MIG-21 BIS "Profipack" - Eduard - 1/48 |
Escrito por Júlio Martins | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ter, 27 de Março de 2012 00:00 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Breve histórico O MiG-21 é sem dúvida uma das aeronaves mais emblemáticas de todo o século XX, marcando a cara da "Guerra Fria". Esteve em ação frequente na Guerra do Vietnã e foi um dos aviões mais avançados do seu tempo. Com asas em delta, foi o primeiro avião soviético a servir tanto como caça quanto como interceptador. Era um avião leve, chegando até Mach 2 com um motor de pós-combustão relativamente fraco, comparável ao americano F-104 Starfighter e ao francês Dassault Mirage III. Foi usado extensivamente nos conflitos no Oriente Médio durante os anos de 60 e 70, pelas forças aéreas do Egito, Síria e Iraque contra Israel. Também estiveram na guerra Indo-Paquistanesa e na invasão soviética do Afeganistão, mas logo substituídos,naquele conflito, pelos novos MiG-23 e MiG-27. Atualmente calcula-se que existam 1500 Mig-21 e F-7 (versão chinesa dessa aeronave) em serviço com vários países do mundo. Algumas de suas qualidades, como alta velocidade ascencional, rápida aceleração, rusticidade, agilidade e fácil manutenção, atreladas a uma devida modernização de aviônica, ainda fazem dele uma ferramenta útil mesmo nos dias atuais. Aproximadamente 10.000 exemplares de suas muitas variantes. É o segundo avião militar mais produzido depois da Segunda Guerra Mundial, depois do Lockheed C-130 Hercules. O Kit Este é o segundo kit fabricado sob a nova tecnologia da Eduard, que talha o molde em blocos de alumínio, direto da imagem do computador. Tudo automatizado e com alta precisão. O último da linha anterior, com moldes de latão, foi o Dora, e o primeiro da nova série, o espetacular Albatros OEFFAG 253. Esta tecnologia foi implementada na Eduard em 2008, e desde então vem sendo aprimorada, até agora, momento de lançar o MIG-21. Ao abrir a caixa com belíssimo aviation-art, encontramos 466 peças plásticas incluindo as transparências, divididas em 9 galhas cinza médio de alta qualidade, dois sets de PE, sendo um colorido e outro natural, máscaras para pintura, livreto de instruções e decais. Pelo alto número de peças, já podemos antever a complexidade do kit e o grau de detalhamento. A Eduard foi fundo aqui, tanto na pesquisa quanto na execução. Entretanto, montagens prévias pela internet afora demonstram que o kit quase se monta sozinho, de encaixes precisos e descomplicados. Especificidades da versão "BIS" A Eduard estudou e mediu duas aeronaves que se encontram preservadas na Alemanha, um "BIS" e um "MF" lado a lado, e chegou a conclusões "empresariais" que desagradaram boa parte dos modelistas, essencialmente os mais puristas. A área do intake, ou "nariz" do Mig-21 varia entre estas duas versões. Para a família MF o shape está corretíssimo. Para a versão "Bis", durante as medições, a empresa se deparou com uma diferença pequena de largura entre ambos. O "Bis" possui um nariz mais largo, porém menor que o MF. De acordo com a empresa, o grande diferencial entre eles é a largura do anel mais externo do intake. No BIS ele é mais fino, acarretando então a diferença no comprimento. Preferiram então deixar a fuselagem sem alterações, pois na redução escalar, a diferença seria praticamente imperceptível. E assim foi feito. O MIG-21 BIS da Eduard tem a fuselagem do MF, mas tem anel do intake correto. Outro detalhe importantíssimo é a deriva. A Eduard fez uma nova, com shape correto, e a coluna dorsal, onde fica o tanque de combustível também é nova. Ela é ligeiramente maior que o MPF, e menor que no SMT, o "corcunda".
Forma e tamanhos adequados para a escala quando confrontados com desenhos técnicos, nada a reclamar. Deriva correta para a versão, bem como o casulo de para-quedas.
O cockpit vem completo e bastante detalhado, com painéis laterais em photoetches ou decais. Painel frontal em plástico transparente e finamente detalhado, mas ainda contando com a opção do PE colorido. Pedais, manche, e tudo o mais estão presentes. Assento ejetor muito bem resolvido e delicado, sendo complementado por cintos de segurança e outros detalhes em PE do set fornecido na caixa. Transparências de excelente qualidade. Dois para-brisas, três canopis e dois tipos de painel (com ainda opção de painel liso para aplicação do PE) formam o conjunto, sendo a principal diferença entre eles o espelho retrovisor. Set de Photoetch colorido de detalhes intrincados, belíssimo! A cor do interior dos MIG-21 é um problema antigo no modelismo, muito difícil de retratar com exatidão. Não vou opinar aqui pois não tenho meios de comparar com honestidade. Fico com a opção da Eduard pois me parece dentro da gama do aceitável, tranquilo. A sugestão para acertar a cor pode ser encontrada no blog de Richard Chafer, utilizando cores Gunze. Uma opção de painel em PE para o BIS, que também conta com cintos de segurança e detalhes para o assento ejetor, além de outras miudezas para a parte externa, turbina e armas. Ainda na parte interna, destaca-se a turbina com detalhes soberbos. 15 partes plásticas mais PEs lhe conferem bastante decência e autenticidade. Pétalas de pós combustão e grelhas adequadas, entretanto cuidado se escolher uma versão polonesa, pois eles utilizavam motor diferente.
Porões de rodas com detalhamento adequado e sem maior complexidade. Profundidade adequada tanto no frontal quanto nos alares lhe conferem personalidade. Gostei. Trens de pouso de montagem simples, com encaixe testado e firme. Rodas com detalhes soberbos, de cubos e pneus bem delineados, tambores de freio bem detalhados e honestos. Freios aerodinâmicos apresentam solução que todas as fábricas de kit deveriam seguir! A fuselagem com painéis fechados, mas com linhas de corte por trás para facilitar eventual abertura. Quem deseja aberto tem à disposição peças opcionais para toda a parte interna dos freios, quem deseja fechado, não precisa se preocupar com encaixes indignos que possam prejudicar a limpeza da montagem. Mesmo o freio principal, que se abre na barriga, tem solução semelhante, em uma única peça para fechado, ou em várias para aberto. Pontão para a Eduard!
Armamento possível para o MIG-21 é variado e me parece que a Eduard foi além do padrão, oferecendo vasta gama de opções. Seja em qualidade, seja em quantidade, estamos muito bem servidos!
Decais e versões de pintura são nada menos do que 6 multi-coloridas da Cartograf, sem defeitos de registro, de cores firmes e sem excesso de filme acompanham o kit. A caixa o ferece ainda máscaras de pintura para canopi, rodas e fuselagem, em material pré-cortado semelhante às fitas Tamiya. Para a pintura, profiles em 4 vistas coloridos, padrão da empresa, muito bem indicados com cores Gunze.
Conclusão A série de MIG-21 da Edaurd vem impressionando. O kit monta fácil, apesar das muitas peças. Encaixes precisos para a conclusão de uma das aeronaves mais importantes da aviação mundial. Lamentavelmente a Eduard optou por manter a mesma fuselagem do MF. A diferença é mínima, mas existe diferença. Aqui na APRJ temos um Walkaround do MIG-21MF do Museu Asas de um Sonho. Confira! Altamente recomendado! Obrigado Eduard pelo exemplar para review! |