MIG-21MF em serviço na Tchecoslováquia - Eduard 1/48 (1158) |
Escrito por Júlio Martins | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Qua, 25 de Janeiro de 2012 11:14 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Introdução O kit aqui retratado oferece a opção de montagem das versões MA, MF ou MFN a serviço da Força Aérea da Tchecoslováquia, bem como após sua separação, nas Repúblicas Tcheca e Eslovaca. Um total de 13 opções ricamente detalhadas e coloridas foram escolhidas pela Eduard para representar todos os períodos de operação do Mig-21 em sua terra natal. Dentre eles está a aeronave "5303" que carrega em sua deriva o cavaleiro medieval símbolo da Eduard, tudo por conta de o piloto ser modelista e fã dos produtos da empresa. Uma homenagem incrível! O Kit Inicialmente, deve-se ressaltar a absoluta novidade do kit. Não se trata de rebox ou cópia de nada antes visto. A Eduard estudou e preparou este lançamentos por anos até chegar agora às prateleiras. Este é o segundo kit fabricado segundo a nova tecnologia da Eduard, que talha o molde em blocos de alumínio, direto da imagem do computador. Tudo automatizado e com alta precisão. O último da linha anterior, com moldes de latão, foi o Dora, e o primeiro da nova série, o espetacular Albatros OEFFAG 253. Esta tecnologia foi implementada na Eduard em 2008, e desde então vem sendo aprimorada, até agora, momento de lançar o MIG-21. Ao abrir a caixa com belíssimo aviation-art, encontramos 466 peças plásticas incluindo as transparências, divididas em 9 galhas cinza médio de alta qualidade, dois sets de PE, sendo um colorido e outro natural, dois lança foguetes em resina, máscaras para pintura, livreto de instruções, poster e decais. Pelo alto número de peças, já podemos antever a complexidade do kit e o grau de detalhamento. A Eduard foi fundo aqui, tanto na pesquisa quanto na execução. Entretanto, montagens prévias pela internet afora demonstram que o kit quase se monta sozinho, de encaixes precisos e descomplicados. Fuselagem e asas de detalhamento superficial em baixo relevo, fino e consistente por todo o kit. Não vejo uma linha sequer diferente das demais em alinhamento ou precisão. Flaps e ailerons moldados separadamente para posicionamento variado. Forma e tamanhos adequados para a escala quando confrontados com desenhos técnicos, nada a reclamar. Deriva correta para a versão, bem como o casulo de para-quedas. Para a versão MF, entretanto, é necessário riscar um painel na asa. Sem problemas, mesmo para os não iniciados no "scribing". A Eduard fornece um gabarito em PE, que se alinha com os demais painéis da asa e aí, basta seguir as técnicas. Para quem não se garantir, um adesivo é fornecido e pronto, lá estará o painel. Entende-se a manobra da empresa para manter apenas uma forma para as asas, pois evidentemente outras versões do MIG-21 serão lançadas e não apresentarão este painel.
O cockpit vem completo e bastante detalhado, entretanto, logo de início nos salta aos olhos que será impossível montá-lo sem a opção de photoetches. Os painéis laterais superiores são apenas fornecidos assim, sem peças plásticas. Painel frontal em plástico transparente e finamente detalhado, mas ainda contando com a opção do PE colorido. Pedais, manche, e tudo o mais estão presentes. Assento ejetor KM-1 muito bem resolvido e delicado, sendo complementado por cintos de segurança e outros detalhes em PE do set fornecido na caixa. Transparências de excelente qualidade. Dois para-brisas, três canopis e dois tipos de painel (com ainda opção de painel liso para aplicação do PE) formam o conjunto, sendo a principal diferença entre eles o espelho retrovisor. Set de Photoetch colorido de detalhes intrincados, belíssimo! A cor do interior dos MIG-21 é um problema antigo no modelismo, muito difícil de retratar com exatidão. Não vou opinar aqui pois não tenho meios de comparar com honestidade. Fico com a opção da Eduard pois me parece dentro da gama do aceitável, tranquilo. A sugestão para acertar a cor pode ser encontrada no blog de Richard Chafer, utilizando cores Gunze. Três são as opções de painel em PE e três opções para as laterais do cockpit. O set ainda conta com cintos de segurança e detalhes para o assento ejetor, além de outras miudezas para a parte externa, turbina e armas. Ainda na parte interna, destaca-se a turbina com detalhes soberbos. 15 partes plásticas mais PEs lhe conferem bastante decência e autenticidade. Pétalas de pós combustão e grelhas adequadas, entretanto cuidado se escolher uma versão polonesa, pois eles utilizavam motor diferente.
Porões de rodas com detalhamento adequado e sem maior complexidade. Profundidade adequada tanto no frontal quanto nos alares lhe conferem personalidade. Gostei. Trens de pouso de montagem simples, com encaixe testado e firme. Rodas com detalhes soberbos, de cubos e pneus bem delineados, tambores de freio bem detalhados e honestos. Freios aerodinâmicos apresentam solução que todas as fábricas de kit deveriam seguir! A fuselagem com painéis fechados, mas com linhas de corte por trás para facilitar eventual abertura. Quem deseja aberto tem à disposição peças opcionais para toda a parte interna dos freios, quem deseja fechado, não precisa se preocupar com encaixes indignos que possam prejudicar a limpeza da montagem. Mesmo o freio principal, que se abre na barriga, tem solução semelhante, em uma única peça para fechado, ou em várias para aberto. Pontão para a Eduard!
Armamento possível para o MIG-21 é variado e me parece que a Eduard foi além do padrão, oferecendo vasta gama de opções. Seja em qualidade, seja em quantidade, estamos muito bem servidos!
Decais e versões de pintura são nada menos do que 13 multi-coloridas. Quatro grande folhas da Cartograf, sem defeitos de registro, de cores firmes e sem excesso de filme acompanham o kit. A caixa o ferece ainda máscaras de pintura para canopi, rodas e fuselagem, em material pré-cortado semelhante às fitas Tamiya. Para a pintura, profiles em 4 vistas coloridos, padrão da empresa, muito bem indicados com cores Gunze. Veja todos os profiles no website da Eduard! * MiG-21MA, 2nd Air Base, 1st Flight, Malacky, from 1993 Slovakia. * MiG-21MFN, 41st Fighter Squadron, Caslav Air Base, Czech Republic, October, 2002. * MiG-21MA, 9th Fighter-Bomber Regiment, Bechyne Air Base, Czechoslovakia, May 1989-October 1992. * MiG-21MFN, 211th Tactical Squadron, Caslav Air Base, Czech Republic, 2000-2005. * MiG-21MF, 11th Fighter Regiment, Zatec Air Base, Czechoslovakia, October 1991. * MiG-21MF, 2nd Squadron 11th Fighter Regiment, Zatec Air Base, Czechoslovakia, 1991. * MiG-21MF, 28th Fighter-Bomber Regiment, Caslav Air Base, Czech Republic, 1993-1995. * MiG-21MF, Major Pavel Strubl, CO of 6th Fighter-Bomber Regiment, Prerov-Bochor Air Base, Czechoslovakia, 1980-1985. * MiG-21MF, 4th Squadron 1st Regiment, Air Base Sliac, Slovakia, 1995-1999. * MiG-21MF, 6th Fighter-Bomber Regiment, Pribram-Diouha Lhota Air Base, Czechoslovakia, 1986. * MiG-21MF, 43rd Fighter Squadron, Caslav Air Base, Czech Republic, 1995. * MiG-21MF, 211th Tactical Squadron, Caslav Air Base, Czech Republic, 2003. * MiG-21MF, 11th Fighter Regiment, as a gate Guardian.
Conclusão O Mig-21 a muito tempo merecia uma representação a sua altura, e agora foi feita justiça. O melhor MIG-21 em qualquer escala, e o melhor jato soviético da 1/48, sem sombra de dúvidas. Muitas peças, porém de montagem tranquila, instruções seguras, decais excelentes, versões coloridas e atraentes, lança foguetes em resina de alta qualidade, etc, etc, etc... são muitos os pontos de alto nível. Sem medo de errar, é o melhor e mais impressionante kit da Eduard até agora, o que nos faz desejar muito mais! Aqui na APRJ temos um Walkaround do MIG-21MF do Museu Asas de um Sonho. Confira! Altamente recomendado! Obrigado Eduard pelo exemplar para review! |