Sukhoi Su 33 – Flanker D – Hasegawa 1/72
Escrito por Andre Cardoso   
Qui, 08 de Março de 2012 11:45

alt

 

Sukhoi Su 33 – Flanker D – Hasegawa 1/72 (item nº 01565)

 

alt

 

 

O Avião

Derivado do Su 27 e inicialmente batizado como Su 27K, o Su 33 Flanker D é um caça de interceptação, embarcado, com a função de proteção da frota, tendo sido por isso apelidado de Flanker Naval. Sua principal diferença para o Su 27 é a possibilidade de operar em porta aviões, tendo em vista possuir asas e profundores horizontais dobráveis, o que lhe permite uma melhor acomodação no porta aviões, e sistema REVO de reabastecimento durante o vôo. Houve também modificação estrutural com a adição de canards.

 

alt alt

 

 

O Kit

É um belíssimo caça que a Hasegawa nos apresenta na escala 1/72. O kit vem dividido em quatro grades com as peças menores, fuselagem e asas, tudo em plástico cinza claro, e uma grade com as transparências, que achei boas, sendo possível posicionar o canopy aberto. A fuselagem está moldada em duas partes (superior e inferior), juntamente com as asas. Deixa a desejar apenas o fato de não permitir o posicionamento das asas e profundores horizontais dobrados, como permanecem quando embarcados.

O detalhamento do kit é muito bom. Linhas de painel muito bem definidas e em baixo relevo fino, com detalhes muito bem feitos. O kit apresenta excelente injeção e sem rebarbas. O cockipt também é bem detalhado, trazendo uma peça injetada da cobertura do painel, permitindo maior fidedignidade a montagem. As peças que formam o conjunto do trem de pouso também estão muito bem feitas, deixando a desejar apenas os porões de roda traseiros, sem detalhamento. Todavia, este fato não impedirá a construção de um kit muito bom, certo que sempre é possível a aquisição de sets de detalhamento, podendo ainda ser construído pelo próprio modelista. Um ponto forte no kit é a vinda do armamento do Flanker D, bem como um esquema com as instruções para a combinação e sua montagem correta.

Os decais são finos e bem feitos, possuindo os stencils do avião e apresentando a possibilidade de construção de quatro aeronaves da marinha Russa, embarcadas no porta aviões Almirante Kuznetsov (Su-33, Bort 60 (Hawk); Su-33, Bort 72; Su-33, Bort 80 (Tiger) e Su-33, Bort 81)

O manual é bem explicativo permitindo ao modelista plena compreensão das fases da montagem, e traz com bastante clareza o esquema de pintura que, neste avião, se cuida de uma camuflagem muito bonita.

 

 

alt alt alt alt alt
alt alt alt alt alt
alt alt alt
26.jpg image by APRJ
alt
28.jpg image by APRJ
alt
30.jpg image by APRJ
alt alt
4.jpg image by APRJ
33.jpg image by APRJ
345.jpg image by APRJ
alt
01.jpg image by APRJ

 

Conclusão

Enfim, trata-se de um excelente kit que permitirá uma montagem limpa e um belíssimo modelo desse imponente e elegante caça russo. Mesmo sem a adição de sets de detalhamento será possível a construção de um belo modelo, com extrema fidedignidade ao avião real. Vale a pena ressaltar que nos foruns de discussão da internet e pelo que pude observar, não é um kit somente para modelistas experientes, sendo aconselhável aos iniciantes, o que é muito bom, pois o modelista que está começando poderá entrar no hobby com o pé direito.

Altamente recomendado.

 

Obrigado a HobbyEasy pelo envio deste kit para review

alt

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum