Sukhoi SU-27 Flanker B - 1/48 - Eduard
Escrito por Cesar Ferreira   
Seg, 30 de Abril de 2012 00:26

alt

 

Sukhoi SU-27 Flanker B Escala: 1/48 Fabricante: Eduard Código: 1167

 

O Avião:


O Sukhoi Su-27(código OTAN: Flanker) é um caça russo de longo alcance de superioridade aérea e interceptação. Sua história começou no final da década de 1960. Sob a influência das informações da inteligência sobre os caças soviéticos mais modernos (Mig-21 e Mig-23), os americanos começaram a desenvolver uma nova geração de aeronaves. Desta competição, surgiram dois caças leves (F-16 e F-18) e um interceptador pesado (F-15 Eagle). Em resposta aos americanos, os soviéticos, em 1969, criaram o programa chamado PFI (Perspektivnyi Frontovoi Istrebitel), que resultou no projeto do Yakovlev Yak-45, do Mig-29 e do Sukhoi Su-27. O domínio dos russos em materiais avançados, como o titânio, e o conhecimento do sistema de fly-by-wire foram fundamentais para o desenvolvimento do Su-27, que fez seu primeiro vôo em 20 de maio de 1977, no Instituto de Testes de Vôo, em Zhukovski. Existe uma versão naval deste caça - Su-27K Naval Flanker, também conhecida como Su-33, com asas dobráveis e capaz de operar a partir de porta-aviões, hoje apenas a Rússia utiliza essa versão (em seu porta aviões Almirante Kuznetsov). (Texto: Wikipedia)


Su-27 Eritréia:

altFoto: Guilherme Paggio

 

O kit:


Alguns modelistas irão se surpreender ao abrir a caixa e encontrar o Su-27 da Academy que nesse caso foi embalado e recebeu um excelente upgrade por parte da Eduard. Os sprues são todos muito bem injetados e com um bom acabamento. Os detalhes são bem visíveis em cada parte e não deixam em nada a desejar a outros grandes fabricantes. Além disso, o modelo vem acompanhado de uma excelente quantidade de mísseis, o que vai proporcionar uma escolha abrangente na configuração de armas do modelo, incluindo os mísseis R-27R AA-10 Alamo A e R-27T AA-10 Alamo B . Podemos observar com atenção o cuidado e a precisão na confecção do modelo. Os detalhes não ficaram perdidos ou amontoados no meio do plástico. Um dos raros pontos negativos do modelo. Bem no meio da transparência há uma marca de injeção que pode assustar alguns modelistas no processo da remoção dessa linha de emenda.

 

su27_02.jpg image by APRJ
alt alt alt alt
alt
su27_11.jpg image by APRJ
su27_12.jpg image by APRJ
alt alt

 

Photoetched:


A Eduard incluiu duas excelentes folhas de photoetched, sendo uma delas já pintada e voltada unicamente para o interior do cockpit. A segunda apresenta detalhes excelentes e que com toda a certeza farão a diferença na apresentação final do modelo. Além disso há também uma pequena folha de acetato que fazem parte do HUD.

alt
su27_16.jpg image by APRJ
su27_18.jpg image by APRJ

 

Acessórios:


O modelo vem com um saco tipo ziplock contendo alguns itens de resina para substituição de partes do modelo além de uma pequena folha com mascaras para pintura da transparência e as calotas. As partes em resina correspondem ao cockpit, assento ejetável e o paralamas da roda dianteira. Se observarmos o que acompanha o kit veremos que não são ruins, mas esse set que a Eduard incluiu no modelo é fantástico pela qualidade e na melhoria de detalhes do kit.

 

su27_19.jpg image by APRJ
alt

 

Folha de decal:


A folha de decal é impressa pela própria Eduard e isso já nos deixa cientes da qualidade do material. A folha apresenta a possibilidade cinco versões de pintura e uma ótima quantidade de stencils não só do avião como o armamento incluso além dos cabides. A folha é bem impressa e não apresenta problemas de registro e o filme parece ser bem fino e sem problemas para aplicação. As versões disponibilizadas são:
Su-27 Chkalovsk Air Base, Russia 2003
Su-27 Combat and Training Center, Russia 1998
Su-27 Uzbek Air Force, Karshi Air Base, 2010
Su-27 Indonesian Air Force, Hasanuddin Air Base, 2003
Su-27 Ukrainian AIr Force, Mirgorod Air Base, 2009

 

 

alt alt
su27_31.jpg image by APRJ
alt alt
su27_28.jpg image by APRJ

 

 

 

 

 

 

Folha de Instrução:


Muito bem elaborada e clara nas instruções para a montagem do kit. Impressa em tamanho A4 e com papel do ótima qualidade e colorida. Possui um pequeno mapa dos sprues além de uma pequena tabela com indicações para as cores a serem utilizadas nas etapas de montagem. Em separado a Eduard inclui uma folha contendo uma correção para montagem do conjunto de trem de pouso de um lado e do outro, um esquema pormenorizado para aplicação de stencils no modelo, cabides de armas e os mísseis. Ao final do processo de montagem, encontramos cinco páginas dedicadas a cada uma das versões apresentadas na folha de decal com seu esquema de pintura e aplicação de decal:

 

 

su27_27.jpg image by APRJ
alt alt
su27_24.jpg image by APRJ

 

Conclusão:


Ultimamente a Eduard vem fazendo ótimos lançamentos no mercado e além de colocar novidades fantásticas, ainda pega velhos modelos e nos reapresenta com outra roupagem e acessórios e revitalizam o kit como é o caso desse exemplar do Su-27 Flanker B. A embalagem é boa, o decal bem feito, os acessórios muito bem escolhidos, folha de photoetched de ótima qualidade. Isso tudo somado ao nome Eduard, nos dá a certeza de que estamos recebendo em nossas mãos um ótimo produto e que vai nos trazer ótimos momentos durante a montagem e na sua finalização.

 

Obrigado a Eduard pelo exemplar para review!

alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum