MIG-21 BIS "Profipack" - Eduard - 1/48
Escrito por Júlio Martins   
Ter, 27 de Março de 2012 00:00

Eduard 8232

Breve histórico

O MiG-21 é sem dúvida uma das aeronaves mais emblemáticas de todo o século XX, marcando a cara da "Guerra Fria". Esteve em ação frequente na Guerra do Vietnã e foi um dos aviões mais avançados do seu tempo. Com asas em delta, foi o primeiro avião soviético a servir tanto como caça quanto como interceptador. Era um avião leve, chegando até Mach 2 com um motor de pós-combustão relativamente fraco, comparável ao americano F-104 Starfighter e ao francês Dassault Mirage III.

Foi usado extensivamente nos conflitos no Oriente Médio durante os anos de 60 e 70, pelas forças aéreas do Egito, Síria e Iraque contra Israel. Também estiveram na guerra Indo-Paquistanesa e na invasão soviética do Afeganistão, mas logo substituídos,naquele conflito, pelos novos MiG-23 e MiG-27.

Atualmente calcula-se que existam 1500 Mig-21 e F-7 (versão chinesa dessa aeronave) em serviço com vários países do mundo. Algumas de suas qualidades, como alta velocidade ascencional, rápida aceleração, rusticidade, agilidade e fácil manutenção, atreladas a uma devida modernização de aviônica, ainda fazem dele uma ferramenta útil mesmo nos dias atuais.

Aproximadamente 10.000 exemplares de suas muitas variantes. É o segundo avião militar mais produzido depois da Segunda Guerra Mundial, depois do Lockheed C-130 Hercules.

O Kit

Este é o segundo kit fabricado sob a nova tecnologia da Eduard, que talha o molde em blocos de alumínio, direto da imagem do computador. Tudo automatizado e com alta precisão. O último da linha anterior, com moldes de latão, foi o Dora, e o primeiro da nova série, o espetacular Albatros OEFFAG 253.

Esta tecnologia foi implementada na Eduard em 2008, e desde então vem sendo aprimorada, até agora, momento de lançar o MIG-21.

Ao abrir a caixa com belíssimo aviation-art, encontramos 466 peças plásticas incluindo as transparências, divididas em 9 galhas cinza médio de alta qualidade, dois sets de PE, sendo um colorido e outro natural, máscaras para pintura, livreto de instruções e decais.

Pelo alto número de peças, já podemos antever a complexidade do kit e o grau de detalhamento. A Eduard foi fundo aqui, tanto na pesquisa quanto na execução. Entretanto, montagens prévias pela internet afora demonstram que o kit quase se monta sozinho, de encaixes precisos e descomplicados.

Especificidades da versão "BIS"

A Eduard estudou e mediu duas aeronaves que se encontram preservadas na Alemanha, um "BIS" e um "MF" lado a lado, e chegou a conclusões "empresariais" que desagradaram boa parte dos modelistas, essencialmente os mais puristas.

A área do intake, ou "nariz" do Mig-21 varia entre estas duas versões. Para a família MF o shape está corretíssimo. Para a versão "Bis", durante as medições, a empresa se deparou com uma diferença pequena de largura entre ambos. O "Bis" possui um nariz mais largo, porém menor que o MF. De acordo com a empresa, o grande diferencial entre eles é a largura do anel mais externo do intake. No BIS ele é mais fino, acarretando então a diferença no comprimento. Preferiram então deixar a fuselagem sem alterações, pois na redução escalar, a diferença seria praticamente imperceptível.

E assim foi feito. O MIG-21 BIS da Eduard tem a fuselagem do MF, mas tem anel do intake correto.

Outro detalhe importantíssimo é a deriva. A Eduard fez uma nova, com shape correto, e a coluna dorsal, onde fica o tanque de combustível também é nova. Ela é ligeiramente maior que o MPF, e menor que no SMT, o "corcunda".


F
uselagem e asas de detalhamento superficial em baixo relevo, fino e consistente por todo o kit. Não vejo uma linha sequer diferente das demais em alinhamento ou precisão. Flaps e ailerons moldados separadamente para posicionamento variado.

Forma e tamanhos adequados para a escala quando confrontados com desenhos técnicos, nada a reclamar. Deriva correta para a versão, bem como o casulo de para-quedas.




O cockpit vem completo e bastante detalhado, com painéis laterais em photoetches ou decais.

Painel frontal em plástico transparente e finamente detalhado, mas ainda contando com a opção do PE colorido. Pedais, manche, e tudo o mais estão presentes. Assento ejetor muito bem resolvido e delicado, sendo complementado por cintos de segurança e outros detalhes em PE do set fornecido na caixa.

Transparências de excelente qualidade. Dois para-brisas, três canopis e dois tipos de painel (com ainda opção de painel liso para aplicação do PE) formam o conjunto, sendo a principal diferença entre eles o espelho retrovisor.

Set de Photoetch colorido de detalhes intrincados, belíssimo! A cor do interior dos MIG-21 é um problema antigo no modelismo, muito difícil de retratar com exatidão. Não vou opinar aqui pois não tenho meios de comparar com honestidade. Fico com a opção da Eduard pois me parece dentro da gama do aceitável, tranquilo. A sugestão para acertar a cor pode ser encontrada no blog de Richard Chafer, utilizando cores Gunze.

Uma opção de painel em PE para o BIS, que também conta com cintos de segurança e detalhes para o assento ejetor, além de outras miudezas para a parte externa, turbina e armas.

Ainda na parte interna, destaca-se a turbina com detalhes soberbos. 15 partes plásticas mais PEs lhe conferem bastante decência e autenticidade. Pétalas de pós combustão e grelhas adequadas, entretanto cuidado se escolher uma versão polonesa, pois eles utilizavam motor diferente.

Porões de rodas com detalhamento adequado e sem maior complexidade. Profundidade adequada tanto no frontal quanto nos alares lhe conferem personalidade. Gostei.

Trens de pouso de montagem simples, com encaixe testado e firme. Rodas com detalhes soberbos, de cubos e pneus bem delineados, tambores de freio bem detalhados e honestos.

Freios aerodinâmicos apresentam solução que todas as fábricas de kit deveriam seguir! A fuselagem com painéis fechados, mas com linhas de corte por trás para facilitar eventual abertura. Quem deseja aberto tem à disposição peças opcionais para toda a parte interna dos freios, quem deseja fechado, não precisa se preocupar com encaixes indignos que possam prejudicar a limpeza da montagem. Mesmo o freio principal, que se abre na barriga, tem solução semelhante, em uma única peça para fechado, ou em várias para aberto. Pontão para a Eduard!

Armamento possível para o MIG-21 é variado e me parece que a Eduard foi além do padrão, oferecendo vasta gama de opções. Seja em qualidade, seja em quantidade, estamos muito bem servidos!

- 2 x 490l tanques subalares
- 1 x 800l tanque central 
- 2 x RS-2US (AA-1 Alkali)
- 2 x R-3S (AA-2 Atoll)
- 2 x R-3R (AA-2 Atoll)
- 2 x R-13 (AA-2 Atoll)
- 2 x R-60 (AA-8 Aphid)
- 2 x S-24 240mm (foguetes)
- 8 x FAB-100 (bombas)
- 2 x FAB-250 (bombas)
 - 2 x MBD-2-67 MER
- 2 x SPRD-99 "RATO" (foguete auxiliar para decolagem)

 

Decais e versões de pintura são nada menos do que 6 multi-coloridas da Cartograf, sem defeitos de registro, de cores firmes e sem excesso de filme acompanham o kit.

A caixa o ferece ainda máscaras de pintura para canopi, rodas e fuselagem, em material pré-cortado semelhante às fitas Tamiya.

Para a pintura, profiles em 4 vistas coloridos, padrão da empresa, muito bem indicados com cores Gunze.

  • MiG-21BIS, Izdelye 75B, 47th Combat Air Regiment, Griff Squadron, Pápa airbase, Hungary, 1991. 

  • MiG-21BIS, Izdelye 75A, 31st Fighter Squadron, Kuopio airbase, Finland, 1980 - 1981.

  • MiG-21BIS D, Izdelye 75A, 22nd Fighter Squadron, Pula airbase, Croatia, 2008. 

  • MiG-21BIS, Izdelye 75B, 3rd Air Base, Graf Ignatievo, Bulgaria, from 2002. 

  • MiG-21BIS, 1st Air Division of Polish Navy, late 90´s, Gdynia – Babie Doly airbase, Poland. 

  • MiG-21BIS, Tactics & Air Combat Development Establishment, Jamnagar airbase, India, September, 1986. 

Conclusão

A série de MIG-21 da Edaurd vem impressionando. O kit monta fácil, apesar das muitas peças. Encaixes precisos para a conclusão de uma das aeronaves mais importantes da aviação mundial.

Lamentavelmente a Eduard optou por manter a mesma fuselagem do MF. A diferença é mínima, mas existe diferença.

Aqui na APRJ temos um Walkaround do MIG-21MF do Museu Asas de um Sonho. Confira!

Altamente recomendado!

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum