JG 52 Husum, Germany 1940
Fw Artur Beese 9/JG 26 Caffiers, France August 1940

 

Folha de Instrução:


Muito bem elaborada e clara nas instruções para a montagem do kit. Impressa em tamanho A4 e com papel do ótima qualidade e colorida. Possui um pequeno mapa dos sprues além de uma pequena tabela com indicações para as cores a serem utilizadas nas etapas de montagem. Em separado a Eduard inclui uma folha contendo uma correção para montagem do motor. Ao final do processo de montagem, encontramos cinco páginas dedicadas a cada uma das versões apresentadas na folha de decal com seu esquema de pintura e aplicação de decal:

 

Conclusão:


A Eduard vem fazendo ótimos lançamentos no mercado e além de colocar novidades fantásticas. Pode parecer desnecessário, mas a Eduard vem injetando uma nova série de aviões, com ótima qualidade de injeção. A embalagem é boa, o decal bem feito, os acessórios muito bem escolhidos, folha de photoetched com o necessário. Isso tudo somado ao nome Eduard, nos dá a certeza de que estamos recebendo em nossas mãos um ótimo produto e que vai nos trazer ótimos momentos durante a montagem e na sua finalização.

Obrigado a Eduard pelo exemplar para review!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum