SPAD XIII - EARLY VERSION - ProfiPACK - EDUARD 1/48
Escrito por Paulo Pavan   
Ter, 07 de Fevereiro de 2012 09:42

 

Item EDUARD 8197

 

HISTÓRICO


SPAD (Societé Anonyme pour l'Aviation et ses Derivés) foi o fabricante francês do caça SPAD VII que entrou em combate em 1916 e seria parte do arsenal aéreo de França e Itália até o fim da 1ª Guerra Mundial:

 

Foto do SPAD VII vendo-se uma só metralhadora como armamento.

 

O desenvolvimento dessa aeronave levou ao SPAD XIII, com motor mais potente e armado com duas metralhadoras Vickers. Embora só tenha estado disponível em quantidade significativa em fins de 1917, desempenhou importante papel na vitória aliada, em função do brutal incremento dos embates aéreos no semestre final do conflito.


Os grandes ases franceses e também os da Força Expedicionária Americana voaram o SPAD XIII, esses últimos durante os três meses de atividade de combate em 1918.

O KIT


Longamente esperada, finalmente chega a versão "early" do SPAD XIII, escala 1/48 e na apresentação ProfiPACK. A caixa dura com tampa vem ilustrada com a aeronave do piloto Jacques Roques, da Esquadrilha 48, França, 1917.


Um único envelope plástico protege as 3 árvores com 85 peças de plástico bege escuro, no tom característico da EDUARD. As asas são moldadas em peça única, com reprodução fidedigna do acabamento original. A injeção é perfeita, sem rebarbas. Todas as marcas de ejeção do molde ficarão ocultas após a montagem, com economia de tempo e de trabalho para o modelista. A junção das peças com as galhas é delicada, permitindo a extração sem danos. Sacos plásticos tipo Zip-Lock protegem a folha de fotogravados (23 peças), bem como o conjunto de máscaras (rodas e pára-brisa) e as 3 transparências do pára-brisas, finas e translúcidas.O folheto de instruções, colorido, impresso em papel couché, com 12 páginas, é muito detalhado, orientando para uma montagem sem dificuldades. Ao final, há perfis com 4 vistas de cada versão sugerida. A posição dos cabos de ancoragem é bem mostrada.

 

VERSÕES DISPONÍVEIS


Os decais são impressos pela Cartograf.com, com a qualidade costumeira, brilhantes, com registro perfeito e sem excesso de filme.

Com eles poderão ser montadas 5 versões, a saber:
A. Jaques Roques, Escadrille 48, França, 1917.
B. Georges Guynemer, Escadrille 3, França, 1917.
C. J.D. Hewet, 23 Squadron, Royal Flying Corps, França, 1918.
D. Francesco Baracca, 91 Squadriglia, Itália, 1918.
E. Maurice Jean-Paul Boyau, Escadrille 77, França, 1918.

 

 

SPADXIII14.jpg image by APRJ
SPADXIII13.jpg image by APRJ
SPADXIII11.jpg image by APRJ
SPADXIII9.jpg image by APRJ
SPADXIII10a.jpg image by APRJ
SPADXIII18.jpg image by APRJ
SPADXIII2.jpg image by APRJ
SPADXIII6.jpg image by APRJ
SPADXIII15.jpg image by APRJ

 

SPADXIII17.jpg image by APRJ
SPADXIII3.jpg image by APRJ

 

O CONDE FRANCESCO BARACCA


Pessoalmente, considero a aeronave de Baracca o "must" do pacote por sua importância entre os ases italianos da 1ª Guerra Mundial. Começou a voar em 1912 e, em maio de 1915, quando a Itália entrou na guerra, já possuia uma respeitável experiência, voando principalmente o Nieuport e o SPAD. Seu emblema pessoal era o "Cavalino Rampante" negro.


Foi abatido quase ao final da guerra (19 de junho de 1918), quando contabilizava 34 vitórias. Baracca deixou sua marca não só na aviação como também no automobilismo. Após sua morte, sua mãe doou seu emblema pessoal para Enzo Ferrari.

 

francesco_baracca_spadvii.jpg image by APRJ
SPADXIII20.jpg image by APRJ
SPADXIII16.jpg image by APRJ

 

 

CONCLUSÃO


Era a peça que faltava para completar as diversas versões do SPAD nas escalas mais populares. A apresentação ProfiPACK possibilita a montagem em um nível de detalhamento estupendo com nada menos de 5 opções de modelos. A complexidade dos acessórios recomenda este kit para modelistas com alguma experiência.

 


Obrigado a Eduard pelo exemplar para review!

 

 

 

 

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum